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Manutenção Despesas ANS - haf.ansExpenses

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por Leonardo Miguel Traiber, Outubro 28, 2022.

  1. Página editado por Leonardo Miguel Traiber




    Visão geral do programa


    Este programa tem por objetivo, cadastrar a relação dos tipos de despesas assistenciais com os módulos de cobertura dos planos de saúde ou com os procedimentos e/ou insumos, para serem utilizados nos relatórios solicitados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) nos principais programas relacionados, conforme descrito abaixo.

    Esse cadastro é utilizado principalmente nos Livros auxiliares da contabilidade do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul e na emissão do quadro de cobertura assistencial da DIOPS e Geração do SIP (Sistema de Informação de Produtos). Esse programa irá permitir cadastrar despesas dos procedimentos e insumos por transação e/ou as despesas dos módulos.

    Observação: serão considerados somente os módulos que estão parametrizados para envio ao SIP na Manutenção Módulos de Cobertura - hpr.coverageModule, quando o campo “Informa Modulo SIP ANS” estiver marcado.

    Tela de Transação x Procedimento/Insumo

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    Tela de Módulo

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    Esse cadastro é acessado através do programa Central SIP - haf.centralSip.

    [​IMG]

    Ações relacionadas:


    Ação:


    Descrição

    ParametrizarParametrizar os dados dos registros que estiverem selecionados.
    RemoverExcluir os registros que estiverem selecionados.
    ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
    PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros específicos.
    Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
    Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.
    Transação x Procedimento/InsumoAcessar a aba de parâmetros de transação por procedimento/insumo.
    MóduloAcessar a aba de parâmetros do módulo.
    Pesquisar


    É possível encontrar registros informando parâmetros específicos.

    [​IMG]


    Tela de busca por Transação x Procedimento:

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    Tela de busca por Módulo:

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    Principais campos:


    Campo:


    Descrição

    Tipo de registro
    Informar o tipo de registro. Possui as opções:

    • Transação x Procedimento;
    • Módulo.
    MóduloInformar o código do módulo.
    TransaçãoInformar o código da transação.
    Tipo de movimento
    Informar o tipo de movimento dos registros que devem ser pesquisados. Possui as opções:

    • Procedimento;
    • Insumo;
    • Ambos.
    Despesa ANS
    Informar o tipo de despesa ANS dos registros que devem ser pesquisados. Possui as opções:

    • Não informado;
    • 01 - Consultas Médicas;
    • 02 - Outros Atendimentos Ambulatoriais;
    • 03 - Exames;
    • 04 - Terapias;
    • 05 - Internações;
    • 09 - Demais Despesas Médico-Hospitalares;
    • 10 - Procedimentos Odontológicos;
    • 11 - Consultas Médicas em Pronto Socorro.
    Somente itens sem despesa cadastradaSe está opção for marcada, a pesquisa irá ignorar os itens que já tiveram despesa parametrizada, buscando somente os itens que ainda precisam ter a despesa informada.
    CancelarCancelar a busca por registros.
    Aplicar filtrosAplicar os filtros de busca e iniciar a pesquisa.
    Parametrizar


    Parametrizar permite realizar o cadastro dos parâmetros dos registros que estiverem selecionados.

    Será utilizado o botão Pesquisar para buscar os registros que serão parametrizados, editados ou removidos.

    Após informar os dados dos registros que devem ser pesquisados, serão listados aqueles que se encaixarem nas informações filtradas. Os registros que não possuírem parametrização serão listados como NÃO PARAMETRIZADO, destacando que necessitam de parametrização, para evitar erro no processo de geração do SIP.

    Será possível parametrizar um ou vários registros, dependendo da quantidade selecionada. Caso mais de um movimento esteja selecionado no momento da parametrização, será exibido alerta “Existem diversos registros selecionados. Deseja Continuar?” para que confirmar se deseja parametrizar mais de um item.

      • Se informado “Sim”, todos os itens selecionados possuirão a parametrização que será informada.
      • Se informado “Não”, o sistema não irá alterar os itens e retornará à tela inicial.

    A tela de parametrização irá permitir que todos os itens e seus subitens sejam preenchidos em apenas uma única tela.

