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Manutenção_de_Clientes_-_CD0704

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por Rodrigo Tomaselli, Novembro 10, 2022.

  1. Página editado por Rodrigo Tomaselli

    Manutenção de Clientes - CD0704

    Visão Geral do Programa


    Essa função tem como característica o cadastro e impressão dos históricos de clientes.

    As inscrições estaduais de cliente/fornecedor brasileiro são validadas conforme as regras definidas por cada estado, salvo as inscrições de Isento. Ver detalhes sobre esse assunto, acesse o site: www.sintegra.gov.br.

    As informações de clientes internacionais devem ser complementadas por intermédio do programa Manutenção de Clientes Internacionais (CD2577).


    Nota:


    Caso seja alterado o grupo do cliente será executado o recálculo das estatísticas, copiando as estatísticas para o novo grupo de cliente informado.


    Importante:


    [​IMG]

    Quando houver atualizações em algum dos campos abaixo, será gerado histórico para alteração no arquivo do SPED Fiscal:

    • Nome Completo.
    • País.
    • CPF.
    • CNPJ.
    • Inscrição Estadual.
    • Código da cidade IBGE.
    • Código SUFRAMA.
    • Logradouro.
    • Número do endereço.
    • Bairro.

    Na inclusão ou eliminação de um cliente cadastrado no programa Integração do Produto (WM0102), a atualização será replicada automaticamente para o WMS.

    A eliminação somente será permitida se não houver nenhum saldo para o cliente.

    Ao modificar o nome abreviado de um emitente, esta alteração deverá ser repassada a todas as tabelas relacionadas do WMS.

    Manutenção de Clientes - Pasta Cliente


    Objetivo da tela:


    Permite o cadastro de clientes a serem utilizados nos módulos do Datasul EMS.




    Outras Ações/Ações Relacionadas:




    Ação:


    Descrição:


    Históricos


    Quando acionado, é apresentada a tela Histórico Cliente / Fornecedor (CD0401A), na qual é possível manter Históricos em formato livre sobre o relacionamento com o cliente / fornecedor selecionado.


    Contatos


    Quando acionado, é apresentada a tela Contatos Emitente (CD0704B), na qual é possível efetuar a manutenção do cadastro de contatos do cliente.

    Parâmetros Clientes

    [​IMG]

    Quando acionado, apresenta o programa Manutenção Extensão Cliente/Fornecedor (COL100), para que sejam informados os dados específicos dos clientes para a localização Colômbia.

    Para mais informações, acesse o documento: Manutenção Extensão Cliente e Fornecedor (COL100)

    Localização

    [​IMG]

    Quando acionado, apresenta o programa Dados Complementares Cliente/Fornecedor (ARG0009), para que sejam informados os dados específicos dos clientes da localização Argentina.

    Para mais informações, acesse o documento: Dados_Complementares_Cliente_Fornecedor_-_ARG0009.




    Principais Campos e Parâmetros:




    Campo:


    Descrição:


    Código


    Inserir o código que identifica o cliente em futuros processos.

    Caso exista um fornecedor que deve ser cadastrado como cliente, basta informar o mesmo código do fornecedor no campo código do programa CD0704 que será permitido transformar o fornecedor também em cliente. Assim, torna o fornecedor como Ambos tendo o mesmo código de identificação para cliente e fornecedor.


    Nome Abreviado


    Inserir o nome abreviado para o cliente.


    Nome


    Inserir a razão social do cliente.


    Grupo


    Inserir o grupo de cliente ao qual o cliente implementado está vinculado.


    Matriz


    Inserir a matriz do cliente.


    Representante


    Inserir o código do representante responsável pelas vendas ao cliente. Esse código sempre é sugerido quando executada uma transação com esse cliente.


    Transportador Padrão


    Inserir o código do transportador padrão, responsável pela entrega dos produtos adquiridos pelo cliente. Esse código sempre é sugerido quando executada uma transação com esse cliente, podendo ser alterado no momento da movimentação.


