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FAQ 53127 - Como é o tratamento de Devolução de Cliente?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Setembro 23, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Jaqueline Hobus Dionizio




    FAQ 53127 - Como é o tratamento de Devolução de Cliente?



    Produto:Datasul
    Ambiente:Unspecified
    Versão:3



    Avaliação
    Sintoma

    Como é o tratamento de Devolução de Cliente?

    Causa

    Como é o tratamento de Devolução de Cliente?

    Solução

    FAQ 53127 - Como é o tratamento de Devolução de Cliente?



    Parâmetros Necessários para lançamento de devolução de cliente:



    Natureza de Operação (CD0606);

    Tipo: Devolução Cliente;

    CFOP: Devolução Cliente;

    Espécie de Título: Nota de Crédito (NC);

    Tipo Receita/Despesa: Receita;

    Gera Duplicata: Não;

    CR Automático: Não.



    OBS: Caso não seja informada a Espécie de Título a integração com o Módulo de Contas a Receber não ocorrerá.



    Manutenção Estabelecimentos (CD0403): A parametrização para o tratamento das Notas de Crédito, nas Devoluções de Clientes, será definida na função Manutenção Estabelecimentos (CD0403), campo Integração CR x NCR A integração pode ser com o produto Datasul-EMS ou EMS5, conforme parametrizado nos Parâmetros Globais (CD0101).

    Independente do cliente possuir seu contas a receber no EMS2 ou no EMS5, o módulo de contas a receber deve estar marcado na pasta módulos.

    Nota: se a integração for com EMS5 deverá estar parametrizado no programa de Manutenção Parâmetros Estabelecimentos ACR o mesmo tipo de integração do EMS2 do CD0403.



    Integração CR x NCR:

    Definir qual o tipo de integração do recebimento com o título do Contas a Receber, o qual poderá ser Credita, Credita x Antecipa, Antecipa ou Cancela. A integração com o Contas a Receber somente irá ocorrer se for referenciada a nota de origem (nota de venda) na nota de entrada (devolução).



    CREDITA: Será gerada uma movimentação de devolução no Contas a Receber, visando baixar os títulos que ainda se encontrarem com saldo,



    CREDITA/ANTECIPA: Nessa situação, os títulos no Contas a Receber serão baixados de acordo com o saldo existente. Caso a devolução seja superior ao saldo dos títulos, será gerada, para o Contas a Receber, uma antecipação com a diferença correspondente. A antecipação deve possuir o mesmo número do titulo devolvido, porém, com a espécie definida no programa natureza de Operação (CD0606) como Espécie para Antecipação no CR.



    ANTECIPA: Os títulos no Contas a Receber referente à nota fiscal em devolução não serão estornados. Ou seja, não será feita nenhuma movimentação de devolução para os mesmos. Neste caso, será gerada uma antecipação para o Contas a Receber com todo o valor da devolução.



    CANCELA: Os títulos no Contas a Receber não serão alterados, assim como não será gerada nenhuma antecipação. Entretanto a situação do título será alterada para Em Devolução.

    A situação dos títulos será alterada para EM DEVOLUÇÃO, caso tenha sido parametrizado para CREDITAR o Contas a Receber, e não existir saldo suficiente nos títulos.



    Se a modalidade do título estiver igual a desconto ou se houver abatimento ou desconto, o saldo não será baixado, mesmo que diferente de zero. Nesse caso, somente será atualizada a situação para Em Devolução.



    E quando o título do contas a receber estiver como escritural (enviado a banco) e sem número de retorno, o recebimento não irá efetuar a integração.



    Se o documento de venda (saída) não atualizou o contas a receber a nota de devolução também não atualizará, mesmo se o usuário estiver informando a nota de origem.



    *** Quanto à contabilização:



    No módulo de Faturamento, a receita obtida durante a venda é contabilizada em contas parametrizadas na função de Contas para Faturamento (CD0309). Dessa forma, a receita de venda pode ser apurada por estabelecimento, grupo de cliente, canal de venda, grupo de estoque, família, natureza de operação e série.



    "Importante":



    Para que seja possível apurar o valor líquido das vendas, deve ser informada a conta de Estorno de Receita na função Manutenção Contas Faturamento (CD0309) a qual será utilizada na contabilização do título no Contas a Receber. Sendo assim, o débito do valor de estorno ou antecipação, referente à devolução de clientes, será efetuado nessa conta de estorno que é aberta por estabelecimento, grupo de cliente, canal de venda, grupo de estoque, família, natureza de operação e série.



    No momento da atualização da nota de devolução, caso não for encontrada a conta de Estorno de Receita, informada na função Manutenção Contas Faturamento (CD0309), o Recebimento utiliza como conta contábil a ser debitada na implantação desse estorno ou antecipação, a conta de devolução parametrizada como conta de saldo do Contas a Receber. A mesma será definida na função Manutenção Contas Saldo (CD0307). Essa conta contábil será aberta por estabelecimento, espécie de documento e grupo de cliente. Nesse caso não é possível apurar o valor líquido das vendas, pois os lançamentos estarão totalizados por conta de saldo cliente.



    A Grade Contábil de uma Nota Fiscal de Devolução de Clientes tem o seguinte modelo:



    a) Para utilização das contas do faturamento relacionadas no programa CD0309, o Recebimento pesquisara primeiramente utilizando a natureza de operação e a série da nota fiscal de devolução (entrada).



    Se não forem encontrados os grupos de contas do faturamento (CD0309) com os dados da nota de entrada, será feita nova pesquisa utilizando a natureza de operação e a série da nota de saída (origem da devolução).



    Caso não encontre nenhuma das duas informações acima será utilizada a conta Transitória de Devolução cliente do CD0611.



    b) Se um item de uma nota fiscal de venda não baixou estoque, no momento da devolução via Recebimento, o estoque também não será atualizado, então não será gerado nenhum movimento do estoque para o item nem grade contábil.



    c) Quando não é informada a nota de saída (origem) deverá ser informada juntamente com a inclusão dos itens devolvidos a data de saída do estoque deste material que servirá para valorização do custo do material devolvido, durante o cálculo do médio.



    d) A contabilização do PIS e COFINS somente ocorrerá quando informada a nota fiscal de Venda que teve contabilização da conta de despesa no programa CD0309.



    Grade contábil:



    Valor de Custo do Material devolvido:

    DÉBITO: Conta de grupo de estoque do item (CE0110)

    CRÉDITO: Conta Devolução de Produto (CD0309).



    Valores de IPI e ICMS

    DÉBITO: Conta de Estorno do ICMS/IPI cadastrada no estabelecimento (CD0602)

    CRÉDITO: Conta de Despesa de ICMS/IPI cadastrada nas Contas do Faturamento (CD0309).



    Valores de PIS e da COFINS

    DÉBITO: Contas cadastradas no estabelecimento (CD0403)

    CRÉDITO: Contas de despesa do Faturamento (CD0309)

    Nota: Caso não seja informada a nota de origem o PIS e COFINS serão calculados no momento da atualização da nota para contabilização,levando em consideração os parâmetros da natureza de operação no momento (CD0606).



    Na grade contábil da Devolução de cliente também é utilizado à conta de aplicação do item de Débito Direto Branco, a utilização desta conta se faz necessária devido à contabilização dos impostos, entretanto esta conta irá sofrer um débito e um crédito no mesmo valor permanecendo desta forma zerada.

    Observações



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