1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Excel formatado no Progress Caracter

Discussão em 'Outros/Diversos' iniciado por jalegria, Abril 1, 2010.

  1. luciano.seibel

    luciano.seibel Sem Pontuação

    Parabéns .. sempre gerei excel usando o com-handle para a aplicação excel mesmo sendo colocada no ar ...
    esta solução é mais independente podem ser executada em qualquer ambiente ...

    Jefferson ... como vc descobriu o formato ? Foi mexendo no excel e editando o fonte depois pra ver como fica depois de cada coisa q vc criava ?

    abs
  2. Parrillo

    Parrillo Sem Pontuação

    Também gostaria de saber como descobrir novas funções.. kkk

    Fuçando eu consegui implementar o Auto Filtro.. ficou bem legal..

    Parabéns novamente pelo trabalho.
  3. jalegria

    jalegria Membro Participativo

    Como dizem os filósofos, a necessidade é a mãe da invenção.
    No gráfico já usei muito objeto COM, mas no caractere fico na mão.

    Onde trabalho é ambiente caractere linux (o que é mais comum do que a gente imagina), e os relatórios são montados de uma forma bem "primitiva", com programas de zihões de linhas de código para gerar uns arquivos textos todo engessado (matricial :shock:), e os usuários levavam 5min para emitir o relatório e depois 50min só pra ficar editando o arquivo para abrir no Excel. Aos poucos os outros analistas aqui estão usando mais e o numero de relatórios Excel só aumenta.

    Foi fuçando mesmo, sem querer percebi que tinha a opção de salvar em XML (acho que da vs2003 em diante), criei uma planilha simples pra ver se era viável, e percebi que a estrutura até que é bem organizada. Aos poucos fui acrescentando outros recursos. Mas teoricamente, acho que dá pra implementar quase todos recursos do Excel. Não coloquei mais pq os usuários aqui preferem eles mesmos manipularem a planilha, por exemplo para gráficos, tabelas dinâmicas, etc..

    Aqui o usuário está mais feliz, hehehe, antes ele tinha que gerar o relatório txt, copiar p/o pc via FTP, e editar o txt.
    Agora eles dão o ENTER e a planilha já cai como anexo no email do usuário.

    Obrigado pelo reconhecimento e se inventarem algo postem aqui para outras pessoas...
  4. Parrillo

    Parrillo Sem Pontuação

    Então cara..

    O maior problema de gerar o XML, é que o arquivo fica enorme.. Se o servidor onde o sistema está hospedado for remoto.. ai a coisa complica e muito.

    Uma alternativa que eu fiz foi implementar a compactação (gzip) do arquivo. O usuário terá que descompactar, porém como é arquivo texto, fica muito pequeno.. Vale a pena.

    Geralmente onde eu presto serviço é tudo servidor Linux/Unix também... é bem comum e muito funcional. Só deixa um pouco a desejar na integração com Excel.

    Um jeito mais "fácil" é fazer o arqquivo .csv separado por ponto e virgula.. Isso diminuiu o trabalho do usuário.. Mas o XML ficou show demais..

    Unico problema como eu disso é quando o relatório tem muitas linhas e colunas.. Como a formatação pelo que eu entendi é campo a campo, a coisa complica no tamanho final.

    Mesmo assim ficou show de bola..

    Depois posto aqui o código do programa com o Auto Filtro.. Ficou bem legal.. e é bem simples de fazer..

    E é como você disse.. fiz no excel, salvei em XML e depois fui avaliar como ficou.. Depois implementei no progress..

    Sua include é show de bola.. Parabéns mesmo.
  5. jalegria

    jalegria Membro Participativo

    legal...
    tem relatorio aqui q jah bateu em 10mb
    vou tentar o gzip, boa ideia, como é texto realmente o arquivo deve quase sumir. e qualquer usuario deve saber "deszipar"
  6. Parrillo

    Parrillo Sem Pontuação

    Pois é.. 10mb quando o servidor é local é tranquilo.

    Mas quando é remoto é uma tristeza.

    Vai na fé com o gzip que funciona legal e não tem segredo. E fica muito pequeno mesmo..

Compartilhe esta Página