1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.
  2. Anuncie Aqui
    Anuncie aqui você Também: fdantas@4each.com.br

Dica Vscode com progress

Discussão em 'EMS , HCM e Totvs 11' iniciado por bootstrapmaster, Fevereiro 23, 2026.

  1. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    Boa tarde a todos, gostaria se compartilhar com vcs uma conquista, consegui configurar o famoso Visual Studio da Microsoft para trabalhar com progress.
    Estou usando a extensão ChrisCamicas, que é melhor pra questão de autocomplete para tabelas e campos de banco, autocomplete para tabelas temporarias funciona bem também, ele só não faz autocomplete entre procedures, tipo, criou uma variavel em uma procerdure, ele não leva pra outra ...
    o esquema de cores podem tornar o trabalho bem agradavel, meu olhos agradecem por ter tirado o fundo branco.
    Só não tem como desenvolver tela nele, dai tem que usar o appBuilder, não tem jeito.

    eu tenho 3 ambientes distintos na empresa, ou seja, 3 bancos de dados separados de datasul, consegui criar um workspace pra cada um conectando seus respectivos bancos.
    a parte de propath e conections é um pouco chata, mas fica muito bom, quando vc clica ctrl-s pra salvar um programa ele já consegue fazer check syntax, apresenta os erros, marca as linhas pra vc achar rapidamente.
    Existe um problema no esquema de cores na idenficação das palavras, mas isso é configuravel, no meu caso eu achei uma outra extensão do tal de Ezequiel que é boa nessa parte, dai eu baixei o .zip e só copie o arquivo de esquema de cores e pronto, quem reclama que o nosso ctrl-b sumiu do progress, o vscode tem um recurso bem mais poderoso pra isso.
    com os recursos de snippets podemos criar atalhos de telhado pra muita coisa, no meu caso, que tenho uma infra de erros, criei snippets pra error:showExceptions(), error:clearExceptions(), fica bem legal, vc digita error: e ele ja te sugere as opções.
    com o recurso de tasks eu cosegui criar coisas no progress pra ser acessados pelo vscode, eu acesso o datadigger, criei um .p pra compilar programas deixando o .r salvo na pasta certa, vc monta os tasks chamando .cmd e depois cria atalhos para o acesso, então pra salvar e fazer check syntax pra mim é shift-f2 igual no progress.
    Naqueles casos em que precisamos alterar varios programas e só depois compilar, consegui gerar o momento que salva o programa e faz o check syntax, que se estiver OK, salva o nome do programa em uma lista pra compilar depois, e uma vantagem pra mim pelo menos, que sempre estou brigando por licenças de acesso, ele trabalha off, só conecta quando quer verificar se o fonte está OK e já desconecta.
    pra mim está sendo muito bom.
    rafael.andrade curtiu isso.
  2. eduardo loran

    eduardo loran Membro Participativo

    Cara, que legal!!

    Perdi a conta quantas vezes tentei configurar ele, tinha algumas extensões que eu nunca consegui configurar corretamente.
  3. eduardo loran

    eduardo loran Membro Participativo

  4. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    Oi, usando a extensão camicas, no .openedge.json, vc coloca tudo lá ...
    Código:
    {
      "dlc": "C:\\Totvs\\psc64\\OE12srv",
      "proPathMode": "overwrite",
      "proPath": [
        "${workspaceFolder}",
        ".",
        "H:/_custom/ems2",
        "H:/_custom/ems5",
        "H:/_custom/hcm2",
        "H:/_custom/dtv3",
        "H:/_custom/fnd",
        "H:/_custom/desen_liberados206/pdfinclude",
        "H:/_custom/desen_liberados206",
        "H:/_custom",
    
        "H:/_qrtn/fnd",
        "H:/fnd",
    
        "H:/_qrtn_teste/ems2",
        "H:/_qrtn/ems2",
        "H:/ems2",
    
        "H:/_qrtn/ems5",
        "H:/ems5",
    
        "H:/_qrtn/hcm",
        "H:/hcm",
    
        "H:/_qrtn/eai",
        "H:/eai",
        "H:/_qrtn/eai2",
        "H:/eai2",
    
        "H:/_qrtn/crm",
        "H:/crm",
        "H:/_qrtn/crm/database",
        "H:/_qrtn/crm/integracoes",
        "H:/crm/database",
        "H:/crm/integracoes",
    
        "H:/dtv3",
    
        "H:/_qrtn/ddk",
        "H:/ddk",
    
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/ablunit.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/dataadmin.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/OpenEdge.BusinessLogic.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/OpenEdge.Core.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/OpenEdge.ServerAdmin.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/netlib/OpenEdge.Net.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/prodict.pl",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/gui/protools.pl",
    
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv/src",
        "C:/Totvs/psc64/oe12srv"
      ],
      "parameterFiles": ["C:/Users/richard.cruz/Desktop/workspaces vscode/imesul/parametros.pf",
                         "C:/Users/richard.cruz/Desktop/workspaces vscode/imesul/bancos.pf"
      ],
      "dbDictionary": ["emsfnd",
                       "eai",
                       "ems2custom",
                       "ems2unit",
                       "emsbas",
                       "emscad",
                       "emsinc",
                       "movfin",
                       "emsuni",
                       "hcm",
                       "hcmcustom",
                       "mdtcrm",
                       "mgadt",
                       "mgcad",
                       "mgmov",
                       "mgmp",
                       "mgsop",
                       "mgsor",
                       "mguni",
                       "mov2unit",
                       "neogrid",
                       "srcadger",
                       "srmovfin",
                       "ems2kbase"] 
    }
    
    O cuidado que precisa tomar, esses .json sempre tem que ter utf-8 sem BOM, o BOM cria 3 caracteres no inicio do arquivo e o vscode se perde, não entende que é utf-8
  5. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    mas ainda persistia pra mim um grande problema, se vc é como eu que abre o fonte na mesma pasta dos .r, o camicas tem problemas quando vc faz o ctrl-s, pra salvar e ele já fazer o check-syntax, pra resolver esse caso eu achei nas pastas da extensão o check-syntax.p abre o programa e acha o comando compile e muda ele, complementa com save into e manda pra uma pasta temporaria qualquer, eu também acrescentei nele um os-delete pra eliminar o .r da pasta temporaria pra não ficar sujeira.
  6. eduardo loran

    eduardo loran Membro Participativo

    estou configurando aqui com o json que tu mandou, ficou só uma duvida nesssa parte:
    - parametros.pf
    - bancos.pf

    O que eu adiciono neles?

Compartilhe esta Página