Page edited by Urgel Weiller De Liz - DOCUMENTO TÉCNICO (RELEASE NOTES) Este documento tem como objetivo orientar o desenvolvedor a criar o Documento Técnico Versão Simplificada de acordo com as regras da Experiência #9. TDN Oficial Linha Datasul: http://tdn.totvs.com/display/LDT/Linha Datasul Home TDN Oficial Linha Logix: http://tdn.totvs.com/display/LLOG/Linha Logix Home O Release Notes deverá ser criado direto no TDN, através do template Documento Técnico Versão Simplificada, dentro da estrutura de páginas: - Linha Datasul / Linha Datasul Home / TOTVS + Release / Framework + Release Ex.: Linha Datasul / Linha Datasul Home / TOTVS 12.1.7 / Framework - 12.1.7 - Linha Logix / Linha Logix Home / Release + Release / Tecnologia + Release Ex.: Linha Logix / Linha Logix Home / Release 12.1.7 / Tecnologia 12.1.7 Importante: - No SSIM na etapa “Elaborar Boletim Técnico”, no campo "Incidente" deve ser colado o link do TDN. O campo Solução, por ser obrigatório, pode ser preenchido com ".". - O Documento de Evidência continua sendo necessário e nele deve ser colocado o texto do Release Notes e também o link do mesmo no TDN. Para criar este documento: 1- Dentro da estrutura de pasta da linha referente ao chamado, clicar no botão Adicionar/ Página do Modelo. 2- Selecionar a template Documento Técnico – Versão Simplificada. 3- Inserir o Título da Página Para Inovação: DT + Nome do Requisito, por exemplo: DT_LibreOffice. Para Sustentação: Código do Chamado + Descrição, por exemplo: TSEDMV_DT_Geração_Arquivo_XLS Importante: - [CHAMADO]_DT_[Descrição] - Chamado em caixa alta e descrição capitalizada. - Evitar o uso de preposições no nome do documento, pois o mesmo faz parte do link de acesso à página. 4- Preenchendo os campos do modelo Importante: - Sempre configurar texto na cor preta e não itálico para todo conteúdo da página. No template modelo o conteúdo atualmente está sendo preenchido com formato itálico e cor azul, devendo ser ajustado. - Para a descrição do título da página pode-se utilizar preposições, sempre respeitando como padrão para o título da página o seguinte formato: [CHAMADO] – [Descrição] Chamado em caixa alta e descrição capitalizada. - Ajustar label da coluna “Situação/Requisito” para “Situação” - Ajustar label da coluna “Solução/Implementação” para “Solução” - Ajustar label da coluna “Versões/Release” para “Release” - Conversores e Parâmetros: Para chamados LOGIX temos situações de conversores (arquivos com extensão CNV e XML e as vezes programas de apoio para ajuste de base). Neste tópico deveremos listar: NOME CONVERSOR – descrição Objetivo: descrição resumida do objetivo do conversor NOME PROGRAMA DE APOIO – descrição Objetivo: descrição resumida do objetivo do programa de apoio NOME DO ARQUIVO XML (METADADO) – descrição do conteúdo do XML indicando formulário ou tabela. Instruções: Instruções para execução de conversor ou programa de apoio e importação de XML. - Eliminando Linhas: Os campos/labels onde não tiver informações para registro, devem ser removidos da lista, usando o ícone REMOVE ROW, quando o cursor estiver posicionado numa das linhas da lista da template padrão conforme abaixo: - Quando a eliminação da linha gerar diferença nas linhas destacadas, deve-se fazer o ajuste da cor de fundo para ficar um padrão de linhas destacadas de forma alternada(azul e branco), usando o botão CHANGE CELL COLOUR conforme abaixo: 5- Inserindo Labels (Tags) - Clique no botão Label na parte inferior da tela São labels obrigatórias: - Segmento: framework e tecnologia - Modulo: Ex.: seguranca, menu, controle_geral - Versão/Release: Ex.: versao_12_1_7 - Objeto Manutenido: Ex.: sec000aa, bas_usuar_mestre, job001 - Código do Chamado: Ex.: TSAOB4 Importante: - As labels são utilizadas pelo mecanismo de busca do TDN, por isso é importante inseri-las de forma correta. - Não utilize caracteres especiais, nem letras com sinais gráficos como "ç", "ã", "ü". - Use apenas letras minúsculas. - Não acentue as palavras. - Não insira espaços. - Podem ser adicionadas labels além das padrões. 6- Clicar no botão salvar na parte inferior da tela, para finalizar o documento. O mesmo ficará com o status “Rascunho”. 7- Processo de Aprovação: 7.1 - Clicar no botão WorkFlow na parte superior direita da tela e passar o status para “Aguardando Aprovação” 7.2 - O responsável pelo Teste Unitário deverá analisar o documento e enviá-lo para o teste integrado passando para o status “Aguardando Revisão” 7.3 - Após aprovado o Release Notes o SQA passará o documento para o status “Aguardando Publicação” e após o Teste Sistêmico o documento se tornará público. 8- Palavras à serem evitadas: Evitar Utilizar Apresenta a mensagem "xxx" Apresenta uma mensagem informando que xxx Baixa Performance Dificuldade de desempenho Código do programa NUNCA Corrigir Alterar; solucionar Errado Incorreto Erro Inconsistência, Divergência Nomes de clientes NUNCA Nomes de tabelas NUNCA Problema Divergência Termos técnicos NUNCA View Online · View Changes Online Continue reading...