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Criação Documento Técnico (Release Notes)

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Julho 9, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Page edited by Cleane Hermann Moser

    DOCUMENTO TÉCNICO (RELEASE NOTES)




    Este documento tem como objetivo orientar o desenvolvedor a criar o Documento Técnico Versão Simplificada de acordo com as regras da Experiência #9.

    TDN Oficial Linha Datasul: http://tdn.totvs.com/display/LDT/Linha Datasul Home

    TDN Oficial Linha Logix: http://tdn.totvs.com/display/LLOG/Linha Logix Home



    O Release Notes deverá ser criado direto no TDN, através do template Documento Técnico Versão Simplificada, dentro da estrutura de páginas:

    - Linha Datasul / Linha Datasul Home / TOTVS + Release / Framework + Release
    Ex.: Linha Datasul / Linha Datasul Home / TOTVS 12.1.7 / Framework - 12.1.7

    - Linha Logix / Linha Logix Home / Release + Release / Tecnologia + Release
    Ex.: Linha Logix / Linha Logix Home / Release 12.1.7 / Tecnologia 12.1.7



    Importante:

    - No SSIM na etapa “Elaborar Boletim Técnico”, no campo "Incidente" deve ser colado o link do TDN. O campo Solução, por ser obrigatório, pode ser preenchido com ".".
    - O Documento de Evidência continua sendo necessário e nele deve ser colocado o texto do Release Notes e também o link do mesmo no TDN.



    Passos para criação do documento





    1. Dentro da estrutura de pasta da linha referente ao chamado, clicar no botão Adicionar/ Página do Modelo.


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    2. Selecionar a template Documento Técnico – Versão Simplificada.

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    3. Inserir o título da página

      Para Inovação:
      DT + Nome do Requisito, por exemplo: DT_LibreOffice.
      Para Sustentação: Código do Chamado + DT + Descrição, por exemplo: TSEDMV_DT_Geração_Arquivo_XLS

      Importante:
      • [CHAMADO]_DT_[Descrição] - Chamado em caixa alta e descrição capitalizada.
      • Evitar o uso de preposições no nome do documento, pois o mesmo faz parte do link de acesso à página.

    4. Preenchendo os campos do modelo
      • Sempre configurar texto na cor preta e não itálico para todo conteúdo da página. No template modelo o conteúdo atualmente está sendo preenchido com formato itálico e cor azul, devendo ser ajustado.
      • Para a descrição do título da página pode-se utilizar preposições, sempre respeitando como padrão para o título da página o seguinte formato:

      [CHAMADO] – [Descrição]

      Chamado em caixa alta e descrição capitalizada.
      • Ajustar label da coluna “Situação/Requisito” para “Situação”
      • Ajustar label da coluna “Solução/Implementação” para “Solução”
      • Ajustar label da coluna “Versões/Release” para “Release”
      • Conversores e Parâmetros: Para chamados LOGIX temos situações de conversores (arquivos com extensão CNV e XML e as vezes programas de apoio para ajuste de base). Neste tópico deveremos listar:

      NOME CONVERSOR – descrição
      Objetivo: descrição resumida do objetivo do conversor
      NOME PROGRAMA DE APOIO – descrição
      Objetivo: descrição resumida do objetivo do programa de apoio
      NOME DO ARQUIVO XML (METADADO) – descrição do conteúdo do XML indicando formulário ou tabela.
      Instruções: Instruções para execução de conversor ou programa de apoio e importação de XML.
      • Eliminando Linhas: Os campos/labels onde não tiver informações para registro, devem ser removidos da lista, usando o ícone REMOVE ROW, quando o cursor estiver posicionado numa das linhas da lista da template padrão conforme abaixo:

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      • Quando a eliminação da linha gerar diferença nas linhas destacadas, deve-se fazer o ajuste da cor de fundo para ficar um padrão de linhas destacadas de forma alternada(azul e branco), usando o botão CHANGE CELL COLOUR conforme abaixo:

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      [​IMG]

    5. Inserindo Labels (Tags)

      Clique no botão Label na parte inferior da tela

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      São labels obrigatórias:

      - Segmento: Tecnologia
      - Modulo: Ex.: seguranca, menu, controle_geral
      - Versão/Release: Ex.: versao_12_1_7
      - Objeto Manutenido: Ex.: sec000aa, bas_usuar_mestre, job001
      - Código do Chamado: Ex.: TSAOB4

      Importante:

      - As labels são utilizadas pelo mecanismo de busca do TDN, por isso é importante inseri-las de forma correta.
      - Não utilize caracteres especiais, nem letras com sinais gráficos como "ç", "ã", "ü".
      - Use apenas letras minúsculas.
      - Não acentue as palavras.
      - Não insira espaços.
      - Podem ser adicionadas labels além das padrões.



    6. Salvar página

      Clicar no botão salvar na parte inferior da tela, para finalizar o documento.

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    7. Processo de Aprovação:

      • Clicar no botão WorkFlow na parte superior direita da tela e passar o status para “Aguardando Aprovação”

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      • O responsável pelo Teste Unitário deverá analisar o documento e enviá-lo para o teste integrado passando para o status “Aguardando Revisão”

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      • Após aprovado o Release Notes a equipe de SQA passará o documento para o status “Aguardando Publicação” e após o Teste Sistêmico o documento se tornará público.




    8. Padrões de termos utilizados na confecção do documento

      Palavras à serem evitadas:


      Evitar


      Utilizar


      Apresenta a mensagem "xxx"


      Apresenta uma mensagem informando que xxx


      Baixa Performance


      Dificuldade de desempenho


      Código do programa


      NUNCA


      Corrigir


      Alterar; solucionar


      Errado


      Incorreto


      Erro


      Inconsistência, Divergência


      Nomes de clientes


      NUNCA


      Nomes de tabelas


      NUNCA


      Problema


      Divergência


      Termos técnicos


      NUNCA




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