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Manutenção Estrutura de Produto - hpr.healthInsuranceProduct

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por Leonardo Miguel Traiber, Novembro 4, 2022.

  1. Página editado por Leonardo Miguel Traiber




    Visão geral do programa


    Estrutura de produto é o início dos cadastros referentes ao negócio gestão de planos, a partir da estrutura diversas parametrizações podem ser realizadas tanto a nível operacional saúde, cobranças e pagamentos.

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    Ações relacionadas:


    Ação:


    Descrição

    Adicionar plano PFIncluir plano para pessoas físicas
    Adicionar plano PJIncluir plano para pessoas jurídicas
    ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
    PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
    Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
    Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição. É possível ajustar a posição das colunas no grid.
    Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.



    Pesquisas


    É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. A pesquisa poderá ser realizada através do código de do plano de saúde ANS, registro ANS e código ANS da operadora conforme regulamentação do plano ou informando o código da modalidade/plano/tipo de plano.

    [​IMG]A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.

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    Principais campos:


    Campo:


    Descrição

    ModalidadeInformar o código da modalidade presente no programa Modalidade.
    PlanoInformar o código do plano presente no programa Plano de saúde.
    Tipo de planoInformar o código do tipo de plano presente no programa Tipo de plano de saúde.
    Registro do plano ANSInformar o código do registro do plano ANS presente no programa Manutenção Planos ANS - PR0410C.
    RegulamentaçãoInformar o tipo de regulamentação.
    • 1 - Regulamentado
    • 2 - Não regulamentado
    • 3 - Adaptado
    AbrangênciaInformar o código da abrangência presente no programa Manutenção Abrangência Planos - hpr.planCoverage.
    Forma de pagamentoInformar uma das opções de forma de pagamento presente no programa Forma de pagamento.
    Tipo de participaçãoInformar uma das opções de tipo de participação presente no programa Manutenção Tipos de Participação - hvp.copaymentType.
    Tipo de contratação
    Informar uma das opções de tipo de contratação.


    • Individual ou familiar​


    • Coletivo por adesão com patrocínio​


    • Coletivo por adesão sem patrocínio​


    • Coletivo empresarial com patrocínio​


    • Coletivo empresarial sem patrocínio​


    • Não informado​
    Classe hospitalarInformar o código da classe hospitalar presente no programa Manutenção Classe Hospitalar - hcg.accommodationType.
    Acomodação
    Informar uma das opções da acomodação presente no programa Manutenção Acomodação - PTU - hrc.accommodationPTU.


    • Apartamento​


    • Enfermaria​


    • Ambulatorial​
    Segmento assistencial
    Informar uma das opções do segmento assistencial.


    • 0 - Não informado​


    • 1 - Ambulatorial​


    • 2 - Hospitalar com obstetrícia​


    • 3 - Hospitalar sem obstetrícia​


    • 4 - Odontológico​


    • 5 - Referência​


    • 6 - Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia​


    • 7 - Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia​


    • 8 - Ambulatorial + odontológico​


    • 10 - Hospitalar com obstetrícia + odontológico​


    • 11 - Hospitalar sem obstetrícia + odontológico​


    • 13 - Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico​


    • 14 - Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico​
    Rede de atendimentoInformar o código da rede de atendimento presente no programa Manutenção Rede de Atendimento - hcg.attendanceNetwork.
    Módulo(s) de coberturaInformar o(s) código(s) do(s) módulo(s) de cobertura presente no programa Módulo de cobertura.
    Situação do plano ANS
    Selecionar uma ou mais das opções de situação do plano ANS.

    • Ativo
    • Inativo
    • Comercialização suspensa
    CancelarCancelar a busca por registros.
    Aplicar filtrosAplicar os filtros de busca e iniciar a pesquisa.


    Gerenciador de colunas


    Possibilita ordenar e selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.​

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    Exportar


    Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.

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    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    Exportação de DadosPermite organizar a ordem em que as colunas serão mostradas.
    CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
    ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.



    Detalhar


    Detalhar​
    permite visualizar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.

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    Tela de opções da função Detalhar e informações da estrutura do plano:

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    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    VoltarRetornar para a tela inicial do programa.
    Remover​

    Excluir o registro. ​
    Informações da aba Dados do plano


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    Principais campos e parâmetros para Detalhar na aba "Dados do plano":



    Campo:


    Descrição


    Modalidade


    Código da modalidade.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

    Plano
    Código do plano relacionado à modalidade.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde – hpr.healthInsurance.

    Tipo de plano
    Código do tipo de plano.

    Plano ANSCódigo sequencial gerado pelo sistema para identificar o registro. Não é o código do plano perante a ANS.
    Nome do plano ANSNome reduzido do plano, impresso na 1ª linha da parte frontal do Cartão Magnético no formato PTU 5.1.
    Código interno do plano???????????????????????????????
    Abrangência

    Informar uma abrangência relacionada ao plano ANS.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Abrangência Planos - hpr.planCoverage.




    Caso nenhuma abrangência seja informada cadastro, o sistema continuará considerando Abrangência x Proposta (HPR0310D) ou Abrangência x Tipo de Plano (HPR0310A) para a composição do código da rede referenciada.

    Segmentação assistencial
    Segmento Assistencial correspondente a estrutura. Possui as opções:

    • 00 - Não informado
    • 01 - Ambulatorial
    • 02 - Hospitalar com obstetrícia
    • 03 - Hospitalar sem obstetrícia
    • 04 - Odontológico
    • 05 - Referência
    • 06 - Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia
    • 07 - Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia
    • 08 - Ambulatorial + odontológico
    • 10 - Hospitalar com obstetrícia + odontológico
    • 11 - Hospitalar sem obstetrícia + odontológico
    • 13 - Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico
    • 14 - Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico
    Rede de atendimentoRede de atendimento relacionada ao tipo de plano.
    Obs.: ​
    Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa
    Manutenção Parâmetros Venda Planos Manutenção Cadastros - hvp.vpSettings​
    estiver selecionado.
    Para mais informações referentes a esse processo, acessar
    Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK​
    .
    Classe hospitalar
    Código da classe hospitalar.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Classe Hospitalar - hcg.accommodationType.

    Tipo de contratação
    Tipo de contratação padrão. Possui as opções:

    • Individual ou familiar
    • Coletivo por adesão com patrocínio
    • Coletivo por adesão sem patrocínio
    • Coletivo empresarial com patrocínio
    • Coletivo empresarial sem patrocínio
    • Não informado
    Início da comercializaçãoData inicial da comercialização do plano.
    Fim da comercializaçãoData final da comercialização do plano.
    Tipo de natureza padrão
    Tipo de natureza padrão do plano. Possui as opções:

    • Física.
    • Empresarial.
    • Adesão.
    • Beneficente.
    Tipo de plano ANS
    Tipo de plano ANS. Possui as opções:

    • 1-Regulamentado
    • 2-Não Regulamentado
    • 3-Adaptado
    Situação ANS
    Situação ANS. Possui as opções:

    • Ativo
    • Ativo com comercialização suspensa
    • Cancelado
    Validade do cartãoQuantidade de tempo para a validade do cartão.
    Unidade validade cartãoIdentificação da unidade pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) do cartão.
    Validade da carteiraQuantidade de tempo para a validade da carteira
    Unidade validade carteiraIdentificação da unidade da validade da carteira pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) da carteira.
    Desconsidera unificação do cadastro de pessoaIndicador usado para desconsiderar a unificação do cadastro de pessoa.
    Desconsidera análise de crédito ao liberar propostaPermite desconsiderar o processo de análise de crédito ao liberar uma proposta.
    Integra com a farmácia do Unicoo
    Indica se o sistema tem integração com a farmácia comercial do Unicoo.

    Caso esteja Sim neste campo, as informações referentes a beneficiários, contratantes, prestadores e propostas são enviadas para a Farmácia Unicoo para que sejam "espelho" nas 2 pontas (GPS e Unicoo), quando há alguma alteração. Assim, alterado nome usuário GPS -> manda a alteração para o Sistema Farmácia Unicoo.

    Plano APSInforma se o plano permite médico de família.
    Validade do termoQuantidade de tempo de validade do termo. Recomenda-se não colocar mais de quatros dígitos para não estourar a data limite de ano.
    Unidade validade termoIdentificação da unidade da validade do termo de adesão pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) do termo de adesão.
    Isenção recém nascidoNúmero de dias em que o recém-nascido estará isento de cobrança de pré-pagamento.
    MaioridadeDefine a idade que será considerada como maioridade para os beneficiários. Quando um beneficiário atingir a idade limite para maioridade indicada no parâmetro, ocorrerá o término do benefício para esse beneficiário.
    Dias para excluirQuantidade de dias de antecedência para efetuar a exclusão do beneficiário.
    Excluir para
    Indica quando será feita a exclusão do processo de maioridade. Possui as opções:

    • Final do mês (último dia do mês);
    • Aniversário (aniversário do beneficiário).
    Auditor padrãoUsuário que o sistema vai enviar os contratos para realização da auditoria de contratos (liberação de contratos), se não informar nenhum usuário vai ser enviado para o usuário que tenha o papel de auditor.
    Caminho de geração dos aditivos de reajusteInformar o Caminho onde vai ser gerado os aditivos de reajuste.
    Layout do aditivo de reajuste
    Possui as opções:

    • Aditivo Reajuste 7 faixas.
    • Aditivo Reajuste 10 faixas.
    • Aditivo Reajuste Casos Especiais.
    Informações de envio da apólice RPCCritério para montagem do descritivo do plano durante envio do relatório RPC. Possui as opções:
    1 – Tipo de Plano + Modalidade + Proposta;
    2 – Código do contratante;
    3 – Livre (solicitado em tela na geração da RPC).