    Após finalizada a parametrização, clicar no botão “Salvar” para gravar os tipos de despesas na base de dados. Se ao invés de salvar, o usuário pressionar o ícone de "X" na parte superior, nenhum registro será alterado.

    Para acessar a função Parametrizar, basta selecionar um ou mais registros e clicar no botão destacado na imagem abaixo.

    [​IMG]

    Tela de opções da função Parametrizar:

    [​IMG]

    Principais ações:

    Ação:Descrição
    Ícone de X no canto superior direito da aba de ParametrizarCancelar a parametrização do registro.
    SalvarSalvar as informações registradas.



    Editar


    Editar ​
    permite alterar as informações do registro. Para acessar a função
    Editar ​
    basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


    [​IMG]

    Tela de opções da função Editar:

    [​IMG]

    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    Ícone de X no canto superior direito da aba de EditarCancelar a edição do registro e manter as informações anteriores.
    SalvarSalvar as novas informações registradas.​


    Principais campos e parâmetros:


    Campo:Descrição

    Transação


    Código da transação.

    O código deverá estar cadastrado na Manutenção Transação Movimento - RC0110F.

    Tipo
    Indica o tipo de movimento do registro. Possui as opções:

    • P - Procedimento;
    • I - Insumo.
    Procedimento/Insumo
    Código do procedimento ou insumo.

    O código do procedimento deverá estar cadastrado na Manutenção Procedimentos - PR0110H.

    O código do insumo deverá estar cadastrado na Manutenção Insumos - RC0110C.

    Despesa ANS
    Indica a despesa ANS.

    Possui as opções:

    • Não informado;
    • 01 - Consultas Médicas;
    • 02 - Outros Atendimentos Ambulatoriais;
    • 03 - Exames;
    • 04 - Terapias;
    • 05 - Internações;
    • 09 - Demais Despesas Médico-Hospitalares;
    • 10 - Procedimentos Odontológicos;
    • 11 - Consultas Médicas em Pronto Socorro.

    Esta descrição está disponível na norma ANS, que regulamenta o SIP.

    Tipo de despesa
    Indica o tipo de despesa ANS.

    O tipo de despesa deverá ser informado quando o campo Despesa ANS for "02 - Outros Atendimentos Ambulatoriais", "03 - Exames", "04 - Terapias", "05 - Internações" ou "10 - Procedimentos Odontológicos".

    Os tipos de despesa serão diferentes para cada despesa ANS, então será apresentada a descrição conforme norma ANS. Esta descrição está disponível na norma ANS, que regulamenta o SIP.

    Subtipo despesa
    Indica o subtipo da despesa ANS.

    O subtipo deverá ser informado quando o campo Despesa ANS for "05 - Internações" e o campo Tipo de despesa for "02 - Cirúrgica" ou "04 - Pediátrica", para que seja informado o tipo de cirurgia que foi realizada e o tipo de internação pediátrica.

    Esta descrição está disponível na norma ANS, que regulamenta o SIP.

    Regime
    Indica o regime de internação correspondente à despesa ANS.

    O regime deverá ser informado quando o campo Despesa ANS for "05 - Internações", para que seja informado o regime de internação que será relacionado ao movimento do Revisão de Contas Médicas.

    Esta descrição está disponível na norma ANS, que regulamenta o SIP.

    Causa
    Indica a causa da despesa ANS.

    A causa deverá ser informada quando o campo Despesa ANS for "05 - Internações", para que seja informada a causa da internação que será relacionada ao movimento do Revisão de Contas Médicas.

    Esta descrição está disponível na norma ANS, que regulamenta o SIP.

    StatusIndica se o registro está parametrizado ou não parametrizado.



    Remover


    Remover​
    permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

    [​IMG]

    Tela de opções da função Remover:​

    [​IMG]

    Para remover mais de um registro, basta selecionar os registros que deseja excluir e clicar no botão destacado na imagem abaixo.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Principais ações:


    Ação:


    Descrição


    Cancelar

    Cancelar a exclusão do(s) registro(s).
    Confirmar
    Confirmar a exclusão do(s) registro(s).​



    Gerenciador de colunas


    Possibilita selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.​

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    Exportar


    Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.

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    Principais ações:


    Ação:


    Descrição

    Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
    CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
    ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.




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