    Microrregião


    Inserir a microrregião do cliente. Para empresas que controlam suas áreas de atuação por região e microrregião, o usuário terá um programa para cadastro de representantes por microrregião (ver detalhes no programa CD0306 - Manutenção de Microrregião).


    Categoria


    Inserir um código que represente uma categoria no qual pertence o cliente.


    Verba de Publicidade


    Ao assinalar esse campo, determina-se que o cliente possui verba de publicidade.


    % Verba


    Informar o percentual a ser calculado como verba de publicidade.


    Ramo Atividade


    Inserir o ramo de atividade do cliente informado.

    Exemplo:

    Existem dois (2) ramos de atividades que possuem tratamento diferenciado no sistema. Esses tratamentos são:

    Rural: Quando o ramo de atividade do cliente pessoa jurídica for igual a Rural, o sistema permite ao usuário informar a inscrição estadual com letras.

    Simplificado: Quando o ramo de atividade do cliente for pessoa física e o ramo de atividade igual a Simplificado, a inscrição estadual cadastrada na pasta Fiscal desse cadastro será gerada em
    arquivo magnético por intermédio do programa Arquivo Fisco Conforme Convênio ICMS 31/99 e 69/02 (OF0735).


    Data Implantação


    Inserir a data de implantação do cliente na empresa.


    Transp Redespacho


    Inserir o transportador de redespacho responsável pela entrega dos itens do pedido de venda do cliente.

    Manutenção de Clientes - Pasta Financeiro


    Objetivo da tela:


    Permite o cadastro das informações financeiras do cliente.​




    Outras Ações/Ações Relacionadas:




    Ação:


    Descrição:


    Portador Financeiro


    Quando acionado, apresenta os Portadores do Financeiro relacionados ao Emitente. Está disponível ao lado dos campos Portador/Modalidade e Portador/Modalidade Preferencial e, apresenta um comportamento diferenciado, conforme o status da tela:


    • Inclusão: Quando acionado, apresenta Todos os Portadores cadastrados no Industrial para a Empresa corrente e a relação de cada um deles com os Portadores do Financeiro.
      Caso não exista matriz de tradução cadastrada, não será apresentada a relação.


    • Consulta e Alteração: Quando acionado, apresenta os Portadores do Industrial que serão utilizados para o Emitente e para cada Empresa parametrizada no Financeiro. Também apresenta a relação de cada um deles com os Portadores do Financeiro.
      Caso não exista matriz de tradução cadastrada, não será apresentada a relação.

    Nota:

    O botão é habilitado somente quando a função Portador Financeiro do Emitente estiver ativa em Parâmetros Funções do Produto.



    Principais Campos e Parâmetros:




    Campo:


    Descrição:


    Portador


    Inserir o código do banco portador padrão para qual o título é encaminhado para que este efetue a cobrança.


    Importante:


    Deve ser selecionada uma das opções disponíveis, definindo qual modalidade padrão utilizada nos títulos do cliente. As opções de modalidade são: Cobrança Simples, Desconto, Caução, Judicial, Representante, Carteira, Vendor, Cheque e Nota Promissória.

    Essa informação pode ser alterada sempre que necessário.

    A partir da release TOTVS 12.1.12 do Produto Datasul está liberado a função Portador Financeiro do Emitente que permite a utilização do Portador do Cliente ou Fornecedor Financeiro no lugar do Portador do Cliente ou Fornecedor do Industrial nos módulos do Industrial. Mas detalhes estão disponíveis no documento Portador Financeiro do Emitente.


    Port. Preferencial


    Inserir um código que represente um portador. Esse código é utilizado quando da utilização do programa de destinação de títulos do módulo de Contas a Receber. Os títulos desse cliente são destinados para o portador preferencial inserido nesse campo.


    Banco


    Inserir o código que represente o banco no qual o cliente possui conta corrente bancária.


    Agência


    Inserir o código que identifica a agência bancária na qual o cliente possui conta corrente. O código da agência informada deve pertencer ao banco inserido no campo anterior.


    Conta Corrente


    Inserir o número da conta corrente do emitente. Essa conta corrente deve pertencer à agência inserida no campo anterior.


