1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

DTSMFP330 - Contabilização dos Encargos

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Setembro 28, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página adicionado por Andreia Rosana Alves Brognara



    Para as empresas que utilizam a contabilização das provisões através dos eventos pares, deverão ser parametrizadas as contas contábeis dos Encargos separadas pelos processos de origem da informação (Folha Normal, Décimo Terceiro e Férias).



    Também deverão ser parametrizadas as contas contábeis dos Encargos que foram provisionados mas que não serão recolhidos, aqui tratados como estorno.

    (Exemplo: O INSS sobre Férias é provisionado mensalmente sobre 30 dias. Ao pegar férias o funcionário opta por 20 dias de férias e 10 dias de abono. Como sobre abono não há incidência de INSS, o valor de INSS sobre os 10 dias de abono devem ser “baixados” contabilmente dos valores provisionados inicialmente).



    No cadastro de encargos (FP0680) a parametrização das contas contábeis.

    Aparecerão na tela as opções abaixo relacionadas, sendo que poderão ser cadastradas contas contábeis para um ou todas as opções:

    Opções possíveis:

    1 - Folha Normal

    2 - 13o

    3 – Férias

    4 - Estorno Férias

    5 - Estorno 13o



    Quanto às opções 1, 2 e 3, é possível contabilizar separadamente pela origem das informações, sendo que a não parametrização das opções 2 e 3, fará com que a contabilização seja feito toda no item 1.

    Quanto às opções 4 e 5 poderão ser parametrizadas as contas referentes ao estorno ou “baixa” dos valores que não serão recolhidos.






    OBS: Quando se utilizar da contabilização dos eventos de provisões pares, deverá ser preenchida a parametrização de todas as 5 origens. Para as origens 1, 2 e 3, isto se faz necessário pois a provisão é feita separadamente, conseqüentemente a “baixa” deve ser também ser separada. Para as origens 4 e 5, isto se faz necessário pois os valores provisionados e não pagos (funcionários que pegam 20 dias de férias e 10 de abono) devem ser “baixados” das provisões e recolocados na despesa ou em uma conta própria da empresa.





    ATENÇÃO: Quando se utilizar a contabilização dos eventos de provisões impares só deverá ser preenchida a parametrização dos encargos cuja origem é 1 (Folha Normal), deixando de preencher os demais pois isso provocará diferenças na contabilização dos encargos sobre as provisões, uma vez que neste critério estes encargos são provisionados através da provisão mensal obtida pela provisão do mês atual subtraída pela provisão do mês anterior.





    Exibir Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página