1. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Agendamento E-mail Dashboard - PE9600

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por Michel Braga Batista de, Novembro 9, 2022.

  1. Página editado por Michel Braga Batista de Souza

    Agendamento E-mail Dashboard - PE9600

    Visão Geral do Programa


    Permite realizar a execução ou agendamento programado do envio de e-mail da tela do dashboard de indicadores de marcações do ponto.


    Pré-requisito:


    É pré-requisito para a execução desta função:

    Identificação do remetente:

    Manutenção Usuário - sec000AA, na aba Geral o item Compl RH - FP9100 deve estar cadastrado.

    Manutenção Funcionários - FP1500, deve existir um vínculo com a Manutenção Pessoa Física - FP1440.

    Manutenção Pessoa Física - FP1440, na aba Endereço o campo E-mail deve constar com o e-mail que será utilizado como remetente da mensagem de envio do PE9600.

    Identificação do(s) destinatário(s):

    Grupos de E-mail - FP0903, utilizar este cadastro para definir um grupo de contatos que serão considerados como destinatários.

    Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico - PE0200, na aba Dashboard definir o Grupo Mail com um grupo previamente cadastrado no Grupos de E-mail.

    Agendamento E-mail Dashboard


    Objetivo da tela:


    Ao selecionar a função Agendamento E-mail Dashboard, é possível realizar um envio ou agendamento de envios de e-mail dos indicadores do dashboard de marcações de ponto .




    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:


    Descrição:


    Qtd Hrs p/ Dias de Feriado


    Selecionar a forma de lançamento das horas para os feriados que ocorrerem no mês.

    As opções disponíveis são:

    • Qtd Hrs Real da Jornada: Quando selecionada, indica que o sistema efetua o cálculo da hora real da jornada do dia do funcionário (Hora Fim – Hora Início) – Hora Intervalo.
    • Qtd Hrs Padrão do Turno: Quando selecionada, indica que o sistema verifica a hora padrão cadastrada para o turno do funcionário.

    Exemplo:

    Horas Real Jornada 8,75 (7:45 – 12:00/13:30 – 18:00)

    Horas Padrão Turno 7,33


    Fechamento Hrs Mensa


    Selecionar o tipo de fechamento total de horas mês para os mensalistas.

    As opções disponíveis são:

    • Horas Trabalhadas
    • Repouso

    Exemplo:

    Horas Padrão Mês 220,00 horas

    Horas Jornada 8,80 (Hrs Fim – Hrs Início) – Hrs Intervalo

    Mês 10 21 dias trabalhados
    5 Repousos

    Quando o sistema fechar por horas Trabalhadas, o cálculo será:

    (8,80 horas real dia * 21 dias trabalhados no mês = 184,80 horas trabalhadas mês – 220,00 horas mês = 35,20 horas repouso)

    Essas horas são definidas conforme dias calendário, turno e turma.

    Quando o sistema fechar por Repouso, o cálculo será:

    (7,333 hora padrão turno * 5 repousos = 36,67 horas repouso– 220,00 horas mês = 183,33 horas trabalhadas mês)

    Totalizando nos dois casos as 220 horas que serão pagas aos funcionários mensalistas no mês.


    Tratam Admitidos / Demitidos Mensalistas


    Selecionar a forma de tratamento dos admitidos e demitidos mensalistas em relação à apuração das horas mensais.

    As opções disponíveis são:

    • Hrs Reais Jornada: Quando selecionada, indica que serão tratadas as horas reais definidas pela jornada de trabalho do funcionário (Hora Fim – Hora Início) – Hora Intervalo.
    • Hrs Padrão do Turno: Quando selecionada, indica que serão tratadas as horas padrão mês definidas no turno do funcionário sobre 30 (Quantidade de dias do mês). Para o cálculo das horas trabalhadas, o sistema utilizará a seguinte regra:

    Qtde Horas Trabalhadas = (Horas Padrão do Turno/30) * Qtde Dias Trabalhados.

    Qtde Padrão Dia = (220/30) * Qtde Dias Trabalhados


    Importante:


    Se a quantidade de horas trabalhadas calculadas for maior que a quantidade padrão do turno, deverá ser considerada nos cálculos as Horas Padrão do Turno.

    • Considera Qtd Dias Real Mês: Quando assinalado, o sistema vai considerar a quantidade de dias real do mês para montar a quantidade de horas trabalhadas do mês. Quando não assinalado, o sistema vai considerar 30 dias como quantidade de dias padrão para o mês.

