1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Como definir o valor do campo <max-pool-size> no progress-ds.xml

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Junho 15, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Page edited by Carla Floriani - "ortografia"


    No arquivo progress-ds.xml, para cada datasource/banco, é informado o parametro <max-pool-size>, indicando a quantidade maxima de conexões do tipo SQL gerenciada pelo JBOSS, que o banco referenciado irá receber. O valor final é a soma deste parametro, para cada datasource associado ao mesmo banco.

    Por exemplo, para o banco "emsfnd", existem tres datasources associados.

    Estas conexões são utilizadas pelo menu do produto. Por padrão, na instalação do produto Datasul 11, este parametro é definido como 30

    Como é mensurado este valor:

    Para estabelecer o valor do campo "<max-pool-size>", foi utilizado o cálculo de 1 conexão para 10 usuarios. O valor que está definido no "progress-ds.xml" está mensurado para um ambiente com 300 usuarios.

    O valor definido no numero máximo de conexões vai depender da quantidade de usuarios e da intensidade de uso do menu no sistema. Caso o uso do menu seja pequeno, é possivel mensurar 1 conexão para 20 usuarios.

    Após alterar este parametro, é necessario efetuar um acompanhamento e analisar o desempenho na utilização do menu, caso o valor definido fique abaixo da quantidade de conexões gerenciadas pelo JBOSS, ocasionará filas e consequentemente queda no desempenho.

    Pelo JMX Console, é possivel acompanhar e analisar a quantidade de conexões utilizadas pelo sistema e assim mensurar o valor mais adequado para este parametro.

    Para acessar o JMX Console, acesse o endereço do produto, sem o /datasul Ex: http://servidor:porta/

    Será apresentado uma tela do JBOSS, clique no link "JMX Console" No campo filtrar, procure por: jboss.jca:service=ManagedConnectionPool,*

    Serão apresentados os datasources configurados no progress-ds.xml

    Os datasources relativos ao banco EMSFND (mais utilizado) são estes:

    name=emsFnd,service=ManagedConnectionPool name=ems_josso,service=ManagedConnectionPool name=no_tx_emsFnd,service=ManagedConnectionPool

    E os parâmetros que devem ser analisados em cada um deles acima são:

    MaxConnectionsInUseCount: diz o máximo de conexões simultâneas com a base para este datasource InUseConnectionCount: diz quantas conexões existem no momento com a base para este datasource ConnectionCount: diz apenas a quantidade de aberturas de conexões com a base ao longo da existência do JBoss (não utilizar esse parâmetro)

    View Online · View Changes Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página