1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

O que é o TSS e Como utilizar?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Maio 18, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Page edited by Rafaelen Razini Sulim


    Título


    O que é o TSS e Como utilizar?


    Produto


    Datasul


    Versões


    EMS – Datasul11


    Solução


    O TSS é um servidor de aplicação da TOTVS, responsável pelo gerenciamento da NF-e e geração do arquivo ECD (Escrituração Contábil Digital).



    Como funciona o TSS?

    A partir do ERP da empresa são processados os dados e enviado via WebService (TSS). O envio é efetuado por meio de conexão local ou internet (LAN ou WAN) no formato de XML. A TOTVS dispõe de três modelos de instalação do TSS, variando do mais seguro para as redes corporativas, até a mais simples e menos segura.

    Para integrar o Datasul com o TSS é necessário ativar as funções:

    Chave: NFE (ativa as funções da NFe).

    INTEG-TSS (ativa as funções do TSS).

    INTEG-TSS-SINCRONO (ativa as funções do TSS, pois o TSS somente funciona de forma síncrona).



    CD7070 - Ativar a função (Chamar o programa via CTRL + ALT + X), Digite CDP/CD7070.r



    [​IMG]



    Para que os arquivos enviados ao TSS sejam corretamente recebidos e encaminhados à SEFAZ, é necessário realizar parametrizações no servidor (com a equipe de Tecnologia).

    Para tanto, o programa CD0403 (Manutenção de Estabelecimentos) irá executar uma rotina (AXSEP007) para enviar os dados do estabelecimento emissor de NF-e ao TSS.

    Também foi desenvolvido um novo programa (CD0403B) de cadastro e manutenção de todas as informações de configuração necessárias ao TSS. Será cadastrado neste programa o e-mail do emissor de NF-e e o diretório onde serão gravados os XML’s enviados à SEFAZ.

    Todos os retornos, de envio, cancelamento e inutilização, que a SEFAZ retorna autorizando, enviando XML com as informações da nota e número de protocolo de validação, informações do certificado digital, etc.

    A empresa emissora das notas deve armazenar estes arquivos XML, conforme norma do Fisco, e também deve disponibilizar o XML ao seu cliente, o destinatário da nota.

    Para isso, foi criado o parâmetro “Caminho XML” no cadastro de estabelecimento (CD0403B) onde serão armazenados os arquivos retornados da SEFAZ. Isso garante o armazenamento destas informações, caso a empresa seja solicitada pelo Fisco.

    Para a empresa emissora disponibilizar o XML ao destinatário da nota, será enviado um e-mail para o cliente, para que ele tome conhecimento da nota, e a armazene.

    Para esta funcionalidade foi criado um parâmetro no CD0403B, campo “E-mail”, que será o Remetente do e-mail, e o e-mail de destinatário será o e-mail informado nos Contatos Emitentes – CD0704b.



    CONFIGURAÇÃO DO TSS.

    CD0403B – Configuração do TSS.

    Botão configuração TSS no CD0403 [​IMG]



    [​IMG]

    Guia Geral:

    • Repositório Arquivos XML: Informe um diretório para que o XML autorizado será salvo.

    Configuração TSS.

    • Transmissão NF-e: Informe qual transmissão para Sefaz utiliza.

    Sefaz Origem: Possui Sefaz Própria

    Ambiente Nacional: Usa a Sefaz Nacional.

    Sefaz Virtual RS: Utiliza a Sefaz do RS.

    • Ambiente Sefaz: Informar qual ambiente da Sefaz a NFe será enviada (Homologação / Produção).

    • Tempo de Espera (min): Informar um tempo de resposta de comunicação do TSS com a Sefaz. (passando o tempo determinado e não conseguiu comunicação com a Sefaz, o TSS envia uma mensagem avisando para entrar em contingência).

    Certificado: PEM, PFX: O Datasul com o TSS utiliza o formato PFX.

    • Arquivo Certificado: informar o arquivo do certificado instalado no servidor.
    • Chave Certificado: informar o arquivo do certificado instalado no servidor.
    • Senha Certificado: informar a senha do certificado.
    • Credenciamento: informar a data de credenciamento do certificado.