    Informações da aba Dados financeiros


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    Principais campos e parâmetros para Detalhar na aba "Dados financeiros":

    A seguir é apresentado em detalhes as informações contidas na aba "Dados financeiros".



    Formas de pagamento da estrutura.


    Formas de pagamento para a estrutura de produto e algumas regras gerais para o produto como: tratamento de inadimplência, tabela de cobrança e pagamento, percentuais de acréscimo e desconto para taxa de inscrição/mensalidade, entre outras.

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    Campos da tabela de formas de pagamento da estrutura:


    Campo:


    Descrição

    Código
    Código da forma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na “Manutenção formas de pagamento”.

    Forma de pagamentoDescrição da forma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na “Manutenção formas de pagamento”.
    Tabela de preço - PlanoTabela relacionada a cobrança de mensalidade, que ficará como tabela padrão da estrutura de produto. Escolher entre as tabelas disponíveis na “Manutenção Tabela Preços Planos”.
    Tabela de preço - PagamentoTabela para pagamento, que ficará como tabela padrão para a estrutura de produto; Escolher entre as tabelas disponíveis na “Manutenção Tabela Quantidade Moedas”.
    Dados adicionais
    Contabiliza por diferença de valores de cobrança x pagamento
    Indicador para sinalizar se deve ocorrer a contabilização por diferença de valores cobrança x pagamento. Essa diferença pode existir pelo fato de o sistema trabalhar com a regra de pagamento do menor valor entre o cobrado e o calculado. Sendo assim, quando o parâmetro estiver ligado, essa diferença será considerada pela contabilização. Quando desligado, a contabilização irá considerar apenas o real pago.
    Obs:​
    quando esse campo estiver ativo, habilita a informação da Conta e Subconta para contabilização da diferença, no cadastro "Manutenção Associativa Evento x Contas Contábeis x Tipo Despesa" (FP0110Y), do módulo Faturamento. Essa parametrização é realizada em conjunto com a contabilidade da empresa.
    Faturamento proporcional
    Indica se contratos/termos de adesão pertencentes a essa estrutura entrarão na regra de faturamento proporcional ou não.​

      • Obs: esse campo é um padrão. Ou seja, ao gerar um termo de adesão, este receberá o valor deste campo para o seu indicador de Faturamento Proporcional. Se a qualquer momento este campo for alterado, irá afetar apenas os próximos termos de adesão que forem gerados no futuro, sem afetar os termos de adesão já gerados antes da alteração. No Termo de Adesão esse indicador também pode ser alterado posteriormente.
    Tipo de participação padrão
    Indica o tipo de participação que será preenchido por padrão na inclusão de novos contratos. O campo conterá uma listagem com todos os tipos de participação cadastrados no menu Manutenção_Tipos_de_Participação_hvp.copaymentType.​

    Detalhar


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    Campos da opção "Detalhar":


    Campo:


    Descrição

    Permite alterar indicador de cobrança da taxa de inscrição no cadastro do beneficiárioSe no cadastramento do beneficiário o sistema deve questionar o usuário se haverá cobrança de taxa de inscrição. Caso informado “não”, o sistema não irá permitir a alteração do indicador de cobrança da taxa de inscrição.
    Permite alterar indicador de cobrança de participação para o beneficiário desta estruturaSe no cadastramento do beneficiário o sistema deve questionar o usuário se haverá cobrança de participação para o beneficiário esta estrutura. Caso informado “não”, o sistema não permitirá a alteração do indicador de cobrança de taxa de inscrição.
    Cobra nova via da carteiraSe haverá cobrança de nova via de carteira. Se “sim”, deverá haver eventos relacionados à classe de nova via de carteira parametrizados nos módulo do sistema “Faturamento de Planos de Saúde”.
    Moeda
    Identifica a sigla da moeda. Disponível apenas se "
    Cobra nova via carteira" ​
    estiver marcado.
    Qtde moedas - nova viaQuantidade de moedas da nova via do documento de identificação do beneficiário. Disponível apenas se "
    Cobra nova via carteira" ​
    estiver marcado.
    Permite cobrar taxa de transferênciaSe haverá cobrança de taxa de transferência. Caso o beneficiário seja transferido para este produto, o sistema poderá cobrar uma taxa. Deverá haver eventos relacionados à classe de cobrança de transferência parametrizados no módulo do sistema “Faturamento de Planos de Saúde”.
    Permite parcelamento de reajuste retroativo
    Se haverá cobrança do reajuste retroativo do faturamento de planos de pré-pagamento de saúde através de parcelamento.
    Considera no aproveitamento de carênciasSe irá utilizar aproveitamentos de carência de um plano anterior do beneficiário.



    Vencimentos




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    Campos da opção "Vencimentos":


    Campo:


    Descrição

    Tipo de vencimentoCódigo do tipo de vencimento disponível na “Manutenção Tipos Vencimento”.
    Dias de vencimentoNúmero dos dias a considerar para esse tipo de vencimento.




    Percentuais e datas




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    Campos da opção "Percentuais e datas":


    Campo:


    Descrição

    Procedimentos com ato principalPercentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para procedimentos com ato principal.
    Procedimentos com ato auxiliarPercentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para procedimentos com ato auxiliar.


    Insumos com ato principal

    Percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para insumos com ato principal.

    Insumos com ato auxiliar

    Percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para insumos com ato auxiliar.
    Acréscimo na cobrança da taxa de inscriçãoPercentual de acréscimo para a cobrança da taxa de inscrição.
    Desconto na cobrança da taxa de inscriçãoPercentual de desconto na cobrança de taxa de inscrição.
    Acréscimo na cobrança da mensalidadePercentual de acréscimo para a cobrança de mensalidade.
    Desconto na cobrança da mensalidadePercentual de desconto na cobrança de mensalidade.
    Data limiteValidade da regra do respectivo percentual dos campos acima.




    Inadimplência




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    Campos da opção "Inadimplência":


    Campo:


    Descrição

    Trata inadimplência para os contratos desse tipo de planoSe o sistema deve controlar a inadimplência (atraso no pagamento do plano de saúde) para os contratos cadastrados neste Tipo de Plano de Saúde. Quando ativo, o controle de inadimplência será aplicado no momento em que ocorrer uma autorização de procedimentos/insumos, emissão de carteira/cartão,etc. Os campos abaixo somente são apresentado em tela caso esse parâmetro estiver ativado caso contrário a opção ficará desabilitada impossibilitando o acesso ao modal.
    Importante​
    : é possível habilitar/desabilitar o controle de inadimplência posteriormente diretamente na Proposta/Contrato, porém somente será possível ativar esse controle se este campo estiver previamente ativo neste programa (Manutenção estrutura de produto).
    Considerar o contratante inadimplente depois deNúmero mínimo de dias para considerar o contratante como inadimplente. Somente será apresentado se o campo Trata Inadimplência for “Sim”.

    Verificar títulos do contratante a partir


    Este parâmetro indica a partir de qual período serão verificados os títulos do contratante. Somente será informado se o parâmetro “Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano” estiver “Sim”. E pode ser:​

      • 01 - Início/Renovação do termo: verifica títulos emitidos a partir da data de renovação/inicio do termo de adesão;
      • 02 - No último período: verifica títulos no último período informado pelo usuário (dias, meses ou anos);
      • 03 - Data informada: verifica títulos com data de emissão a partir de uma data informada pelo usuário;
      • 04 - Todos emitidos: verifica qualquer titulo emitido do contratante.
      • 05 - Contratual/Termo: verifica por termo de adesão.

    Obs: A opção 2 e 5 apresentam duas informações

      • Período de inadimplência
      • Unidade
    Período para verificar a inadimplênciaQuantidade de dia, mês ou ano. Somente será informado se o parâmetro "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" estiver “Sim” e o parâmetro "Verificar títulos do contratante a partir" estiver “02” ou "05".
    UnidadeInformar a unidade de medida do período. Somente será informado se o parâmetro "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" estiver “Sim” e o parâmetros "Verificar títulos do contratante a partir" estiver “02” ou "05". Escolher entre Dia, Mês ou Ano.
    Data inicial para verificar titulos na inadimplenciaData
    para inicio da verificação dos títulos do contratante. ​
    Somente será informado se o parâmetro "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" estiver “Sim” e o parâmetro "Verificar títulos do contratante a partir" “03”.

