1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Como parametrizar o sistema para utilizar o processo de Operação Triangular (Venda à Ordem)?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Agosto 25, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Liana Adriana Arndt


    Título


    Operação Triangular (Venda à Ordem)


    Produto


    Datasul


    Versão


    EMS2.06B – Datasul 11 e superiores


    Pergunta


    Como parametrizar o sistema para utilizar o processo de Operação Triangular (Venda à Ordem)?


    Resposta


    Esse processo visa demonstrar como são efetuadas as movimentações referentes à Operação Triangular, na qual o fornecedor vende a mercadoria a um cliente (adquirente), sendo que essa é enviada, pela própria empresa para uma terceira empresa (beneficiadora), sem transitar pelo estabelecimento do adquirinte.



    No cálculo da nota no EMS, as duas notas são geradas juntas, obedecendo as parametrizações vide: “Preparando as Naturezas de Operação para Operação Triangular no Faturamento”, sendo que já é interno do sistema não aplicar o destaque de impostos na nota de remessa, independente de como esteja parametrizada a natureza complementar, ou seja, essa segunda nota terá de seu valor total a dedução do IPI da primeira nota fiscal.



    Com isso, orientamos que a parametrização da natureza referente a segunda nota esteja definida conforme a natureza de venda que se refere a primeira nota no que se refere ao destaque dos impostos, para que não ocorra a rejeição por parte da Sefaz pelo motivo 610 - Total da NF difere do somatório dos Valores que compõe o valor total da NF.



    Para atender a necessidade da empresa que entende que o valor do IPI deverá ser destacado e somado ao total da segunda nota fiscal (remessa), caso a legislação do Estado permitir, sugerimos nessa situação efetuar o tratamento através de UPC, utilizando o ponto "EndEfetivaNota" para incluir o valor do IPI no valor total da nota fiscal de remessa, onde deverá ser observado que o valor total dos itens deve fechar com o valor total da nota fiscal.



    Efetuando Operação Triangular no Faturamento



    Preparando as Naturezas de Operação para Operação Triangular no Faturamento



    1 - Enviando para Beneficiar:



    1) Na função Manutenção Natureza de Operação (CD0606) utilizada para a saída na nota fiscal de venda, devem ser parametrizados os seguintes campos:



    · Campo Operação Triangular, pasta Adicionais: deve estar assinalado, indicando assim que na venda irá existir uma operação triangular. IMPORTANTE: O campo Operação com Terceiros não deve estar assinalado;



    · Campo Natur Vinculada, pasta Impostos, campo Natureza Vinculada para ISS e Operação Triangular: deve estar selecionada uma natureza de operação de para a emissão da segunda nota fiscal que refere-se a remessa da mercadoria;



    · A tributação de impostos, geração de duplicatas, baixa de estoque devem estar parametrizadas nessa natureza de operação (Pasta Atualizações).



    2) A natureza de operação que será utilizada para a geração da segunda nota será a natureza vinculada informada anteriormente para a natureza com Operação Triangular, no cadastro de Natureza de Operação (CD0606), a qual não terá nenhuma parametrização especial. Conforme já mencionamos anteriormente, orientamos que a tributação dos impostos seja definido conforme a natureza de venda para que não ocorra rejeição por parte da Sefaz. Com isso, na geração da segunda nota fiscal os impostos serão gerados automaticamente com a tributação 'isento', devido ao fato de que na segunda nota não há, por conceito, tributação de impostos bem como geração de duplicatas.



    Essa segunda nota será gerada automaticamente no momento da efetivação da nota fiscal.



    3) A natureza de operação utilizada no item da primeira nota fiscal deve possuir obrigatoriamente assinalado o campo “Operação Triangular”. Caso contrário, não será permitida a inclusão do item na nota. Essa consistência ocorre tanto para a implantação do Pedido de Venda (PD4000) quanto para o programa de cálculo de notas complementares (FT4003).



    Implantando Pedidos de Venda com Operação Triangular



    Na implantação do pedido de venda (PD4000), quando a natureza for de operação triangular, é solicitado o nome abreviado do Cliente da Remessa Triangular no campo "Cli Rem Tri". Esse emitente será utilizado para a geração de uma nota fiscal de simples remessa.



    No pedido de venda caracterizado como operação triangular, quando solicitado o nome abreviado do Cliente da Remessa Triangular, esse obrigatoriamente deverá ser diferente do emitente do pedido de venda.

    [​IMG]



    OBS: O nome abreviado não poderá ser digitado. O mesmo deverá ser buscado através do zoom do programa.

    Quando a natureza de operação do pedido de venda estiver parametrizada como operação triangular, as naturezas informadas para os itens do pedido também deverão estar parametrizadas com esse mesmo tipo de operação.



    Implantando Notas Fiscais com Operação Triangular



    Quando não existir pedido de venda, o cálculo será feito por intermédio da função Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), Tipo de Nota Complementar de Mercadoria. A natureza de operação a ser utilização deve ser uma natureza de operação triangular.

    [​IMG]

    Quando selecionada uma natureza de operação triangular, será solicitado nessa função o nome abreviado do Cliente da Remessa Triangular dessa operação, na pasta Oper Triang..

    [​IMG]

    Lembramos que na nota complementar de mercadoria caracterizada como operação triangular, quando solicitado o nome abreviado do emitente beneficiador, esse obrigatoriamente deve ser diferente do emitente da nota complementar.

    OBS: O nome abreviado não poderá ser digitado. O mesmo deverá ser buscado através do zoom do programa.