    Instrução Bancária [1]


    Informar os códigos com a respectiva instrução de cobrança, a serem vinculados ao título, quando da remessa deste ao banco portador.

    Exemplos

    01- Não receber o principal sem encargos de mora;
    06- Protestar após cinco dias do vencimento;
    13- Devolver se não for pago até 60 dias após vencimento.


    Importante:


    Quando inserido o código "0" (Zero) é utilizada a instrução correspondente do cadastro do banco para onde está sendo enviado o título. Caso no cadastro do banco também for informado "0" (Zero), essa informação não será enviada.

    Exemplo:

    Instrução Bancária [1] Instrução Bancária [2]
    Cliente 00 04
    Banco 00 09

    Será enviada somente a Instrução Bancária [2] do cadastro do Cliente, que, neste caso, é a de código 04.


    Instrução Bancária (2)


    Idem instrução bancária [1].


    Receita Padrão


    Inserir o código da receita utilizada como padrão para movimentações de implantação de títulos. Esse código de receita é utilizado na elaboração do fluxo de caixa, no módulo de Caixa e Bancos. Esse código sempre é sugerido quando executada uma transação com esse cliente, podendo o mesmo ser alterado no momento da movimentação.


    Condição Pagamento


    Inserir o código da condição de pagamento padrão para o cliente implementado. Esse código sempre é sugerido quando executada uma transação com esse cliente, podendo esse ser alterado no momento da movimentação.


    Valor Mínimo


    Inserir um valor mínimo para análise de dias em atraso. Títulos com valor inferior ao informado neste campo, não são analisados quanto ao critério de dias de atraso.


    Dias Atraso


    Número máximo de dias em atraso de títulos do cliente. Existe uma tabela de estatísticas do cliente que guarda o número máximo de dias que esse se atrasou em um determinado pagamento. Se na avaliação de crédito do cliente um dos períodos avaliados for esse número de dias ultrapassado, o crédito é bloqueado.

    Exemplo:

    Se para o cliente João da Silva, estiver parametrizado "períodos em atraso" = 12 e "dias atraso" = 5, significa que, na rotina de avaliação de crédito, serão verificados os últimos 12 meses da tabela de estatísticas do cliente. Se em algum destes períodos, o cliente tiver mais do que 5 dias de atraso no pagamento dos seus títulos, seu crédito será bloqueado.


    Emite Bloqueto


    Ao assinalar esse campo, determina que a empresa emite o bloqueto de cobrança de títulos. Quando não assinalado, determina que a emissão dos bloquetos é efetuada pelo banco.


    Gera Aviso Débito


    Ao assinalar esse campo, determina-se que os avisos de débito devem ser gerados automaticamente.


    Calcula Multa


    [​IMG]

    Ao assinalar esse campo, indica-se que deve ser calculada multa para títulos em atraso.


    Recebe informações SCI


    [​IMG]

    Ao assinalar esse campo, determina-se que serão recebias informações SCI.

    Manutenção de Clientes - Pasta Endereço


    Objetivo da tela:


    Permite o cadastro do endereço do cliente.​




    Principais Campos e Parâmetros:




    Campo:


    Descrição:


    Endereço


    Inserir o endereço do cliente.


    Número


    Inserir o número de identificação do logradouro do cliente.


    Bairro


    Inserir o nome do bairro onde se localiza o cliente.


    Complemento


    Inserir o complemento do endereço do cliente quando esse possuir.


    Cidade


    Inserir o nome da cidade do endereço do cliente.


    Importante:


    Quando o parâmetro Valida Cidade, na pasta Parâmetros,função Parâmetros Globais (CD0101), estiver assinalado, será permitido informar somente cidades que estejam cadastradas no programa Manutenção de Cidades (CD0330).


    ZIP Code


    Inserir o código correspondente ao CEP internacional, utilizado para clientes estrangeiros.


    CEP


    Inserir número do CEP (Código de Endereçamento Postal) do cliente.


    Importante:


    Ao preencher esse campo, será verificado o formato informado no campo Formato CEP do programa função Parâmetros Globais (CD0101), como por exemplo, 99999-999 e o dígito verificador.