    Tipos de títulos


    Tipos de títulos que serão considerados. Somente será apresentado se o campo "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" for “Sim”. Escolher entre:​

      • 01 – Faturados termo de adesão: verifica apenas títulos faturados do contrato;
      • 02 – Faturados contratante: verifica títulos faturados do contratante, independente do contrato;
      • 03 – Implantados: Verifica apenas títulos implantados do contratante no Contas a Receber, ou seja, considera apenas títulos que não possuem fatura no Gestão de Planos;
      • 04 – Todos: Verifica qualquer titulo do contratante.
    Acumula dias em atraso dos títulos do contratanteSe serão acumulados os dias em atraso dos títulos do contratante. Se informado “Sim”, serão acumulados os dias em atraso dos títulos em aberto e/ou dias pagos em atraso dos títulos fechados. Se informado “Não”, será considerado o número de dias do maior título aberto em atraso. Somente será informado se o campo "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" for “Sim”.
    Forma de acúmulo
    Forma de acumular dias de títulos pagos em atraso e/ou títulos abertos em atraso. Somente será informado se o campo "Trata inadimplência para os contratos desse tipo de plano" for “Sim” e o campo Acumular Dias estiver marcado. As opções são:​

    • 01 – Independente título em aberto: acumula dias de títulos abertos em atraso e títulos pagos em atraso;
    • 02 – Se existir título aberto: acumula dias de títulos abertos em atraso. Caso haja pelo menos um titulo aberto em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso;
    • 03 – Títulos em aberto: acumula somente dias de títulos abertos em atraso;
    • 04 – Se existir título em aberto que venceram: acumula dias de títulos abertos em atraso que já venceram. Caso haja pelo menos um título em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso;
    • 05 – Maior título aberto atrasado e pagamento atrasado: Acumula dias do maior título em atraso que não foi pago, com o número de dias do maior título pago em atraso. Assim como na opção 04, desconsidera títulos vencidos mas que foi negociada uma data para pagamento que ainda não venceu.
      • Essa opção solicita os seguintes campos:
        • Considera quantidade de dias do título em aberto (int-1): quantidade mínima de dias que o título precisa estar em aberto para ser considerado.
          • Exemplo: se o parâmetro estiver zerado, então qualquer título em atraso será considerado; se o parâmetro estiver com valor 5, então o título precisa estar vencido há ao menos 5 dias corridos para ser considerado. Nessa regra não são considerados apenas dias úteis.
        • Considera quantidade de dias de títulos em atraso (int-2): número de dias anteriores à data atual para considerar títulos já pagos em atraso.
          • Exemplo: se o parâmetro estiver zerado, então o título somente será considerado se o seu pagamento em atraso ocorreu hoje; se o parâmetro estiver com o valor 5, então o título somente será considerado se o seu pagamento em atraso ocorreu nos últimos 5 dias corridos. Nessa regra não são considerados apenas dias úteis.
    Inadimplência por espécieSe a regra de inadimplência deve ser por tipo de espécie dos títulos, ou seja, controlar a inadimplência para cada espécie.

    Tabela "Controle de notificações"

    Nº do períodoNúmero do período da notificação
    Início de validadeInicio da validade da notificação
    Fim de validadeFim da validade da notificação
    Nº de notificações
    Número variável de notificações de inadimplência a serem emitidas.




    Taxas de inscrição da estrutura.


    Associação do percentual de taxa de inscrição à estrutura de produto e forma de pagamento.

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    Campos da tabela de taxas de inscrição da estrutura:


    Campo:


    Descrição

    Forma de pagamentoForma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na “Manutenção formas de pagamento”.
    SequênciaNúmero da sequencia do registro, conforme o número de beneficiários inicial e final.
    Percentual taxa de inscriçãoPercentual de taxa de inscrição a ser aplicado no cálculo do faturamento.
    Nº mínimo de beneficiáriosQuantidade de beneficiários inicial. Pode-se definir o percentual de inscrição conforme o número de beneficiários (inicial/final) da proposta.
    Nº máximo de beneficiáriosQuantidade limite de beneficiários.
    Fator multiplicador - MensalidadeValor do fator multiplicador para cobrança da mensalidade.

    Informações da aba Cobertura


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    Campos da aba Cobertura


    Campo:


    Descrição

    Usa padrão de cobertura
    Permite identificar se o tipo de plano utiliza o conceito de padrão de cobertura, o qual contempla a cobertura do beneficiário por meio de módulos. Quando ativado, habilitará a visualização da tabela "Padrões de cobertura da estrutura".

    Permite agregar módulos opcionais nos padrões de coberturaIdentifica se o tipo de plano permite trabalhar com módulos agregados.
    Módulos da estrutura


    Apresenta os módulos de cobertura das estruturas de produto, afim de determinar a forma de cobrança da participação, as carências e o valor padrão de cada módulo.

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    Detalhar


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    Campos da tabela "Módulos da estrutura" e opção "Detalhar":


    Campo:


    Descrição

    CódigoCódigo do módulo de cobertura. O código deverá estar cadastrado no programa Manutenção Módulos de Cobertura hpr.coverageModule.
    Módulo de coberturaDescrição do módulo de cobertura.
    ObrigatórioIndica se a cobertura do módulo é padrão, ou seja, caso o indicador estiver com ativo, todos os contratos desta modalidade/plano/tipo terão cobertura do referido módulo caso contrário será opcional para cada contrato, podendo ainda para cada contrato ser padrão ou opcional, sendo opcional no contrato possibilita a cobertura ser por beneficiário.
    Agrega módulo ao padrão de cobertura (como módulo opcional)

    Este parâmetro serve para indicar se agrega o módulo ao padrão de cobertura.

    Disponível no portal empresaIndica se a utilização do módulo está disponível no portal empresa. Desta forma, pode-se determinar quais módulos da estrutura serão visíveis para a empresa.

    Disponível nas transferências de beneficiários no portal empresa

    Indica se a utilização do módulo está liberada nas transferências do portal empresa. Desta forma, pode-se determinar quais módulos da estrutura serão visíveis para a empresa.

    Inclui módulo automaticamente nos beneficiáriosIndica se este módulo será incluído automaticamente, para módulos que não são obrigatórios e que não sejam padrão de cobertura. Caso o indicador estiver ativo, então o sistema criará nos módulos do beneficiário o módulo automaticamente.
    Forma de cobrança da participação

    Indica onde é cobrada a participação, podendo ser uma das opções:

    • Uso base-cobra fatura/Uso fora-cobra fatura (Cobra na fatura)
    • Uso base-cobra unidade/Uso fora-não cobra (Cobra na unidade)
    • Uso base-cobra prestador/Uso fora-não cobra (Cobra no prestador)
    • Uso base-cobra prestador/Uso fora-cobra fatura (Cobra na prestador/Fatura)
    • Uso base-cobra unidade/Uso fora-cobra fatura (Cobra na unidade/Fatura)
    • Uso base cobra prestador-unidade /Uso fora cobra fatura (Cobra no prestador/Unidade). Neste caso, cobra no prestador se o indicador recolhe participação estiver ligado. Caso contrário, cobra na unidade
    • Uso base cobra prestador-fatura /Uso fora cobra fatura (Cobra no prestador/Fatura) . Neste caso, cobra no prestador se o indicador recolhe participação estiver ligado. Caso contrário, cobra na unidade
    • Uso base não cobra /Uso fora cobra fatura
    • Uso base não cobra /Uso fora não cobra
    Responsável pela autorização
    Indica quem é o responsável pela autorização, podendo ser uma das opções:

    • Empresa
    • Unidade
    • Ambos
    • Nenhum

    Este valor é um default utilizado na criação dos módulos de cobertura dos contratos. O controle é a nível de módulo, não de movimento. Existem pontos de customização onde o cliente pode tratar esse controle de forma específica a nível de movimento (procedimento).

    Qtde de dias de carência eletivaQuantidade de dias de carência eletiva para módulo sem procedimento associado.
    Qtde de dias de carência urgênciaQuantidade de dias de carência urgência para módulo sem procedimento associado.
    Valor do móduloValor padrão para esse módulo de cobertura conforme tabela de preço padrão da estrutura.
    Procedimentos


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    Campos da opção "Procedimentos":


    Campo:


    Descrição

    Módulo de coberturaCódigo e descrição do módulo de cobertura que foi selecionado para visualizar os procedimentos.
    ProcedimentoCódigo e descrição do Procedimento pertencente ao módulo selecionado. O código deverá estar cadastrado no programa Manutenção de Procedimentos - PR0110H
    Tabela de moeda e carência
    Identifica o código da tabela a ser utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários. O código da tabela a ser indicado, faz referência às tabelas cadastradas no programa Manutenção Moedas e Carências Coberturas e que são utilizadas para calcular carências, valores de pagamento e cobrança de procedimentos realizados bem como taxas de participação do beneficiário e desconto do prestador.
    Nº dias validadeIdentifica o número de dias de validade do procedimento, período este em que o mesmo não pode ser executado novamente. Caso o campo estiver zerado, esse controle não será realizado.
    Qtde procedimentosIndica o número de procedimentos que podem ser executados dentro do intervalo de dias de validade (campo Nº dias validade). Caso o campo estiver zerado, esse controle não será realizado.
    Autorização da empresaIndica a necessidade de autorização do procedimento por parte da empresa contratante.
    Autorização da unidade localIndica a necessidade de autorização do procedimento por parte da unidade local.
    Autorização do auditorIndica a necessidade de autorização do procedimento por parte do auditor.

    Pede autorização
    Indica a obrigatoriedade de informação da guia. Quando o procedimento estiver parametrizado no programa, o campo “Pede Autorização” estiver como “Sim” e na importação não ser localizada a guia informada no campo "NR_AUTORIZ" do PTU, haverá no processo de importação de movimentos (A500) a geração da glosa para a "classe de erro 146".

    Para maiores detalhes, confira a solicitação para criação deste parâmetro: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=201719999

    Insumos


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    Campos da opção "Insumos":


    Campo:


    Descrição

    Módulo de coberturaCódigo e descrição do módulo de cobertura que foi selecionado para visualizar os insumos.
    Tipo de insumoCódigo do tipo de insumo associado ao módulo da estrutura. O Tipo de Insumo deverá estar cadastrado na
    Manutenção Tipos Insumo - hpr.supplyType​
    .

    InsumoCódigo do insumo associado ao tipo de insumo informado. O código deverá estar cadastrado na
    Manutenção Insumos - RC0110C​
    .

    Tabela de moedas
    Identifica o código da tabela a ser utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários. O código da tabela a ser indicado, faz referência às tabelas cadastradas no programa Manutenção Moedas e Carências Coberturas e que são utilizadas para calcular carências, valores de pagamento e cobrança de procedimentos realizados bem como taxas de participação do beneficiário e desconto do prestador.