    Pagamento Intervalo Integral


    Se o funcionário não realizar o intervalo completo, tendo trabalhado parte dele, o sistema deve valorizar o período não trabalhado conforme os eventos informados na tela, considerando o evento diurno para as horas diurnas e o evento noturno para as horas noturnas.

    Com essa regra, o funcionário que trabalhar parte do intervalo vai receber o intervalo total com a valorização de acordo com os eventos associados.

    • Trata Hora Trabalho e Não Trabalho: Quando assinalado, tanto as horas trabalhadas, como as horas não trabalhadas serão valorizados pelos eventos da tela. Quando não assinalado, as horas trabalhadas serão valorizadas pelas regras informadas no cadastro de Eventos do Sindicato (FP2700), e as horas não trabalhadas pelos eventos da tela.

    Considera Situação Afastamento Período Ponto


    Quando assinalado, determina que será considerada a situação de afastamento de período ponto.


    Utiliza Fluxo de Aprovação


    Quando assinalado, determina que será utilizado o fluxo de aprovação.


    Calcula Percentual Adicional DSR


    Quando assinalado, determina que será calculado o percentual adicional DSR conforme definido o Período de Apuração das Horas Trabalhadas na Categoria de ponto:

    • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de Ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Misto, o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do mês de referência.
    • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Período de Ponto, o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do período de ponto.
    • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Mês de Referência,o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do mês de referência.

    Importante:


    O funcionário deve ser considerado para cálculo ponto (FP1500-Pasta Cadastral), caso contrário, o calculo do percentual do adicional DSR será apurado no momento do cálculo da folha(FP3020).


    Emite Alerta Acerto Divergências


    Quando assinalado, ao confirmar as informações parametrizadas, o sistema emitirá uma mensagem. A mesma solicita a verificação do cadastro das informações correspondentes à Empresa, Estabelecimento e Matrícula para os usuários que terão acesso aos programas Acerto de Divergências (PE3130) e Acerto de Divergências Coletivo (PE3250).


    Importante:


    O cadastro das informações a serem verificadas é realizado por intermédio da opção Complemento RH, localizado no programa Manutenção de Usuário (SEC000AA).


    Grupo Mail


    Selecionar o código correspondente ao grupo para o qual será encaminhado o e-mail informando as alterações realizadas.


    Importante:


    Esse campo será habilitado sempre que o campo Emite Alerta Acerto Divergências estiver selecionado.


    Dia/Mês Limite


    Inserir o dia e mês limite das informações correspondentes ao controle de frequência.


    Utiliza Bloqueio Empréstimo


    Quando assinalado, indica que o empréstimo de turno será bloqueado sempre que o período informado seja superior ao limite definido.


    Importante:


    O limite em questão poderá ser informado nos campos Turno Carga Horária Diferente e Turno Carga Horária Igual.


    Turno Carga Horária Diferente


    Inserir a quantidade máxima de dias a partir dos quais será bloqueado o empréstimo de turno.


    Importante:


    Esse campo será habilitado sempre que o campo Utiliza Bloqueio Empréstimo estiver selecionado.


    Turno Carga Horária Igual


    Inserir a quantidade máxima de dias até a qual será bloqueado o empréstimo de turno.


    Importante:


    Esse campo será habilitado sempre que o campo Utiliza Bloqueio Empréstimo estiver selecionado.


    Transferência Cálculo Ponto Pendente


    Quando assinalado, determina a transferência de cálculo do ponto pendente.




    Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Param. Batidas


    Objetivo da tela:


    Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Param. Batidas, é possível realizar a manutenção dos parâmetros ponto eletrônico.




    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:


    Descrição:


    Leitura Batidas


    Selecionar a forma de identificação da leitura da batida do ponto no arquivo texto.

    As opções disponíveis são:

    • Matrícula: Quando selecionada, indica que a leitura do arquivo texto será realizada a partir da matrícula do funcionário.
    • Cartão: Quando selecionada, indica que a leitura do arquivo texto será realizada a partir do número do cartão ponto do funcionário.

    Trata DV


    Quando selecionado, indica que o dígito verificador da matrícula do funcionário será validado quando da importação do arquivo do relógio ponto.


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.


    Trata Via Crachá


    Quando selecionado, indica que o número da via do crachá do funcionário será validado pelo sistema, quando da importação do arquivo de relógio ponto.

    Exemplo:

    Um determinado funcionário perdeu seu crachá. O mesmo comunicou o fato ao setor pessoal e retirou a 2ª via do mesmo. Imediatamente, o Setor Pessoal alterou o cadastro do funcionário, indicando que o mesmo está utilizando a 2ª via de seu crachá.

    No momento da importação, se for encontrada para esse mesmo funcionário uma batida (para refeição, por exemplo) com a 1ª via de seu crachá, o sistema lançará tal informação como erro de importação.


