1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

FAQ 110236 - Como o módulo de importação trata a Substituição Tributária?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Maio 4, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Page added by Talita Tsakires Liebl


    Atualmente o módulo de importação não efetua cálculo do ICMS com Substituição Tributária.

    Informamos que nossa equipe de produto já está verificando a viabilidade de implantação dessa rotina no módulo de importação.

    Abaixo segue alternativa paliativa para emissão da nota fiscal.

    1º passo: será feita a parametrização conforme FAQ's abaixo:

    - 1351 - Como é contabilizado o ICMS substituto em notas de compra e notas de frete?

    - 1352 - Como o recebimento calcula a substituição tributária para notas de compra?

    - 57477 - Qual o conceito dos campos ICMS Subs Trib Antecip, Contrib Substituído Antecip e Créd Subst Trib Antecip no programa CD0606 para o recebimento?

    2º passo: quando a NF estiver no recebimento RE1001 (gerada através do programa de nacionalização IM0100), será visualizado o valor do ICMS com substituição tributária, porém, esse valor é calculado com base no mercado interno, pois o sistema não está preparado para calcular ICMS com substituição tributária para NFs de importação, então, iremos modificar a NF no recebimento e na pasta Totais I do programa RE1001A1 (chamado através do botão modificar do RE1001) deverá ser alterado o valor do ICMS Substituto para o valor correto (valor este que deverá ser calculado manualmente e informado neste momento). E posteriormente, ir na modificação do item e marcar a opção ICMS retido.

    Então deverá ser efetuado a seguinte analise:

    - Se não deve gerar credito deste valor de ICMS com substituição tributária, o valor deste será lançado como custo do item e se consultado nos livros fiscais vai para o campo observação.

    - Se deve gerar credito deste valor de ICMS com substituição tributária, deverá ser parametrizado no programa CD0606 na pasta ICMS a opção Gerar Credito Substituição Tributária, e então será contabilizado como ICMS e não como custo do produto, e ira para o devido campo do ICMS e não mais para o campo observação.



    Através do programa RE0405, você poderá visualizar a grade contábil desta NF de importação com ICMS com substituição tributária. E através do programa OF0311 você poderá consultar os movimentos gerados em Obrigações fiscais.

    * O documento Substituição Tributária com Antecipação, demonstra como gerar essa transação, quando o ICMS com substituição tributária deve ser antecipado. O procedimento de como gerar valor para ICMS com substituição tributária é o mesmo citado acima, porém, com algumas parametrizações diferentes para gerar a antecipação, porém, a lógica é a mesma citada acima.

    View Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página