    • URL WebService TSS: informar a URL do servidor onde está instalado o TSS (IP do servidor ou Nome do servidor, junto com a porta utilizada para o TSS), informações que constam no arquivo totvsappserver.ini ou appserver.ini

    • Atualiza Situação NF-e Batch: Quando marcado o campo “Atualiza Situação NF-e Batch” do programa CD0403B, a busca da situação da NF-e não mais é realizada pelo programa FT0909 (Monitor Nota Fiscal Eletrônica) e passa a ser realizado pelo programa FT0915 (Situação NFe RPW).

    • Diretório Histórico XML: Informe um diretório para que o XML de envio para o TSS seja gravado.

    • Manter Histórico XML: Quando marcado o campo, será visualizados todos os XML referente a nota no Botão Histórico do FT0909.

    Como descobrir o endereço do WebService do TSS?

    Caso a URL do WebService do TSS não seja conhecida, é necessário identificar qual é essa URL para que seja possível a transmissão da NF-e com o TSS. Essa URL é necessária, pois deverá ser informada no programa (CD0403B – Configuração do TSS), pois é através dela que o sistema transmite a NF-e utilizando o WebService do TSS. Para isso, realize os seguintes passos:

    1. Identifique o diretório onde está instalado o TSS e abra a pasta BIN/APPSERVER.
    2. Dentro da pasta APPSERVER procure o arquivo "totvsappserver.ini" ou “appserver.ini” e abra o mesmo com o bloco de notas.
    3. Com o arquivo aberto procure pela linha que possui entre colchetes ([ endereço:porta ]) , onde provavelmente estará apontando para o LOCALHOST e a porta ou o endereço IP do servidor do TSS. Esse é o endereço onde está o WebService do TSS, por exemplo, pode ser "localhost:8081", porém pode variar para um endereço IP ou Nome do Servidor.
    4. Para testar se o endereço do WebService é esse mesmo, poderá informar o endereço no Internet Explorer (ou outro navegador) com o “http://” na frente do endereço do TSS e o resultado deverá ser uma página de Internet com os serviços do WebService, a página mostra quais serviços estão habilitados e quais não estão.

    IMPORTANTE: Caso o endereço do WebService estiver definido como "LOCALHOST", apenas no servidor onde está instalado o TSS poderá ser acessado o serviço do TSS, caso existam outras estações que precisem acessar o WebService do TSS, o ideal é que na configuração do endereço seja utilizado o endereço IP do Servidor, dessa forma de qualquer estação de trabalho da rede terá serviço do TSS disponível.

    O processo de envio de XML da NF-e continuará como é feito hoje, pelo faturamento das notas, ou seja, a cada nota gerada no Datasul será enviado o XML da NF-e, em formato de layout SEFAZ, de forma síncrona.

    Como o TSS é passivo, ou seja, devolve informações se lhe forem solicitadas, foi alterado o programa de Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas – FT0909 para buscar o resultado do processamento das notas.

    O Cancelamento e Inutilização, através do programa de Cancelamento de Notas Fiscais ou Inutilização de Notas Fiscais - FT2200, cancelando NF-e que está com situação de Uso Autorizado e inutilizando notas rejeitadas.

    Os envios de solicitação de cancelamento e inutilização serão feitos de forma assíncrona, em formato de XML padrão SEFAZ.

    O TSS envia a solicitação de cancelamento ou inutilização à SEFAZ, e fica aguardando o resultado do processamento.

    O Datasul envia solicitação de consulta, para saber se a SEFAZ homologou o cancelamento/inutilização. Recebendo o retorno de Cancelamento ou Inutilização homologado pela SEFAZ, o Datasul dispara as rotinas de cancelamento de nota.

    Neste momento também irá chamar o método para armazenar o XML de cancelamento/inutilização no ambiente.

    O TSS devolve os status dos serviços dos estados emissores de notas que constam na consulta do programa de Consulta Notas Fiscais Eletrônicas – FT0909 na pasta Serviços SEFAZ.











    View Online · View Changes Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página