1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Dicas de Fechamento Contábil

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Junho 5, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Page added by Janir Laureano




    Rotina Mensal – Contabilização do Contas a Pagar:







    Razão Contas a Pagar x Títulos em Aberto:

    Antes de emitir os relatórios referentes a Contabilização (Diário e Demonstrativo) é necessário que o saldo do Razão (prgfin/apb/apb321aa .r) esteja igual ao saldo do Relatório de Títulos em Aberto (prgfin/apb/apb322aa.r). Caso os saldos não estejam corretos, deve-se primeiramente apurar esta diferença.







    Diário Auxiliar:

    O Diário auxiliar (prgfin/apb/apb319aa.r) permite que sejam verificadas todas as transações em nível de Conta Contábil. Neste relatório aparecem somente os lançamentos das espécies que contabilizam, independente se estão contabilizadas ou não.







    Demonstrativo Contábil e Contabilização:

    Antes da efetiva Contabilização é importante que o Demonstrativo Contábil (prgfin/apb/apb728aa.r) seja emitido sem marcar a opção “Gera Dados Contabilização” de forma que os dados possam ser previamente conferidos. Para que ocorra a contabilização e sejam gerados movimentos para a contabilidade, no demonstrativo o campo “Gera Dados Contabilização” deve estar marcado, ou seja, quando o Demonstrativo Contábil é executado, é criado um arquivo que contém as informações sobre os lançamentos contábeis que serão contabilizados. Em virtude desta função, o Demonstrativo Contábil somente emite informações sobre lançamentos não Contabilizadas. Neste momento os dados gerados pelo Demonstrativo são enviados a Contabilidade.

    Obs.: A referência cuja diferença entre débito e crédito não seja "0" (zero), não serão atualizadas na Contabilidade.







    Inconsistências Contábeis:



    Este procedimento foi criado para verificar se existem inconsistências no momento da contabilização. O programa Inconsistências Contábeis(prgfin/apb/apb303za.r) apresenta grande vantagem principalmente pelo fato de analisar e apresentar ao usuário as inconsistências contábeis verificadas, economizando grande tempo normalmente destinado a este trabalho quando efetuado manualmente.



    Aconselha-se verificar a existência de inconsistências contábeis principalmente antes da contabilização do período. Desta forma qualquer problema encontrado pode ser solucionado ainda no Módulo de Contas a Pagar antes da devida contabilização.



    Pela execução deste programa são efetuadas verificações de inconsistências em contas contábeis, centros de custo, unidades de negócio e quando necessário também de valores.















    Procedimentos para detectar diferenças entre o saldo de uma espécie no módulo APB e a Contabilidade:




    • Emitir o demonstrativo contábil APB (prgfin/apb/apb728aa.r) do período, apenas para a conta contábil da espécie, com a opção "Mostra movimentos contabilizados" DESMARCADA. O objetivo é verificar se há algum movimento no período que não foi contabilizado.


    • Emitir o razão da Contabilidade do período (prgfin/fgl/fgl304ad.r), apenas para a conta contábil da espécie. O razão tem uma coluna que apresenta o módulo origem. Verifique se há algum lançamento de outro módulo que não seja APB.

    • Verificar na manutenção Cta Contábil Grupo Fornecedor 9 prgfin/apb/apb016aa.r), quais espécies têm uma mesma conta Saldo parametrizada.

    • Emitir o Razão e o Títulos em aberto, observando que somente devem ser consideradas as espécies que tem a mesma conta Saldo.



      Conciliar os relatórios Razão x Títulos em Aberto




    • O Títulos em Aberto (prgfin/apb/apb322aa.r) imprime o saldo do cliente em determinado dia, sendo que são consideradas as baixas e implantações ocorridas nesse dia. Pode-se dizer então que o relatório imprime o saldo "ao fim do dia".




    • O Razão imprime o saldo inicial do cliente, as movimentações, e o saldo final. O saldo inicial e final podem ser conferidos pelo Títulos em Aberto conforme o exemplo:




        • Ao emitir o Razão de 01/08 a 31/08, emitir também:

          1. Títulos em aberto em 31/07 (deve bater com o saldo inicial).

          2. Títulos em aberto em 31/08 (deve bater com o saldo final).

        • Para que seja possível essa conferência, devem-se observar alguns critérios:




    1. As faixas de espécies, datas, clientes/fornecedores, etc. devem ser as mesmas nos dois relatórios.


    2. Desmarcar a opção "Estornados que não Contabilizam" no Títulos em Aberto e no Razão.

    3. Desmarcar as opções que consideram encargos financeiros como Juros, Abatimento, Desconto, Imposto, Multa, etc. nos dois relatórios.





      Verificar se os títulos do recebimento foram criados corretamente no contas a pagar






        • Poderá ser realizado a conciliação entre os módulos do recebimento e contas a pagar através do programa prgfin/apb/apb429za.r.


        • Esta conciliação também poderá ser realizada através do programa prgfin/fgl/fgl738za.r onde também poderá ser analisado se existe diferença entre os módulos REC x APB x FGL.









    View Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página