    Atenção: essa associação é utilizada apenas para buscar as moedas a serem utilizadas para valorização do insumo. As informações de carência presentes no cadastro de Moedas e Carências Coberturas é utilizado apenas para cálculo de carência de procedimentos.

    Dias eletivaValor para calculo da carência em eletiva de insumo quando o indicador do módulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.
    Dias urgênciaValor para calculo da carência em urgência de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.

    Valores do módulo


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    Campos da opção "Valores do módulo":


    Campo:


    Descrição

    Módulo de coberturaCódigo e descrição do módulo de cobertura que foi selecionado para visualizar os valores do módulo.
    PrincipalIndica se a tabela de preço é a principal para esse módulo. Neste caso, representado pela estrela preenchida.
    Tabela de preçoIndica a tabela de preço, utilizada no cálculo da mensalidade e disponível na .
    Valor do móduloValor de custo da tabela para o módulo de cobertura.

    Padrões de cobertura da estrutura


    Apresenta os padrões de cobertura das estruturas de produto, afim de determinar o plano ANS.

    [​IMG]



    Campos da tabela "Padrões de cobertura da estrutura":


    Campo:


    Descrição

    Código
    Código do padrão de cobertura. Esse código deve estar cadastrado no programa Manutenção Padrão Cobertura Genérica Planos - hpr-coveragePattern

    Padrão de coberturaDescrição do padrão de cobertura.​
    Plano ANSIdentificador do plano ANS. Este identificador deve estar cadastrado no programa PR0410C.
    Módulos inclusos


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    Campos da opção "Módulos inclusos":


    Campo:


    Descrição

    Padrão de coberturaCódigo e descrição do padrão de cobertura que foi selecionado para visualizar os módulos que estão incluídos neste padrão de cobertura.
    CódigoCódigo do módulo de cobertura. O código deverá estar cadastrado no programa Manutenção Módulos de Cobertura hpr.coverageModule.
    Módulos de coberturaDescrição do módulo de cobertura.
    Acréscimo inscrição (%)É o percentual de acréscimo para taxa de inscrição padrão do plano que será aplicado ao valor calculado da taxa de inscrição.
    Desconto inscrição (%)É o percentual de desconto para taxa de inscrição padrão do plano que será aplicado ao valor calculado da taxa de inscrição.
    Acréscimo mensalidade (%)

    É o percentual de acréscimo para a mensalidade padrão do plano que será aplicado ao valor calculado da mensalidade.

    Desconto mensalidade (%)
    É o percentual de desconto para a mensalidade padrão do plano que será aplicado ao valor calculado da mensalidade.

    Informações da aba Grau e faixa




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    Campos da aba Grau e faixa


    Campo:


    Descrição

    Obriga cadastrar o responsável para os dependentes do plano de saúde
    Indicador (Sim/Não) utilizado na digitação da proposta/beneficiários para verificar a obrigatoriedade de ser cadastrado um responsável para os dependentes do plano de saúde.

    Grau de parentesco responsávelIdentifica o grau de parentesco definido como responsável pelos dependentes do plano de saúde.
    Replica endereço do titular para os dependentes ativosIndica se ao realizar a alteração de endereço de um titular, o endereço deve ser replicado para os seus dependentes ativos.
    Graus de parentesco x Faixas etárias


    Apresenta os graus de parentescos das estruturas de produto, afim de, determinar as idades e fatores de multiplicação para cada grau.

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    Campos da tabela de formas de pagamento da estrutura:


    Campo:


    Descrição

    Grau de parentesco
    Grau de parentesco disponível na “Valor do fator multiplicador para cobrança da mensalidade.”.

    FaixaCódigo da faixa etária conforme a idade mínima e máxima.
    Idade mínimaIdade mínima para este grau de parentesco.
    Idade máximaIdade máxima para este grau de parentesco.
    Fator - inscriçãoValor do fator multiplicador a ser utilizado na cobrança de taxa de inscrição dos beneficiários.
    Fator - mensalidadeValor do fator multiplicador para cobrança da mensalidade do beneficiário.
    Permite inclusãoSe haverá inclusão de beneficiários nesta estrutura de produto e grau de parentesco.



    Especialização Fator x Módulo




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    Campos do modal "Especialização Fator x Módulo"


    Campo:


    Descrição

    Grau de parentesco
    Grau de parentesco disponível na “Manutenção Graus de Parentesco”.
    Faixa etáriaFaixa etária conforme a idade mínima e máxima.



    Campos da tabela "Especialização Fator x Módulo"


    Campo:


    Descrição

    Código
    Código identificador do relacionamento entre fator e módulo.

    Módulos de coberturaMódulo de cobertura presente no programa
    Módulo de cobertura​
    .
    FatorValor do fator multiplicador para cobrança da mensalidade.



    Informações da aba Convênio


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    Convênios x Formas de pagamento


    Apresenta os convênios parametrizados para a estrutura de produto.

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    Campos da tabela de convênios x formas de pagamento:


    Campo:


    Descrição
    SequênciaNúmero da sequência da parametrização, conforme o número mínimo e máximo de beneficiários.
    Convênio
    Código do convênio, disponível na Manutenção Convênios - hpr.medicalInsurance.

    Forma de pagamentoCódigo da forma de pagamento, relacionado ao tipo de plano e disponível na Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos - PR0110T.
    Nº mínimo de benef.Número mínimo de beneficiários.
    Nº máximo de benef.Número máximo de beneficiários.
    Fator - inscriçãoValor do fator multiplicador da taxa de inscrição.
    Fator - mensalidadeValor do fator multiplicador para mensalidade.
    Convênios x Graus e faixas etárias


    Apresenta as faixas etárias especiais por convênio, para que no momento da criação da faixa etária especial da proposta o sistema possibilite a utilização da faixa etária por convênio. Com isso a criação será através do convênio e não através das faixas da estrutura do produto.

    [​IMG]

    Campos da tabela de convênios x graus e faixas etárias:


    Campo:


    Descrição
    ConvênioCódigo do convênio, disponível na Manutenção Convênios - hpr.medicalInsurance.
    Grau de parentescoCódigo do grau de parentesco, disponível na Manutenção Associativa Tipo Plano x Grau Parentesco - PR0110N.
    FaixaNúmero para a faixa etária.
    Idade mínimaIdade mínima para a faixa etária.
    Idade máximaIdade máxima para a faixa etária.
    Fator - inscriçãoValor para o fator multiplicador da taxa de inscrição.
    Fator - mensalidadeValor para o fator multiplicador de mensalidade.
    Permite inclusão de benef.Indica se é permitida a inclusão de beneficiários neste grau de faixa.



    Informações da aba Dados de repasse


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    Planos de intercâmbio da estrutura


    Apresenta a estrutura de produto relacionada ao plano de intercâmbio e combinação de módulos obrigatórios ou opcionais, com o objetivo de determinar se esta combinação deverá ser utilizada na exportação ou importação de beneficiários repassados.

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    Campos da tabela de planos de intercâmbio da estrutura:


    Campo:


    Descrição
    Plano de intercâmbio
    Código do plano de intercâmbio, disponível na Manutenção Cobertura Intercâmbio - hpr.exchangeCoverage.

    AssociaçãoDefine se a parametrização deverá ser utilizada na importação de beneficiários, exportação ou ambos (importação e exportação).
    Combinação
    Tipo de combinação que será utilizado para vincular os módulos de cobertura.​

    Somente módulos obrigatórios (opção disponível para Importação e Exportação):

      • Importando - o beneficiário receberá apenas a cobertura obrigatória do contrato;
      • Exportando - o Plano de Intercâmbio desse registro será considerado apenas se o beneficiário possuir apenas módulos obrigatórios. Caso ele possua ao menos um módulo opcional, esse registro será desconsiderado, e o processo continuará procurando outro registro adequado.


    Independente módulos opcionais
    (opção disponível somente para Exportação):

      • Quando utilizada, considera o plano de intercâmbio independentemente da cobertura do beneficiário. Esta opção somente é considerada caso não existam registros dos demais tipos de combinação (Obrigatórios e Combina Opcional/Padrão Cobertura), ou seja, é o último registro a ser considerado apenas se nenhum outro mais adequado for encontrado.


    Combina Opcional/Padrão Cobertura
    (opção disponível para Importação e Exportação):

      • Importando - se a estrutura de produto utiliza padrão de cobertura, o beneficiário receberá esse padrão, mas se a estrutura não utiliza padrão de cobertura, então o beneficiário receberá exatamente a cobertura correspondente à essa combinação;
      • Exportando - se a estrutura de produto utiliza padrão de cobertura, a combinação será o próprio código do Padrão de Cobertura. Caso o beneficiário tenha exatamente os módulos desse padrão, esse Plano de Intercâmbio será considerado. Se a estrutura não possui padrão de cobertura, será verificado se o beneficiário possui exatamente a cobertura (módulos obrigatórios + opcionais) dessa combinação (Combinações Cobertura Intercâmbio). Em caso positivo, utilizará o plano de intercâmbio desse registro.
    Cód. combinaçãoCódigo da combinação.
    Plano de origem
    Possibilita escolher entre plano genérico ou plano específico; se for definido como plano específico, deve-se informar um nome de plano origem. Utilizado apenas na importação.

    Este campo considera o campo CD_PLANO_ORI do registro 103 do PTU para identificar o Plano de Origem para o beneficiário.

    Quando informado "Específico", será utilizado como critério para escolha da Estrutura de Produto para inclusão do beneficiário, mas se não encontrar o plano específico, o sistema verificará se existe registro com plano "Genérico".