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.


    Considera Empresa proveniente do relógio


    Quando selecionado, indica que ao não constar no crachá a empresa do funcionário, o sistema considerara a empresa em processo no menu.


    Elimina Batidas Repetidas


    Inserir o intervalo de tempo (HH:MM) a ser eliminado pelo sistema correspondente às batidas repetidas para um mesmo funcionário.

    Exemplo:

    Na dúvida do registro de entrada, um determinado funcionário bateu mais de uma vez sua entrada no mesmo minuto.

    Se parametrizado que a empresa deve eliminar as batidas repetidas para um mesmo funcionário num intervalo de tempo igual a 1 minuto, o sistema aceitará apenas a primeira batida, lançando como erro de importação as demais.


    Elimina Refeições Repetidas


    Inserir o intervalo de tempo a ser desconsiderado pelo sistema em relação às batidas correspondentes às refeições repetidas para um mesmo funcionário.


    Função Entrada/ Função Saída


    Inserir o código que representa a marcação do tipo entrada e o do tipo saída.


    Importante:


    Essas funções foram previamente cadastradas por intermédio do programa Manutenção Função de Marcação (PE0580), e serão utilizadas quando da parametrização da Categoria de Ponto Eletrônico.


    Desconsiderar na Importação


    Quando assinalado, determina que na importação das batidas os registros que contém erros do tipo 11, o status da batida será alterado para "Desconsiderada".

    O erro do tipo 11 é gerado quando o funcionário não está cadastrado no sistema ou o cartão provisório não está relacionado ao funcionário.

    Observação:

    Quando o usuário acionar o botão OK, se este campo estiver marcado (e anteriormente estava desmarcado), será emitida uma mensagem informando que será verificado se existem erros de importação do tipo 11 pendentes para a empresa, a partir da data do menor período de ponto da empresa. Caso existam, eles serão alterados para desconsiderados.


    Motivo


    Inserir o motivo pelo qual a batida está sendo desconsiderada.




    Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Param. Bco. Hrs.


    Objetivo da tela:


    Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Param. Bco. Hrs., é possível realizar a manutenção dos parâmetros ponto eletrônico.




    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:


    Descrição:


    Limite Máximo Banco Horas


    Quando selecionado, indica que o limite máximo de horas no banco será controlado para o pagamento das horas extras dos funcionários.


    Qtd Máx Hrs Bco


    Inserir a quantidade máxima limite a ser controlada no banco de horas.


    Importante:


    Os excedentes das horas definidas serão pagos de acordo com as regras existentes no sistema.


    Limite Máximo Período Ponto


    Quando selecionado, indica que as horas do banco de horas são limitadas pelo período de ponto para o pagamento das horas extras dos funcionários.


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.


    Qtd Max Hrs Período


    Inserir a quantidade máxima de horas serem controladas para o período de ponto.


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e zerado.


    Limite Máximo Semanal


    Quando selecionado, indica que o limite máximo de horas semanais no banco de horas será controlado para o pagamento das horas extras dos funcionários.


    Importante:


    Os excedentes das horas definidas serão pagos de acordo com as regras existentes no sistema.

    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.


    Qtd Max Hrs Semana


    Inserir a quantidade máxima de horas serem controladas para a semana de ponto.


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e zerado.


    Replica saldos nos
    funcionários


    Quando selecionado, indica que o saldo de horas será replicado para todos os funcionários, realizando o acerto dos saldos de horas dos funcionários, modificando o padrão previamente estabelecido.

    Exemplo:

    Foram parametrizadas 100 horas positivas e 100 horas negativas e todos os funcionários permaneceriam com esses saldos parametrizados. A empresa realizará a manutenção, caso necessário, no momento da integração. No próximo mês, todos os funcionários devem estar com o mês saldo (100 horas, por exemplo).


    Importante:


    Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

    Saldo Inicial PositivoInformar o evento para gerar a quantidade de saldo inicial positivo do banco de horas.
    Saldo Inicial NegativoInformar o evento para gerar a quantidade de saldo inicial negativo do banco de horas.
    Movimento Mensal PositivoInformar o evento que irá receber a quantidade de horas de movimentação mensal positiva do banco de horas.
    Movimento Mensal NegativoInformar o evento que irá receber a quantidade de horas de movimentação mensal negativa do banco de horas.

    Nota:


    Para limitar a quantidade do Banco de Horas Semanal, será considerada a semana civil (de segunda-feira a domingo) e o período a ser considerado para o fechamento é o período de ponto, sendo que a primeira semana da referência deverá ser iniciada numa segunda-feira.