    UF


    Inserir o código que representa a Unidade de Federação onde se localiza o cliente.


    País


    Inserir o nome do país do endereço do cliente.


    Caixa Postal


    Inserir o número da caixa postal do cliente.


    End. Compl


    Inserir os complementos do endereço do cliente.


    Cliente Cobrança


    Inserir o código do cliente cobrança caso seja necessário.


    Importante:


    É possível implementar informações referentes a endereço de cobrança para casos de clientes com escritório separado fisicamente da empresa ou por outro motivo.

    Não é obrigatório inserir o código de um cliente nesse campo, bastando inserir as demais informações solicitadas.


    Cliente Cobrança


    Inserir o código do cliente cobrança caso seja necessário.


    Importante:


    Também é possível implementar informações referentes a endereço de cobrança para casos de clientes com escritório separado fisicamente da empresa ou por outro motivo.

    Não é obrigatório inserir o código de um cliente nesse campo, bastando inserir as demais informações solicitadas.


    Endereço Cobrança


    Inserir o endereço de cobrança do cliente que está sendo cadastrado.


    Número


    Inserir o número de identificação do logradouro do endereço de cobrança do cliente.


    Bairro


    Inserir o nome do bairro de cobrança do cliente.


    Complemento


    Inserir o complemento do endereço de cobrança do cliente quando esse possuir.


    Cidade


    Inserir a cidade de cobrança do cliente.


    UF


    Inserir o código da Unidade de Federação em que está situado o endereço de cobrança do cliente.


    País


    Inserir o nome do país onde está localizado o endereço de cobrança do cliente.


    CEP


    Inserir o número do código do endereçamento postal do cliente de cobrança.


    Cx Postal


    Inserir o número da caixa postal do cliente de cobrança.


    End. Cob. Compl.


    Inserir os complementos do endereço de cobrança do cliente.

    Manutenção de Clientes – Pasta Comunicação


    Objetivo da tela:


    Permite o cadastro dos contatos do cliente.​




    Principais Campos e Parâmetros:




    Campo:


    Descrição:


    Telefone (1)


    Inserir número do telefone do cliente.


    Ramal (1)


    Inserir número do ramal a ser acessado, quando utilizado o número do telefone, informado no campo Telefone (1).


    Telefone (2)


    Inserir número do segundo telefone do cliente.


    Ramal (2)


    Inserir número do ramal a ser acessado, quando utilizado o número do segundo telefone.


    Telefax


    Inserir número do telefax do cliente.


    Ramal


    Inserir número do ramal a ser acessado, quando utilizado o número do telefax do campo anterior.


    Telefax


    Inserir número do segundo telefax do cliente.


    Ramal


    Inserir número do ramal a ser acessado, quando utilizado o número do segundo telefax do cliente.


    Telefone Modem


    Inserir número do telefone modem do cliente.


    Ramal


    Inserir número do ramal a ser acessado, quando utilizado o número do telefone modem do cliente.


    E-mail


    Inserir dados do endereço de e-mail do cliente.


    Home page


    Inserir dados do endereço da home page do cliente.


    Parceiro EDI


    Inserir código do parceiro EDI para o cliente.


    Importante:


    O Parceiro EDI refere-se a empresas com mais de um estabelecimento e centraliza todas as operações EDI em um único estabelecimento. Dessa forma, todos os estabelecimentos de uma matriz terão nesse campo o mesmo código de emitente.


    Parceiro Business-to-Business


    Quando selecionado, determina que o emitente é parceiro Business-to-Business (B2B), permitindo que o mesmo efetue as integrações descritas nos processos de Integração de Informações do EMS 2 para o NEOGRID e do NEOGRID para o EMS 2.


    Importante:


    Esse campo será habilitado sempre que a opção Business-to-Business, localizada no programa Manutenção de Cadastros Gerais (CD0101), estiver assinalada.

    Manutenção de Clientes – Pasta Fiscal


    Objetivo da tela:


    Permite o cadastro das informações fiscais do cliente.