    Observação: na exportação, o sistema preenche o campo CD_PLANO_ORI (do R103 do PTU) com a concatenação dos códigos de Modalidade, Plano e Tipo de Plano, todos com 2 dígitos cada, totalizando em 6 dígitos.

    Exemplo: se o beneficiário que está sendo exportado pertencer à modalidade 02, plano 01 e tipo de plano 90, o valor exportado em CD_PLANO_ORI será “020190”. No campo DS_PLANO_ORI é exportada a concatenação do Nome Reduzido do Plano e do Nome Reduzido do Tipo de Plano.

    Cód. plano origemCódigo do plano de origem.
    Descrição do doc. de identificação
    Descrição do plano para o Cartão Magnético (linha 04 do PTU).

    Utilizado na emissão do documento de identificação de beneficiários recebidos via repasse.

    Cód. tarjaCódigo (padrão PTU) que será gravado na tarja magnética (trilha 02) do cartão de identificação do beneficiário.



    Adicionar


    Adicionar​
    permite realizar a inclusão de uma nova estrutura de produto.

    Para acessar a função Adicionar basta clicar em um dos botões de adição destacados na imagem abaixo. A diferença entre eles, é que o Adicionar plano PF listará apenas as modalidades de pessoa física, e o Adicionar plano PJ listará apenas as modalidades de pessoa jurídica.



    [​IMG]

    A tela de adicionar é organizada em passos, conforme imagem abaixo.



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    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    Cancelar
    Cancelar a inclusão do registro.

    Se clicou em cancelar e for uma inclusão de nova estrutura de produto, será questionado se deseja realmente excluir o que foi feito, ou se deseja salvar parcialmente as informações preenchidas até o momento.

    AnteriorVoltar ao passo anterior.​
    PróximoAvançar ao próximo passo.



    Passo Estrutura


    É o passo no qual deverá ser informada a modalidade e o plano da estrutura de produto, conforme a imagem anterior.

    Campos do passo Estrutura:

    CampoDescrição
    Modalidade
    Código da modalidade.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

    Tipo de pessoa
    Campo parametrizado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

    Pode ser "Física" ou "Jurídica".

    Tipo de medicina
    Tipo de medicina relacionado à modalidade.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipo de Medicina - hpr.medicineBranch.

    Aceita repasseCampo parametrizado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.
    Plano
    Código do plano relacionado à modalidade.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde – hpr.healthInsurance.




    Passo Dados do plano


    É o passo no qual deverão ser informados os dados referente ao tipo de plano e ao plano ANS.

    [​IMG]

    Campos do passo Dados do plano:

    CampoDescrição

    Tipo de plano

    Descrição do tipo de plano.

    Nome reduzido

    Descrição reduzida do tipo de plano.

    Início da comercialização

    Data inicial da comercialização do plano.

    Fim da comercialização

    Data final da comercialização do plano.

    Registro plano


    Código de registro do plano ANS.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos ANS - PR0410C.


    Nome do plano ANS

    Nome para o Plano utilizado no Relatório para RPC (Reajuste de Planos Coletivos), RN223 (programa Olho Vivo), impresso na fatura de cobrança, "A450" (Guia Médico), "A1300" (Envio de Dados dos Beneficiários).
    Utilizar plano ANS existente

    Esse campo é utilizado para controlar em tela se deseja utilizar um plano ANS já existente (proveniente do programa Manutenção Planos ANS - PR0410C), ou se deseja cadastrar um novo plano ANS.

    Caso este campo esteja desmarcado, o campo "Registro plano" deixará de ser um zoom e será preenchido automaticamente ao salvar as informações.

    Dessa forma, se for incluir um novo plano ANS, o usuário deverá informar os seguintes campos:

    • Nome do plano ANS
    • Plano ANS / Operadora
    • Tipo do plano ANS
    • Segmento assistencial
    • Abrangência
    • Plano APS
    • Informações de envio da apólice RPC
    • Situação ANS

    Caso este campo esteja marcado para utilizar um plano ANS, deverá então ser selecionado um plano ANS através do zoom do campo "Registro plano", e os campos acima citados serão automaticamente preenchidos com as informações do cadastro do plano ANS (Manutenção Planos ANS - PR0410C).




    Caso seja selecionado um plano ANS existente, e alterada alguma informação dos campos acima citados, o plano ANS será atualizado com essas novas informações e estas serão replicadas a todas as estruturas de produto que utilizam este plano ANS.

    Se forem realizadas alterações nos dados do plano ANS, essas informações serão enviadas ao SIB.


    Plano ANS / Operadora

    Informar o código do plano ANS / Operadora, dependendo do tipo do plano ANS.

    Tipo do plano ANS


    Tipo do plano ANS, podendo ser uma das opções:

    • Regulamentado
    • Não Regulamentado
    • Adaptado

    Segmento assistencial


    Informar o tipo de cobertura assistencial do plano, podendo ser uma das opções:​

    • 00 - Não informado;
    • 01 - Ambulatorial;
    • 02 - Hospitalar;
    • 03 - Hospitalar com Obstetrícia;
    • 04 - Hospitalar sem Obstetrícia;
    • 05 - Referencia;
    • 06 - Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia;
    • 07 - Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia;
    • 08 - Ambulatorial + Odontológico;
    • 10 - Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico;
    • 11 - Hospitalar sem Obstetrícia + Odontológico;
    • 13 - Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico;
    • 14 - Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia + Odontológico;




    Para que o sistema considere o segmento assistencial cadastrado no plano ANS, isto é, na alteração ou inclusão de beneficiários o segmento assistencial será carregado automaticamente conforme este cadastro, selecione o parâmetro "Carrega Segmento Automaticamente" no programa
    Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro - VP0210O​
    .


    Rede de atendimento


    Informar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano.




    Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utilizar rede de atendimento?" do programa
    Manutenção Parâmetros Venda Planos Manutenção Cadastros - hvp.vpSettings​
    estiver selecionado.
    Para mais informações referentes a esse processo, acessar
    Rede de Atendimento - hcg.attendanceNetwork​
    .


    Classe hospitalar

    Código da classe hospitalar.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Classe Hospitalar hcg.accommodationType.

    Abrangência

    Informar uma abrangência relacionada ao plano ANS.




    Caso nenhuma abrangência seja informada cadastro, o sistema continuará considerando Abrangência x Proposta (Manutenção Associativa Abrangência x Proposta - PR0310D) ou Abrangência x Tipo de Plano (
    Manutenção Associativa Abrangência x Tipo Plano - hpr.assocCoveragePlanType​
    ) para a composição do código da rede referenciada.


    Tipo de contratação


    Informar o tipo de contratação, podendo ser uma das opções:

    • Individual ou Familiar.​
    • Coletivo por Adesão c/ Patrocínio;
    • Coletivo por Adesão S/ Patrocínio;
    • Coletivo Empresarial c/ Patrocínio;
    • Coletivo Empresarial S/ Patrocínio;
    • Não Informado.

    Tipo de natureza padrão


    Informar o tipo de natureza padrão, podendo ser uma das opções:

    • Física.
    • Empresarial.
    • Adesão.
    • Beneficiente.

    Validade do cartão

    Quantidade de tempo para a validade do cartão.

    Unidade da validade do cartão

    Identificação da unidade pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) do cartão.

    Validade da carteira

    Quantidade de tempo para a validade da carteira.

    Unidade da validade da carteira

    Identificação da unidade da validade da carteira pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) da carteira.
    Desconsidera unificação do cadastro de pessoaIndicador usado para desconsiderar a unificação do cadastro de pessoa.
    Desconsidera análise de crédito ao liberar propostaPermite desconsiderar o processo de análise de crédito ao liberar uma proposta.
    Integra com a farmácia do Unicoo
    Indica se o sistema tem integração com a farmácia comercial do Unicoo.​

    Caso esteja Sim neste campo, as informações referentes a beneficiários, contratantes, prestadores e propostas são enviadas para a Farmácia Unicoo para que sejam "espelho" nas 2 pontas (GPS e Unicoo), quando há alguma alteração. Assim, alterado nome usuário GPS -> manda a alteração para o Sistema Farmácia Unicoo.

    Plano APSInforma se o plano permite médico de família.

    Validade do termo

    Quantidade de tempo de validade do termo.

    Unidade da validade do termo

    Identificação da unidade da validade do termo de adesão pode ser: Ano, Mês ou Dia, de acordo com a unidade e o número definido pode ser calculada a data de validade (término) do termo de adesão.

    Dias de isenção do recém-nascido

    Número de dias em que o recém-nascido estará isento de cobrança de pré-pagamento.
    MaioridadeDefine a idade que será considerada como maioridade para os beneficiários. Quando um beneficiário atingir a idade limite para maioridade indicada no parâmetro, ocorrerá o término do benefício para esse beneficiário.

    Dias para excluir

    Quantidade de dias de antecedência para efetuar a exclusão do beneficiário.

    Excluir maior de idade para


    Indica quando será feita a exclusão do processo de maioridade:​

    • Final do mês (último dia do mês);
    • Aniversário (aniversário do beneficiário).

    Auditor padrão

    Usuário que o sistema vai enviar os contratos para realização da auditoria de contratos (liberação de contratos), se não informar nenhum usuário vai ser enviado para o usuário que tenha o papel de auditor.
    Se informado, o código deverá estar cadastrado na Manutenção Usuários - hte.userMaintenance.

    Caminho para geração dos aditivos de reajuste

    Informar o Caminho onde vai ser gerado os aditivos de reajuste.

    Layout do aditivo de reajuste


    Selecionar o layout de aditivo, podendo ser uma das opções:

    • Aditivo Reajuste 7 faixas.
    • Aditivo Reajuste 10 faixas.
    • Aditivo Reajuste Casos Especiais.