    Caso o usuário parametrize mais de um limite para o seu banco, primeiramente será considerado o limite semanal, depois o limite de ponto e por último, o limite máximo de horas no Banco.

    Ao efetuar a integração do Ponto com a Folha, são verificados os limites de horas definidos, independentemente ou não do Fechamento do Banco de Horas, pagando desta forma o que ultrapassar os limites.

    Caso nenhum dos parâmetros de Limite estiver assinalado, o sistema fechará o Banco de Horas (compensação das horas) toda vez que o Ponto for integrado com a Folha, deixando apenas o saldo Positivo ou Negativo definido na Categoria de Ponto do Funcionário (para mais detalhes ver a Função Manutenção Categoria Ponto Eletrônico).

    As quantidades de horas limitadoras, poderão também ser alteradas no cadastro de Funcionário Ponto Eletrônico (para mais detalhes ver a Função Manutenção Funcionários Ponto Eletrônico).


    Exemplo 2


    Dados:

    Quantidade Máxima Horas Banco 30 horas
    Quantidade Máxima Período Ponto 20 horas
    Quantidade Máxima Semanal 10 horas

    O funcionário possui as seguintes características de Horas Extras:

    1a. Semana: 12 Horas Extras
    2a. Semana: 10 Horas Extras
    3a. Semana: 8 Horas Extras
    4a. Semana: 20 Horas Extras

    Como o sistema efetua o cálculo para o pagamento das horas extras, verificando os limites definidos, então tem-se a seguinte estrutura:


    Período


    Qtde Horas


    Aplica Regra Semana


    Aplica Regra Ponto


    Aplica Regra Banco


    Total

    Semana 1


    12​


    10​


    -​


    -​




    Semana 2


    10​


    10​


    -​


    -​


    -​


    Semana 3


    8​


    8​


    -​


    -​


    -​


    Semana 4


    20​


    10​


    -​


    -​


    -​


    Período Ponto


    50​


    -​


    38​


    -​


    -​


    Banco Horas


    50​


    -​


    -​


    20​




    Pagar


    -​


    2 + 10 = 12​


    18​


    -​


    20​


    Saldo Banco Horas


    50​


    38​


    20​


    20​


    20​




    1. O sistema verifica as regras pela seqüência: Quantidade Máxima Semanal, Período Ponto e Horas Banco. Quando as horas extras dos funcionários não se enquadram para a regra que está sendo analisada, consequentemente as horas passam para a regra seguinte.
    2. Como o funcionário, na 1a. Semana excedeu os limites para as horas semanais definidas, o sistema pagará as 2 horas excedentes pela Regra Semanal desta semana. As 10 horas restantes, passam para a regra do período, até a última semana.
    3. Para a 2a. Semana o funcionário não ultrapassou as horas da Regra Semanal. Desta forma, estas horas serão analisadas na Regra de Período.
    4. Da mesma forma, será procedida a hora da 3a. Semana, onde as 8 horas serão analisadas na regra do Período.
    5. Para a 4a. Semana o funcionário excedeu 10 horas da Regra Semanal, o que serão pagas por esta Regra. Já para as outras 10 horas, estas serão analisadas pela Regra do Período Ponto.
    6. Então, para a regra Semanal, foram Pagas 2 horas pela 1a. Semana e 10 horas para a 4a. Semana.
    7. Para a Regra de Período Ponto, tem-se às 10 horas da 1a. Semana, às 10 Horas da 2a. Semana, às 8 Horas da 3a. Semana e às 10 horas da 4a. Semana, totalizando um total de 48 horas. Como a regra de Período Ponto paga as horas excedentes ao Limite de 20 horas (definição), portanto, serão pagas nesta regra então as 18 horas excedentes.
    8. Para a última regra, sobram às 20 horas da Regra de Período de Ponto, que passam a ser analisadas pela Regra de Banco. Desta forma, caso não exista horas de meses anteriores no banco, o sistema acumulará no Banco de Horas do Funcionário as 20 horas deste mês, visto que para o pagamento somente será realizado o excedente das 30 horas definidas para o Banco de Horas.



    Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Dashboard


    Objetivo da tela:


    Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Dashborar, é possível realizar parametrização do grupo de e-mail que será utilizado pelo Dashboard de marcações




    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:


    Descrição:


    Grupo Mail


    Todos os e-mails relacionados no grupo informado receberão um e-mail quando no Dashboard de marcações for selecionada a opção Enviar E-mail.



    Conteúdos Relacionados:

    Implementando Parâmetros do Ponto Eletrônico




    [​IMG]







    Mostrar online · Ver Alterações Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página