    Principais Campos e Parâmetros:




    Campo:


    Descrição:


    Natureza


    Selecionar o tipo de natureza pela qual o cliente informado é classificado. As opções disponíveis são:

    Pessoa Física: quando selecionado, indica que o cliente informado é uma pessoa física.

    Pessoa Jurídica: quando selecionado, indica que o cliente informado é uma pessoa jurídica.

    Estrangeiro: quando selecionado, indica que o cliente informado é de um país diferente do país da empresa. Esses clientes são normalmente os utilizados quando da importação de produtos.

    Trading: quando selecionado, indica que o cliente informado é uma empresa de comercialização ou entidade comercial exportadora.


    CGC


    [​IMG]

    Inserir número correspondente ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cliente.


    Importante:


    O preenchimento desse campo é obrigatório caso o campo CGC Obrigatório, localizado no programa Parâmetros Globais (CD0101), estiver selecionado.

    C.U.I.T.
    [​IMG] Inserir o número do C.U.I.T. (Chave Única de Identificação Tributária).
    RFC

    [​IMG]

    Inserir o número do documento do Cliente. Ao lado do número do documento do fornecedor é apresentado o tipo do documento digitado. As opções possíveis são: CURP ou RFC.

    Habilita RUC

    [​IMG]

    Habilitado quando o emitente informado é uma pessoa física, para indicar se o documento informado será o RUC ou CI. Quando selecionado, indica se tratar de RUC, caso contrário, CI.

    RUC

    [​IMG][​IMG]

    Inserir o número do documento do Emitente. Em caso de pessoa física, poderá ser informado ou o RUC ou o CI, conforme parâmetro "Habilita RUC".


    Inscrição Estadual


    Inserir o número da inscrição estadual do cliente informado. A consistência do formato é realizada internamente pelo sistema, comparando o estado do cliente com o formato definido pelo fisco.


    Importante:


    O preenchimento desse campo é obrigatório caso o campo Inscrição Estadual Obrigatória, localizado no programa Parâmetros Globais (CD0101), estiver selecionado. Não será validado para clientes pessoa jurídica somente quando o ramo de atividade do cliente for igual a Rural.


    Inscrição Municipal


    Inserir o número da inscrição municipal do cliente informado.


    CGC Cobrança


    Inserir o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de cobrança.

    C.U.I.T. Cobrança
    [​IMG] Inserir o número do C.U.I.T. (Chave Única de Identificação Tributária) de Cobrança.

    Ins. Est. Cobrança


    Inserir o número da inscrição estadual de cobrança do cliente informado.


    Inscrição INSS/CEI/CAEPF


    [​IMG]

    Inserir o número de inscrição do cliente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou o código correspondente ao Cadastro Específico do INSS (CDI).


    Nro Passaporte


    [​IMG]

    Inserir o número do passaporte ou documento legal do comprador, quando este for estrangeiro.


    Importante:


    Esse campo ficará habilitado quando no campo Natureza estiver selecionada a opção Estrangeiro.


    Optante de Suspensão de IPI


    [​IMG]

    Quando selecionado, indica que o cliente informado opta pela suspensão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), pois o produto fabricado é comercializado para empresas onde o mesmo será usado na produção de outros bens.


    Importante:


    Caso informado, nas notas fiscais onde o IPI for suspenso deve constar a seguinte observação: “Saída com suspensão do IPI conforme Decreto Lei 10.485 de 3 de julho de 2002”.

    Quando o IPI é suspenso, se recomendado que as empresas adotem uma natureza de operação diferenciada, com uma mensagem de acordo com a apresentada acima.

    Categoria SCANC

    [​IMG]

    O campo Categoria SCANC permite a seleção da Categoria do Estabelecimento SCANC, conforme a tabela prevista na legislação SCANC - Sistema de Captação e Auditoria dos Anexos de Combustíveis


    Agente Retenção


    [​IMG]

    Quando assinalado, determina que a retenção dos impostos de PIS, COFINS e CSLL será efetuada pelo módulo de Faturamento, nessa situação os valores retidos serão deduzidos do valor da duplicata. Quando não assinalado, determina que a retenção desses impostos será efetuada pelo módulo de Contas a Receber, nessa situação esses impostos não são calculados, pelo módulo de Faturamento, e somente a base de cálculo será enviada para o módulo de Contas a Receber, permitindo que esse módulo efetue os devidos cálculos.