    Informações de envio da apólice RPC

    Critério para montagem do descritivo do plano durante envio do relatório RPC, que pode ter os valores:
    • 1 – Tipo de Plano + Modalidade + Proposta;
    • 2 – Código do Contratante;
    • 3 – Livre (solicitado em tela na geração da RPC).

    Situação ANS


    Selecionar a situação ANS, podendo ser uma das opções:

    • 1-Ativo;
    • 2-Ativo com comercialização suspensa;
    • 3-Inativo.

    Observações gerais

    Campo descritivo que permite adicionar informações gerais.



    Passo Dados financeiros


    Passo no qual deverão ser informados os dados referente à(s) forma(s) de pagamento para a estrutura de produto e algumas regras gerais para o produto como: vencimentos, tratamento de inadimplência, tabela de cobrança e pagamento, percentuais de acréscimo e desconto para taxa de inscrição/mensalidade, entre outras.

    [​IMG]

    Campos do passo Dados financeiros:

    Os campos descritos abaixo são utilizados para realizar a inclusão ou alteração de uma forma de pagamento.

    Ao informar os campos pertinentes e clicar para incluir na estrutura, será adicionado um novo item na tabela com as informações preenchidas no formulário.

    Ao clicar para editar alguma forma de pagamento listada na tabela "Formas de pagamento da estrutura", os campos abaixo serão carregados no formulário acima e poderá ser feita a manutenção dessas informações. Ao salvar as alterações, serão atualizadas as informações referentes à esta forma de pagamento na tabela em questão.

    CampoDescrição

    Forma de pagamento


    Informar o código da forma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na “Manutenção formas de pagamento”.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Formas de Pagamento - hpr.healthInsurancePaymentMode.


    Tabela de preço - Plano


    Informar a tabela relacionado a cobrança de mensalidade, que ficará como tabela padrão da estrutura de produto.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tabela Preços Planos - hpr.healthInsurancePriceList.


    Tabela de preço - Pagamento


    Informar a tabela para pagamento, que ficará como tabela padrão para a estrutura de produto.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tabela Quantidade Moedas hpr.procedurePriceList.


    Permite alterar indicador de cobrança da taxa de inscrição no cadastro do beneficiário

    Informar se no cadastramento do beneficiário o sistema deve questionar o usuário se haverá cobrança de taxa de inscrição. Se este parâmetro estiver desligado, o sistema não irá permitir a alteração do indicador de cobrança da taxa de inscrição.

    Permite alterar o indicador de cobrança de participação para o beneficiário

    Informar se no cadastramento do beneficiário o sistema deve questionar o usuário se haverá cobrança de participação para o beneficiário esta estrutura. Se este parâmetro estiver desligado, o sistema não permitirá a alteração do indicador de cobrança de taxa de inscrição.
    Cobra nova via da carteiraInformar se haverá cobrança de nova via de carteira. Se este parâmetro estiver ligado, deverá haver eventos relacionados à classe de nova via de carteira parametrizados nos módulo do sistema “Faturamento de Planos de Saúde”.
    MoedaIdentifica a sigla da moeda. Disponível apenas se "Cobra nova via da carteira" estiver ligado.
    Qtde moedas - nova viaInformar a quantidade de moedas da nova via do documento de identificação do beneficiário. Disponível apenas se "Cobra nova via da carteira" estiver ligado.
    Permite cobrar taxa de transferênciaInformar se haverá cobrança de taxa de transferência. Caso o beneficiário seja transferido para este produto, o sistema poderá cobrar uma taxa. Deverá haver eventos relacionados à classe de cobrança de transferência parametrizados no módulo do sistema “Faturamento de Planos de Saúde”.
    Permite parcelamento de reajuste retroativo
    Informa se haverá cobrança do reajuste retroativo do faturamento de planos de pré-pagamento de saúde através de parcelamento.

    Considera no aproveitamento de carênciasSe ligado, irá utilizar aproveitamentos de carência de um plano anterior do beneficiário.
    Dados adicionais
    Contabiliza por diferença de valores de cobrança x pagamento

    Informa se deve ocorrer a contabilização por diferença de valores cobrança x pagamento. Essa diferença pode existir pelo fato de o sistema trabalhar com a regra de pagamento do menor valor entre o cobrado e o calculado. Sendo assim, quando o parâmetro estiver ligado, essa diferença será considerada pela contabilização. Quando desligado, a contabilização irá considerar apenas o real pago.


    Quando esse campo estiver ativo, habilita a informação da Conta e Subconta para contabilização da diferença, no cadastro Manutenção Associativa Eventos x Contas Contábeis x Tipo Despesa - hfp.assocEventsAccountingExpType, do módulo Faturamento. Essa parametrização é realizada em conjunto com a contabilidade da empresa.

    Faturamento proporcional

    Indica se contratos/termos de adesão pertencentes a essa estrutura entrarão na regra de faturamento proporcional ou não.​


    Esse campo é um padrão. Ou seja, ao gerar um termo de adesão, este receberá o valor deste campo para o seu indicador de Faturamento Proporcional. Se a qualquer momento este campo for alterado, irá afetar apenas os próximos termos de adesão que forem gerados no futuro, sem afetar os termos de adesão já gerados antes da alteração. No Termo de Adesão esse indicador também pode ser alterado posteriormente

    Tipo de participação padrão
    Indica o tipo de participação que será preenchido por padrão na inclusão de novos contratos.​

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Participação - hvp.copaymentType.​




    Vencimentos


    Permite realizar manutenção nos vencimentos.

    Para acessar a funcionalidade deverá ser clicado no botão "Vencimentos", então será aberto um modal para realizar a manutenção dos vencimentos e tipos de vencimentos.

    Caso esteja incluindo uma nova forma de pagamento o modal apresentará dados em branco.

    Caso esteja realizando a edição de uma forma de pagamento e existir algum vencimento cadastrado, ao abrir o modal as informações serão carregadas na tabela "Vencimentos selecionados", os quais podem ser editados/removidos.

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    Campos do modal Vencimentos:

    CampoDescrição

    Informe o tipo de vencimento


    Informar quais os tipos de vencimentos que o produto poderá considerar nas cobranças.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção de Tipos de Vencimento - hvp.typeContractMaturity.


    Selecione o(s) dia(s) de vencimento

    Selecionar o(s) dia(s) a considerar para esse tipo de vencimento, podendo ser informados até 31 valores diferentes.

    Principais ações do modal Vencimentos:


    Ação:


    Descrição

    Adicionar vencimento
    Adicionar um novo vencimento à tabela "Vencimentos selecionados".
    Salvar alteraçãoEsse botão somente será exibido se estiver editando algum vencimento. Ele salvará as alterações efetuadas no vencimento em questão.
    Descartar alteraçãoEsse botão somente será exibido se estiver editando algum vencimento. Ele descartará as alterações efetuadas no vencimento em questão.
    CancelarDescarta qualquer alteração (inclusão/edição/remoção) que tenha sido realizada.​
    SalvarSalva as informações dos vencimentos referente à estrutura que está sendo incluída/modificada.

    Principais ações da tabela Vencimentos selecionados:


    Ação:


    Descrição
    EditarInicia a edição das informações referente ao vencimento selecionado.
    RemoverRemove o vencimento selecionado.



    Percentuais e datas


    Permite realizar manutenção das taxas administrativas.

    Para acessar a funcionalidade deverá ser clicado no botão "Percentuais e datas", então será aberto um modal para realizar a manutenção das taxas administrativas.

    Caso esteja incluindo uma nova forma de pagamento o modal apresentará dados em branco.

    Caso esteja realizando a edição de uma forma de pagamento, ao abrir o modal as informações serão carregadas da forma de pagamento selecionada.

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    Campos do modal Percentuais e datas:

    CampoDescrição

    Procedimentos com ato principal (%)

    Informar, caso exista, um percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para procedimentos com ato principal.

    Procedimentos com ato auxiliar (%)

    Informar, caso exista, um percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para procedimentos com ato auxiliar.
    Insumos com ato principal (%)Informar, caso exista, um percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para insumos com ato principal.
    Insumos com ato auxiliar (%)Informar, caso exista, um percentual para a taxa administrativa que poderá ser cobrada para insumos com ato auxiliar.
    Acréscimo na cobrança da taxa de inscrição (%)Informar, caso exista, um percentual de acréscimo para a cobrança da taxa de inscrição.
    Desconto na cobrança da taxa de inscrição (%)Informar, caso exista, um percentual de desconto na cobrança de taxa de inscrição.
    Acréscimo na cobrança da mensalidade (%)Informar, caso exista, um percentual de acréscimo para a cobrança de mensalidade.
    Desconto na cobrança da mensalidade (%)Informar, caso exista, um percentual de desconto na cobrança de mensalidade.
    Data limiteSe existe percentual, informar a validade da regra do respectivo percentual dos campos acima.



    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    CancelarDescarta qualquer alteração que tenha sido realizada.​
    SalvarSalva as informações das taxas administrativas referente à estrutura que está sendo incluída/modificada.



    Inadimplência


    Permite realizar manutenção da inadimplência.

    Para acessar a funcionalidade deverá ser clicado no botão "Inadimplência", então será aberto um modal para realizar a manutenção das tratativas de inadimplência.

    Caso esteja incluindo uma nova forma de pagamento o modal apresentará dados com as informações padrão preenchidas.

    Caso esteja realizando a edição de uma forma de pagamento, ao abrir o modal as informações referentes à inadimplência serão carregadas para os campos do modal e caso exista alguma notificação de inadimplência cadastrada ela estará listada na tabela "Controle de notificações de inadimplência", os quais podem ser editados/removidos.

