1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

FAQ 58717 - Como é feita a atualização de Documentos de Compra com ST Antecipada sem somar ao...

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Setembro 9, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Talita Tsakires Liebl



    FAQ: 58717 - Como é feita a atualização de Documentos de Compra com ST Antecipada sem somar ao Total da Nota Fiscal?



    Produto:Datasul
    Ambiente:EMS 2
    Versão:7



    Avaliação
    Sintoma
    Causa





    FAQ 58717 - Como é feita a atualização de Documentos de Compra com ST Antecipada sem somar ao Total da Nota Fiscal?

    Solução

    FAQ 58717 - Atualização de Documentos de Compra com ST Antecipada sem somar ao Total da Nota Fiscal



    [​IMG]


    A substituição tributária Antecipada ocorre já na entrada da mercadoria no estado de SP. Logo o Substituto Tributário deverá realizar a retenção do imposto já na entrada da mercadoria. O ICMS será recolhido pela empresa diretamente ao Fisco, logo não fará parte do Total da NF nem da Duplicata.



    A: Fornecedor (localizado em outro Estado)

    B: Comprador – Substituto Tributário

    C: Comprador – Substituído Tributário

    D: Consumidor Final

    [​IMG]


    Ao realizar a venda das mercadorias, cujo ICMS Antecipado foi pago na entrada, este valor deverá ser impresso na observação das notas fiscais de saída, obedecendo as proporções (quantidade entrada X quantidade vendida)

    A: Fornecedor (localizado em outro Estado)

    B: Comprador – Substituto Tributário

    C: Comprador – Substituído Tributário

    D: Consumidor Final


    Quando o material comprado for enquadrado na Substituição Tributaria Antecipada deve ocorrer o seguinte:


    Nota: Para notas de devolução de clientes não foi identificado nenhuma obrigação ou lançamento contábil adicional que não possa ser feito na versão atual.

    Para o cálculo desse tipo de Substituição Tributária deverão ser seguidos além das parametrizações abaixo, as parametrizações contidas na FAQ 58062 Como o recebimento calcula a substituição tributária para notas de compra?



    Nota! O ICMS será recolhido pela empresa diretamente ao Fisco, logo este valor não deve fazer parte do Total da NF nem da Duplicata.

    A Natureza de Operação da nota fiscal de compra deve indicar ICMS Subs. Trib. Antecipada. Este parâmetro deve ser o primeiro a ser considerado e, quando estiver marcado, deverá ser ignorado o parâmetro “Gera Crédito Subs. Trib.” tanto contabilmente quanto fiscalmente, para notas ficais de compras não terá direito a crédito.


    Exemplo de Tela CD0606 – Parametrização da natureza de operação para ST Antecipada






    Exemplo de Tela CD0602 – Parametrização das contas para ST Antecipada

    [​IMG]





    Abaixo seguem exemplos de nota fiscal com ST Antecipada. No exemplo abaixo, serão usados o valor total da nota de 3.000,00 e o valor ST de 132,00 e observe que o valor Total da Nota será 3.000,00 e não 3.132,00

    [​IMG]
    Exemplo de Tela RE1001A1 – Valor da ST

    [​IMG]


    No cálculo da substituição tributária já é considerado o Índice de Valor Adicionado Setorial (IVA-ST) informado por item relacionado às Unidades de Federação Origem e Destino da mercadoria. Esta alteração está sendo feita no IPP “Incluir UF origem no Item UF”. Ver FAQ 58062.


    Exemplo de Telas Valor Duplicata.
    [​IMG]


    Na contabilização do ICMS Substituto passa ser gravado na conta de “ICMS Subs Trib Antecipada” contra a conta “Transitória ICMS Subs Trib Antecipada”.

    A “Transitória ICMS Subs Trib Antecipada” substitui a Transitória de Fornecedores, portanto controla o valor recolhido referente as compras.

    No exemplo abaixo, o valor do ICMS Subs Trib Antecipada não é considerado na conta de saldo estoque do item e no total da nota fiscal e é lançado nas novas contas conforme CD0602

    Nota: haverá um conta de saldo de saldo do item Branco sendo contabilizada a débito e a crédito, somente para fins de utilização do sistema.

    O custo da ST não será considerado para seu estoque, pois não aumentou o valor de sua mercadoria, logo não há como parametrizar para Gerar crédito de ICMS antecipado, pois serão contabilizados esses valores em suas respectivas contas, podendo ser feito o levantamento dos valores, se necessário.


    Exemplo de Tela RE0701 – Grade contábil de nota fiscal de compra

    [​IMG]



    Observações



    Exibir Online · Ver Alterações Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página