    Quando a natureza de operação da nota fiscal estiver parametrizada como operação triangular, as naturezas informadas para os itens da nota também deverão estar parametrizadas.



    Gerando Notas Fiscais com Operação Triangular



    No faturamento de um pedido (FT4002) que tenha sido caracterizado como operação triangular ou no cálculo de notas fiscais sem o referido pedido de venda, será gerada uma nota fiscal baixando estoque, com todas as informações de impostos, duplicatas e valores, da mesma forma como é calculado um pedido ou nota complementar.



    Importante

    Em paralelo a esse cálculo será gerada uma segunda nota para o emitente beneficiador que foi informado no pedido de venda ou na nota complementar. Essa segunda nota deverá ser de simples remessa, não baixando estoque, não possuindo duplicatas e não possuindo valores de impostos.



    Dependendo da legislação do estado, o RICMS determina mensagens para cada nota fiscal. Dessa forma, poderá ser cadastrada no campo mensagem da natureza de operação (CD0606) a mensagem previamente definida no cadastro de mensagens (CD0405a) referente a uma e a outra natureza.



    Na primeira nota fiscal (fatura) deverão ser demonstrados, na pasta “Observações”, os dados referentes à série, número e data de emissão da nota enviada ao beneficiador.



    Na segunda nota fiscal (simples remessa) deverão ser demonstrados, na pasta “Observações”, os dados referentes à série, número e data de emissão da nota enviada ao Comprador.



    Para a geração automática dessas informações, deverá ser previamente cadastrada as variáveis na mensagem vinculada as respectivas naturezas de operação, através do programa CD0405, conforme a FAQ: Como realizar o cadastro das variáveis na mensagem para a apresentação automática na Nota Fiscal?



    Se houver incidência de IPI na primeira nota fiscal (fatura), deve-se adicionar na segunda nota (simples remessa), na pasta Observações, a mensagem “Houve incidência de IPI na nota de faturamento”.



    Informamos que por padrão, a observação digitada no programa FT4003b no momento da emissão da nota fiscal, somente será apresentada na nota fiscal de faturamento. Para a nota fiscal de remessa somente será apresentada a informação cadastrada para a mensagem relacionada a natureza de remessa no programa CD0606.



    Integrando as Notas Fiscais no módulo de Obrigações Fiscais



    O valor do documento referente a segunda nota fiscal (simples remessa) no módulo de obrigações fiscais ficará zerado (previsto em legislação), pois nestas operações uma das notas são lançadas no livro com o valor contábil 'zerado', ou seja, o documento é gerado em OF mas com valores zerados.



    Os programas OF0620/OF0520 emitem ainda no campo "observações" “Op.Tri. Nf” que justifica o motivo pelo qual o documento está zerado em Obrigações Fiscais.



    Caso os Srs. necessitem que nos livros as notas fiscais sejam listadas com valores, o sistema dispõe da opção "Escritura NF Remessa Oper. Triang." no programa OF0301, dessa forma a nota fiscal será listada com os devidos valores.



    Abaixo segue a definição da opção "Escritura NF Remessa Oper. Triang.":



    - Escritura NF Remessa Oper. Triang.

    Quando selecionado, indica que no momento de atualizar a nota fiscal de remessa referente à operação triangular, através da função Atualização de Obrigações Fiscais (FT0604), os valores da operação serão escriturados normalmente com os valores, contábil, isenta ou outras, como se fosse uma nota fiscal normal, mantendo a observação da operação triangular.



    Importante:

    Caso não selecionado, no momento de atualizar a nota fiscal através do (FT0604) os valores da operação serão escriturados com os valores zerados.



    2 - Beneficiando:



    Para a empresa que recebe para beneficiar, deve dar entrada no recebimento com uma natureza de operação parametrizada como operações com terceiros, tipo remessa beneficiamento. O saldo em poder de terceiros pode ser gerado para o adquirente original ou para um próximo beneficiador, informando-o na pasta saídas (campo: Emitente Saída) do item da nota fiscal de entrada.



    A nota fiscal de saída, ou seja, o retorno do beneficiamento, não deve estar caracterizada como operação triangular e sim como operações com terceiros tipo retorno beneficiamento. Baixa estoque = sim. As tributações dos impostos devem ser parametrizadas na natureza de operação (CD0606) e itens para faturamento (CD0903) no caso de haver destaque.



    Atualização das Notas Fiscais de Terceiros no Estoque



    Na atualização das notas fiscais de terceiros, serão atualizados os movimentos dos itens da nota no estoque para todas as moedas alternativas. Quando os impostos (IPI e ICMS) destas notas forem tributados, serão gerados movimentos de estoque para cada imposto, porém com o item débito direto e não com o item da nota.



    Preparando o Cálculo de Nota Fiscal de Retorno de Beneficiamento



    No retorno do material, a nota deverá ser digitada no Recebimento com natureza de operação de retorno de beneficiamento.



    Será solicitada a nota fiscal de saída para efetuar a baixa do saldo em poder de terceiros.



    A ordem de compra deve ser informada na tela de material agregado e mão-de-obra. O valor da ordem de compra de beneficiamento será consistido contra o valor cobrado pelo beneficiador.



    A ordem de compra de beneficiamento pode ser feita para o item de débito direto ou para o item pai (devido ao planejamento gerar ordens para o pai), entretanto o item do material agregado, obrigatoriamente, deverá ser um item de controle igual a Débito Direto.



    Nota

    O retorno do material será valorizado ao mesmo valor médio da nota de remessa.


    Observações


    Exibir Online · Ver Alterações Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página