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20300-Como reaproveitar a numeração dos cheques no contas a pagar (EMS5/Totvs11)?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Setembro 21, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Charles Schulz


    Reaproveitamento Numeração de Cheques - APB EMS5/Totvs11



    A partir do momento em que foi realizado um pagamento informando um número de cheque, se a baixa for estornada antes deste procedimento NÃO será possível em hipótese alguma reutilizar o mesmo número de cheque para o novo pagamento que será realizado. O cheque ficará com a situação de cancelado devido ao estorno e, não existe rotina que possibilite alterar a numeração deste cheque ou rotina que permita cancelar os cheques que já encontram-se cancelado.

    Este procedimento serve apenas para reaproveitar o número do cheque no sistema, não será possível fazer uma nova impressão de cheque com esta mesma numeração. Caso a impressão não tenha sido feita anteriormente não há como fazer a impressão com este procedimento, este cheque deve ser preenchido manualmente.



    Qual é a alternativa caso seja necessário reaproveitar a numeração do cheque?



    Criar um talonário fictício apontando este novo talonário para a mesma conta corrente (prgint/utb/utb021aa.r). Neste exemplo criamos o talonário 1000:

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    Fazer a alteração da numeração do cheque ANTES de fazer o estorno da movimentação. Neste exemplo o cheque foi gerado com o talonário 8 e estamos informando o talonário fictício 1000:

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    Ao clicar em OK é apresentada a mensagem de Reaproveitamento, deve-se clicar em Sim:

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    Através da rotina de alteração de cheques (prgfin/apb/apb720aa.r) poderá ser alterado a numeração atual do cheque para um novo número que será do talonário fictício, com este procedimento haverá uma "transferência" da numeração do cheque, assim, não existirá mais cheque na base de dados com a numeração anterior ou "original", desta forma poderá ser realizado o estorno da baixa normalmente.

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    Como o cheque que ficará vinculado ao movimento de baixa que foi estornado estará com uma numeração qualquer que não é a original, o número original ficará habilitado para reaproveitamento, logo, poderá ser feito um outro pagamento informando o mesmo número que havia sido informado inicialmente.

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    Se o movimento de estorno foi realizado antes de alterar a numeração do cheque, conforme mencionado acima, não será mais possível acerto via rotinas do sistema, caso tenham a necessidade deste acerto, deverão abrir um chamado para a Totvs para que seja encaminhado para a área de serviços para construção de um programa especial para acerto na base de dados, a construção deste programa especial será feita mediante aprovação de orçamento.



    Caso a sua dúvida não esteja no manual ou nesta FAQ, favor abrir um Chamado. Se houver dúvidas em relação a esta FAQ ou ao manual de Referência, entrar em contato com o telefone de consultoria 4003-0015.

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