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    Campos do modal Inadimplência:

    CampoDescrição

    Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano


    Informar se o sistema deve controlar a inadimplência (atraso no pagamento do plano de saúde) para os contratos cadastrados neste Tipo de Plano de Saúde. Quando ativo, o controle de inadimplência será aplicado no momento em que ocorrer uma autorização de procedimentos/insumos, emissão de carteira/cartão,etc.

    Os campos abaixo somente são solicitados em tela caso esse parâmetro estiver ativado.




    Importante: é possível habilitar/desabilitar o controle de inadimplência posteriormente diretamente na Proposta/Contrato, porém somente será possível ativar esse controle se este campo estiver previamente ativo neste cadastro.







    Considerar o contratante inadimplente depois de

    Informar o número mínimo de dias para considerar o contratante como inadimplente. Somente será informado se o campo Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado.
    Verificar títulos do contratante a partir
    Este parâmetro indica a partir de qual período serão verificados os títulos do contratante. Somente será informado se o parâmetro “Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano” estiver ligado. E pode ser:​

      • Inicio/Renovação do termo: verifica títulos emitidos a partir da data de renovação/inicio do termo de adesão;
      • No último período: verifica títulos no último período informado pelo usuário (dias, meses ou anos);
      • Data informada: verifica títulos com data de emissão a partir de uma data informada pelo usuário;
      • Todos emitidos: verifica qualquer titulo emitido do contratante.
      • Contratual/Termo: ​
        Esta opção atenderá a situação de não haver controle para renovação do termo de adesão, mas o controle da inadimplência deve ser pela vigência contratual. Esta opção terá a mesma regra da opção Inicio/Renovação do termo. Na opção Inicio/Renovação do termo o controle é realizado através da data de início do termo ou a data de renovação. Na opção
        Contratual/Termo​
        é realizada uma simulação da renovação para controle da data de vigência contratual através da quantidade e unidade parametrizada.
    Tipos de títulos
    Informar os tipos de títulos que serão considerados.​

    Somente será informado se o campo Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado.​

    Escolher entre:​

      • Faturados termo de adesão: verifica apenas títulos faturados do contrato;
      • Faturados contratantes: verifica títulos faturados do contratante, independente do contrato;
      • Implantados: Verifica apenas títulos implantados do contratante no Contas a Receber, ou seja, considera apenas títulos que não possuem fatura no Gestão de Planos;
      • Todos: Verifica qualquer titulo do contratante.
    Período para verificar a inadimplência
    Informar a quantidade de dia, mês ou ano.

    Somente será informado se o parâmetro Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado e o parâmetro Verificar títulos a partir de estiver No último período ou
    Contratual/Termo​
    .


    Unidade
    Informar a unidade de medida do período.

    Somente será informado se o parâmetro Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado e o parâmetros Verificar títulos a partir de estiver No último período ou
    Contratual/Termo​
    .


    Escolher entre Dia, Mês ou Ano.

    Data inicial para verificar títulos na inadimplência
    Informar a data para inicio da verificação dos títulos do contratante.

    Somente será informado se o parâmetro Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado e o parâmetro Verificar títulos a partir de estiver Data informada.

    Acumula dias em atraso dos títulos do contratante
    Informar se serão acumulados os dias em atraso dos títulos do contratante.

    Se informado “Sim”, serão acumulados os dias em atraso dos títulos em aberto e/ou dias pagos em atraso dos títulos fechados. Se informado “Não”, será considerado o número de dias do maior título aberto em atraso.

    Somente será informado se o campo Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado.

    Forma de acúmulo
    Informar a forma de acumular dias de títulos pagos em atraso e/ou títulos abertos em atraso.​

    Somente será informado se o campo Trata inadimplência para os contratos desse Tipo de plano estiver ligado e o campo Acumula dias em atraso dos títulos do contratante marcado.​

    Escolher entre:​

    • Independente título em aberto: acumula dias de títulos abertos em atraso e títulos pagos em atraso;
    • Se existir título aberto: acumula dias de títulos abertos em atraso. Caso haja pelo menos um titulo aberto em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso;
    • Títulos em aberto: acumula somente dias de títulos abertos em atraso;
    • Se existir título em aberto que venceram: acumula dias de títulos abertos em atraso que já venceram. Caso haja pelo menos um título em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso;
    • Maior título aberto atrasado e pagamento atrasado: Acumula dias do maior título em atraso que não foi pago, com o número de dias do maior título pago em atraso. Assim como na opção Se existir título em aberto que venceram, desconsidera títulos vencidos mas que foi negociada uma data para pagamento que ainda não venceu.
      • Essa opção solicita os seguintes campos:
        • Considera quantidade de dias do título em aberto: quantidade mínima de dias que o título precisa estar em aberto para ser considerado.
          • Exemplo: se o parâmetro estiver zerado, então qualquer título em atraso será considerado; se o parâmetro estiver com valor 5, então o título precisa estar vencido há ao menos 5 dias corridos para ser considerado. Nessa regra não são considerados apenas dias úteis.
        • Considera quantidade de dias de títulos em atraso: número de dias anteriores à data atual para considerar títulos já pagos em atraso.
          • Exemplo: se o parâmetro estiver zerado, então o título somente será considerado se o seu pagamento em atraso ocorreu hoje; se o parâmetro estiver com o valor 5, então o título somente será considerado se o seu pagamento em atraso ocorreu nos últimos 5 dias corridos. Nessa regra não são considerados apenas dias úteis.
    Inadimplência por espécieIndicar se a regra de inadimplência deve ser por tipo de espécie dos títulos, ou seja, controlar a inadimplência para cada espécie.



    Principais ações da modal Inadimplência:


    Ação:


    Descrição

    CancelarDescarta qualquer alteração (inclusão/edição/remoção) que tenha sido realizada.​
    SalvarSalva as informações da inadimplência referente à estrutura que está sendo incluída/modificada.



    Principais ações da tabela Controle de notificações de inadimplência:


    Ação:


    Descrição

    AdicionarAbre o modal "Adicionar controle de notificações" para inclusão de um novo período de controle de notificações de inadimplência.​
    DetalharAo clicar sobre a data inicial abrirá um modal detalhando as notificações.
    CancelarInsere uma data de fim ou remove o período. Somente será possível remover o período se ainda não houveram notificações aplicadas, caso contrário poderá apenas informar uma data final de validade para o período.



    Ao clicar em adicionar, será aberto o modal "Adicionar controle de notificações" para inclusão de um novo período para controle de notificações de inadimplência.

    Por padrão, o campo "Data de início" iniciará preenchido com a data atual se não houverem períodos cadastrados, ou com a próxima data após a validade do último período cadastrado.

    Após preencher a data de início, data de validade (não obrigatória) e o número de dias e clicar para incluir notificação, as datas de início e validade serão desabilitadas, podendo ser inseridas novas notificações, sempre com um número de dias maior que a notificação anterior.

    O botão incluir notificação adiciona as informações do formulário na tabela logo abaixo, podendo ainda remover alguma notificação indesejada.

    Ao salvar o novo período, voltará para a tela de inadimplência listando o novo período cadastrado na tabela, podendo também detalhar as notificações recém inseridas.

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    Campos do modal Adicionar controle de notificações:

    CampoDescrição

    Data de início


    Informar a data de início para o período


    Data de validade

    Informar a data final para o período
    Número do período
    Informação calculada automaticamente.​

    Número da notificaçãoInformação calculada automaticamente.
    Número de diasInformar o número de dias para a notificação

    Principais do modal Adicionar controle de notificações:


    Ação:


    Descrição

    Incluir notificaçãoInclui as informações do formulário na tabela ao final do modal.​
    CancelarDescarta as informações preenchidas nesse modal.
    ConfirmarSalva as informações preenchidas e retorna para o modal anterior.
    Taxa de inscrição


    Os campos descritos abaixo são utilizados para realizar a inclusão ou alteração das taxas de inscrição da estrutura.

    Ao informar os campos pertinentes e clicar para incluir na estrutura, será adicionado um novo item na tabela "Taxas de inscrição da estrutura" com as informações preenchidas no formulário.

    Quando clicar para editar alguma taxa de inscrição listada na tabela "Taxas de inscrição da estrutura", os campos abaixo serão carregados no formulário acima e poderá ser feita a manutenção dessas informações. Ao salvar as alterações, serão atualizadas as informações referentes à esta taxa de inscrição na tabela em questão.

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    Campos da Taxa de Inscrição:

    CampoDescrição

    Forma de pagamento


    Informar o código da forma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na “Manutenção formas de pagamento”.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Formas de Pagamento - hpr.healthInsurancePaymentMode.

    SequênciaValor numérico calculado automaticamente pelo sistema.

    Nº mínimo de beneficiários

    Informar a quantidade de beneficiários inicial. Pode-se definir o percentual de inscrição conforme o número de beneficiários (inicial/final) da proposta.

    Nº máximo de beneficiários

    Informar a quantidade limite de beneficiários.

    Percentual taxa de inscrição

    Informar o percentual de taxa de inscrição a ser aplicado no cálculo do faturamento.
    Fator multiplicador - MensalidadeInformar o valor do fator multiplicador para cobrança da mensalidade.

    Principais ações da Taxa de Inscrição:


    Ação:


    Descrição

    Incluir na estrutura
    Adicionar uma nova taxa de inscrição à tabela "Taxas de inscrição da estrutura".
    Salvar alteraçãoEsse botão somente será exibido se estiver editando alguma taxa de inscrição. Serão salvas as alterações efetuadas na taxa de inscrição em questão.
    Descartar alteraçãoEsse botão somente será exibido se estiver editando alguma taxa de inscrição. Serão descartadas as alterações efetuadas na taxa de inscrição em questão.

