1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Alteração na Redação da NR n° 18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da...

Discussão em 'Noticias' iniciado por Milena Greghi Toito, Agosto 28, 2024.

  1. A Norma Regulamentadora NR 18 estabelece diretrizes para a administração, planejamento e organização no setor da construção civil, além de definir condições e ambientes adequados para o trabalho dos profissionais da área.

    Em 28 de agosto de 2024, foi publicada a Portaria MTE nº 1.420/2024, que revoga o item 18.17.2 da NR 18.

    A nova portaria regulamenta o uso de contêineres originalmente destinados ao transporte de cargas em áreas de vivência e ocupação de trabalhadores. A partir de agora, esses contêineres só poderão ser utilizados se acompanhados de um laudo técnico que comprove a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos. Além disso, a portaria isenta o cumprimento da altura mínima de pé direito estipulada pela NR-24, exceto quando o contêiner for usado como dormitório com beliches.

    A portaria também modifica os prazos para a implementação de requisitos de segurança, incluindo escavações manuais de tubulões, fundações com ar comprimido, escadas com degraus antiderrapantes, climatização de máquinas e equipamentos, e instalação de horímetros em elevadores e Plataformas de Trabalho Aéreo (PEMT).

    Adicionalmente, a Portaria institui o Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) da NR-24, responsável por regular o uso de contêineres em áreas de vivência e outras questões relacionadas à norma. A composição deste grupo será formalizada pelo Presidente da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).



    A Portaria MTE nº 1.420 também revoga a Portaria MTP nº 4.390, de 2022, e entra em vigor na data de sua publicação.


    Visite nossa página sobre SST, clique aqui.


    Fonte: PORTARIA MTE Nº 1.420, DE 27 DE AGOSTO DE 2024

    O post Alteração na Redação da NR n° 18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção). apareceu primeiro em TOTVS.

    Continue reading...

Compartilhe esta Página