    Contribuinte ICMS


    [​IMG]

    Quando selecionado, indica que o cliente é contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


    PIS/COFINS por Unidade


    [​IMG]

    Quando assinalado, indica que será realizado o cálculo do PIS / COFINS por unidade do produto, caso não assinalado, é efetuado o cálculo do PIS / COFINS por percentual.


    Importante:


    O sistema só efetua o cálculo se o parâmetro do emitente (CD0704) e itens (CD0903) estiverem marcados. No cadastro do item, programa CD0903, pasta PIS / COFINS além do parâmetro Calcula PIS por Unidade e Calcula Cofins por Unidade é definido os valores por unidade.


    Recebe NF-e


    [​IMG]

    Quando assinalado, indica que o cliente recebe nota fiscal eletrônica, sendo que no momento do cálculo a nota deve ser gerada de forma eletrônica. Caso não assinalado, determina que o cliente não efetua esse tipo de recebimento, sendo gerada para esse a nota fiscal impressa.


    Colaboração Vendas


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    Quando assinalado, indica que o cliente está parametrizado para integrar a Nota Fiscal no seu ERP via TOTVS Colaboração, evitando desta forma a digitação manual do documento.


    Habilitado no INOVAR-AUTO


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    Quando assinalado, indica que a montadora faz parte do programa INOVAR-AUTO, para permitir a geração do arquivo .xml.

    Forma de Pagamento

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    Inserir a forma de pagamento do cliente conforme a Tabela SAT, em cumprimento a legislação CFDI 3.3.
    Regime Fiscal

    [​IMG]

    Inserir o regime fiscal do cliente conforme a Tabela SAT, em cumprimento a legislação CFDI 4.0.

    Giro Negócio

    [​IMG]

    Inserir o Giro Negócio do cliente

    Tipo de Documento

    [​IMG]

    Permite preencher com o numero do documento (RUC/Passaporte/Célula Identidade /Consumidor Final) da inscrição de solicitação do documento junto ao SRI.

    [​IMG]

    Permite preencher com o tipo do documento (RUC/Passaporte/Célula Identidade /Consumidor Final) da inscrição de solicitação do documento junto ao SRI.

    Numero do Documento

    [​IMG]

    Numero do documento (RUC/Passaporte/Cédula Identidade /Consumidor Final) da inscrição da solicitação do documento junto ao SRI.

    Inscrição Estatal

    [​IMG]

    Permite informar o numero da Inscrição Estatal

    Tipo de Documento Cobrança

    [​IMG]

    Permite preencher com o numero do documento de cobrança (RUC/Passaporte/Célula Identidade /Consumidor Final) da inscrição de solicitação do documento junto ao SRI.


    Numero do Documento

    Cobrança


    [​IMG]

    Permite informar o número do documento de cobrança selecionado.

    Inscrição Estatal Cobrança

    [​IMG]

    Permite informar o numero da Inscrição Estatal de Cobrança

    Regime Exterior

    [​IMG]

    Permite informar o tipo de Regime Exterior (Regime Geral, Paraiso Fiscal, Paraíso Fiscal Preferencial).

    Obs.: Esse campo só é habilitado quando selecionado o tipo de documento Passaporte.

    Parte Relacionada

    [​IMG]

    Permite informar que o fornecedor estará cadastrado como "Parte Relacionada".

    Tipo de Contribuinte

    [​IMG]

    Permite preencher com o tipo do de contribuinte (Contribuinte/Não contribuinte).

    Tipo de Operação

    [​IMG]

    Permite preencher com o tipo de operação realizada (B2B/B2C/B2G/B2F)




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    Manutenção de Portadores (CD0901)

    Manutenção de Condições de Pagamento (CD0404)

    [​IMG]





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