    Principais ações da tabela Taxas de inscrição da estrutura:


    Ação:


    Descrição

    EditarInicia a edição das informações referentes à taxa de inscrição selecionada.​
    RemoverRemove a taxa de inscrição selecionada.
    Passo Cobertura


    Passo onde serão incluídos os módulos de cobertura utilizados nos planos. Um módulo de cobertura é um agrupador de procedimentos/insumos que definem a cobertura de um determinado plano de saúde.

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    Campos do passo Cobertura:

    CampoDescrição
    Usa padrão de cobertura
    Permite identificar se o tipo de plano utiliza o conceito de padrão de cobertura, o qual contempla a cobertura do beneficiário por meio de módulos. Quando ativado, habilitará a visualização da tabela "Padrões de cobertura da estrutura".

    Permite agregar módulos opcionais nos padrões de coberturaIdentifica se o tipo de plano permite trabalhar com módulos agregados.
    Descrição dos módulos do plano à serem exibidas durante a autorização de guias (Opcional)Campo reservado para informações e observações adicionais sobre os módulos do plano.
    Incluir um módulo de cobertura


    Os campos descritos abaixo são utilizados para realizar a inclusão dos módulos de cobertura.

    Para incluir um módulo de cobertura, basta clicar no botão destacado na imagem abaixo:

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    [​IMG]

    [​IMG]

    Campos do modal Incluir um módulo de cobertura:

    CampoDescrição
    Módulo de cobertura
    Código do módulo de cobertura que será adicionado na estrutura.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Módulos de Cobertura - hpr.coverageModule.

    Obrigatório
    Esta opção serve para indicar se a cobertura do módulo é padrão.

    • Se for marcado como “Sim”, todos os contratos desta modalidade, plano e tipo de plano terão cobertura do referido módulo;
    • Se for marcado como “Não”, será opcional para cada contrato, podendo ainda ser padrão ou opcional para cada contrato. Se for opcional no contrato, possibilita que a cobertura seja por beneficiário.
    Agrega módulo ao padrão de cobertura (como módulo opcional)
    Este parâmetro agrega o módulo ao padrão de cobertura. Para que possa ser marcado, é necessário que a opção "Modulo opc. Padrao cob" do programa Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C, esteja ativada.

    Enquanto este parâmetro estiver marcado, não será possível finalizar o cadastro da tela Manutenção Coberturas com Percentual Acréscimo/ Decréscimo - PR0210J, pois o módulo estará definido como agregado para o produto.

    Disponível no Portal Empresa
    Indica se a utilização do módulo está disponível no portal empresa. Desta forma, pode-se determinar quais módulos da estrutura serão visíveis para a empresa.

    Disponível nas transferências de beneficiários do Portal EmpresaIndicador para liberar a utilização do módulo nas transferências de beneficiários do Portal Empresa.
    Inclui módulo automaticamente nos beneficiáriosIndica se este módulo será incluído automaticamente para módulos que não são obrigatórios e que não sejam padrão de cobertura. Caso o indicador estiver ativo, então o sistema criará nos módulos do beneficiário o módulo automaticamente.
    Forma de cobrança da participação
    Indica onde é cobrada a participação. Possui as opções:

    • Uso base-cobra fatura/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-cobra unidade/Uso fora-nao cobra;
    • Uso base-cobra prestador/Uso fora-nao cobra;
    • Uso base-cobra prestador/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-cobra unidade/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-cobra prest-Unidade/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-cobra prest-Fatura/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-Nao cobra/Uso fora-cobra fatura;
    • Uso base-Nao cobra/Uso fora-nao cobra.
    Responsável pela autorização
    Indica quem é o responsável pela autorização. Possui as opções:

    • Empresa;
    • Unidade;
    • Ambos;
    • Nenhum.

    Este valor é um padrão utilizado na criação dos Módulos de Cobertura dos Contratos. O controle é a nível de Módulo, não de Movimento. Existem pontos de customização onde o cliente pode tratar esse controle de forma específica a nível de Movimento (Procedimento).

    Dias de carência eletivaQuantidade de dias de carência eletiva para módulo sem procedimento associado.

    Dias de carência urgência​


    Quantidade de dias de carência de urgência para módulo sem procedimento associado.

    Forma de pagamento
    Código da forma de pagamento.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Formas de Pagamento - hpr.healthInsurancePaymentMode.

    Vincular tabelas de preço

    [​IMG]

    Campos da modal Vincular tabelas de preço:

    CampoDescrição
    Tabela de preço - Plano
    Código da tabela de preço.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tabela Preços Planos - hpr.healthInsurancePriceList.

    Valor do módulo (R$)Valor padrão para esse módulo de cobertura conforme tabela de preço padrão da estrutura.
    + AdicionarAdicionar a tabela de preço e o valor do módulo informados.
    Incluir procedimento no módulo de cobertura


    Os campos descritos abaixo são utilizados para realizar a inclusão de procedimentos no módulo de cobertura. Essa inclusão possibilita a associação dos procedimentos que estarão contemplados no módulo, ao módulo da estrutura do plano.

    Para incluir um procedimento, basta clicar na opção destacada na imagem abaixo:

    [​IMG]

    Telas de inclusão de procedimentos:

    [​IMG]

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    Campos do modal Incluir procedimento no módulo de cobertura:

    CampoDescrição
    Procedimento
    Código do procedimento.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Moedas e Carências Coberturas - PR0210F.

    Tabela de moeda e carência
    Código da tabela que será utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários.

    As tabelas são utilizadas para calcular carências, valores de pagamento e cobrança de procedimentos realizados, assim como taxas de participação do beneficiário e desconto do prestador.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Moedas e Carências Coberturas - PR0210F.

    Necessita autorização da empresaIndica se haverá necessidade de autorização do procedimento por parte da empresa contratante.
    Necessita autorização da unidade localIndica se haverá necessidade de autorização do procedimento por parte da unidade local.
    Necessita autorização do auditorIndica se haverá necessidade de autorização do procedimento por parte do auditor.
    Pede autorização
    Indica a obrigatoriedade de informação da guia.

    Quando o procedimento estiver parametrizado no programa, o campo Pede autorização estiver marcado como “Sim” e na importação não for localizada a guia informada no campo NR_AUTORIZ do PTU, haverá no processo de importação de movimentos (A500) a geração da glosa para a "classe de erro 146".

    Para maiores detalhes, confira a solicitação para criação deste parâmetro: Geração de Glosa para Procedimentos sem Guia de Autorização.

    Nº de dias de validade
    Identifica o número de dias de validade do procedimento, ou seja, período em que o procedimento não poderá ser executado novamente.

    Caso o campo estiver zerado, esse controle não será realizado.

    Qtde de procedimentos
    Indica o número de procedimentos que podem ser executados dentro do intervalo de dias de validade, definido no campo Nº de dias de validade.

    Caso o campo estiver zerado, esse controle não será realizado.

    Incluir procedimento no módulo
    Incluir o procedimento que foi cadastrado.

    Após incluir um procedimento, ainda poderão ser inclusos mais procedimentos e, assim que todos os procedimentos necessários forem incluídos, deverá ser utilizado o botão "Salvar".

    Incluir insumo no módulo de cobertura


    Os campos descritos abaixo são utilizados para realizar a inclusão de insumos no módulo de cobertura. Essa inclusão possibilita a associação dos insumos que estarão contemplados no módulo, ao módulo da estrutura do plano.

    Para incluir um insumo, basta clicar na opção destacada na imagem abaixo:

    [​IMG]

    Telas de inclusão de insumos:

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    Campos do modal Incluir insumo no módulo de cobertura:

    CampoDescrição
    Tipo de insumo
    Código do tipo de insumo.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Insumo - hpr.supplyType.

    Insumo
    Código do insumo.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Insumos - RC0110C,

    Tabela de moedas - Valorização
    Código da tabela que será utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários.

    As tabelas são utilizadas para calcular carências, valores de pagamento e cobrança de procedimentos realizados, assim como taxas de participação do beneficiário e desconto do prestador.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Moedas e Carências Coberturas - PR0210F.

    Observação: essa associação é utilizada apenas para buscar as moedas que serão utilizadas para valorização do insumo. As informações de carência presentes no cadastro de Moedas e Carências Coberturas é utilizado apenas para cálculo de carência de procedimentos.

    Dias de carência eletivaValor para cálculo da carência em eletiva de insumo quando o indicador do módulo correspondente tiver o valor "2 - Insumo".
    Dias de carência urgênciaValor para cálculo da carência em urgência de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor "2 - Insumo".
    Incluir insumo no módulo
    Incluir o insumo que foi cadastrado.

    Após incluir um insumo, ainda poderão ser inclusos mais insumos e, assim que todos os insumos necessários forem incluídos, deverá ser utilizado o botão "Salvar".

    Passo Confirmação


    É o passo no qual deverão ser conferidas as informações preenchidas anteriormente. Se estiver tudo certo, pode ser finalizada a inclusão da nova estrutura de produto, clicando em finalizar.

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    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    Cancelar
    Cancelar a inclusão do registro.

    Se clicou em cancelar e for uma inclusão de nova estrutura de produto, será questionado se deseja realmente excluir o que foi feito, ou se deseja salvar parcialmente as informações preenchidas até o momento.

    AnteriorVoltar ao passo anterior.​
    FinalizarSalva as informações referentes à nova estrutura de produto.

















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