1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Serviço Datasul Rest

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Outubro 14, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Renan Fernando Schroeder

    Datasul REST


    Para permitir que o TOTVS | HTML Framework acesse os dados do ERP Datasul, foram construidos serviços REST para facilitar o acesso de API's e DBO's a partir do javascript.

    O acesso ao serviço é feito atraves do contexto datasul-rest no JBoss, esse contexto é seguro pelo JOSSO com excessão aos endpoints da lista de serviços e a documentação WADL destes serviços, que são usados pela IDE do TOTVS | HTML Framework - IDE.

    Datasul REST - API


    A documentação WADL do serviço REST de API é acessivel pela URL http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl, esse WADL é gerado a partir de definições das API's que forem liberadas no serviço, que estão em arquivos JSON, estes arquivos são gerados a partir do arquivo compilado do programa progress (.R) que deve ser enviado para o serviço na tela de Upload de API (http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl/add).

    Após o upload da API progress compilada e geração do arquivo JSON, o link para download do arquivo JSON recém gerado estará disponível ao usuário, de acordo com imagem 1. O arquivo JSON (.json) baixado deverá ser comitado no TFS junto com a API progress respectiva, na mesma pasta.

    [​IMG]

    Imagem 1: Link para download do arquivo JSON da API.​

    Datasul REST - DBO


    A documentação WADL do serviço REST de DBO é acessivel pela URL http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/dbo/application.wadl, esse WADL é gerado a partir de definições das DBO's que forem liberadas no serviço, que estão em arquivos JSON, estes arquivos são gerados a partir do arquivo compilado da DBO progress (.R) que deve ser enviado para o serviço na tela de Upload de DBO (http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/dbo/application.wadl/add).

    Após o upload da DBO progress compilada e geração do arquivo JSON, o link para download do arquivo JSON recém gerado estará disponível ao usuário, de acordo com imagem 2. O arquivo JSON (.json) baixado deverá ser comitado no TFS junto com a DBO progress respectiva, na mesma pasta.

    [​IMG]

    Imagem 2: Link para download do arquivo JSON da DBO.​

    Configuração do Datasul REST


    Como foi mencionado acima, as definições de API's e DBO's são mantidas em arquivos JSON a localização destes arquivos fica configurada na seguinte propriedade do arquivo datasul_framework.properties:

    datasul.rest.dir

    neste diretório as API's e DBO's terão suas definições geradas como arquivos JSON com a estrutura de diretórios e nomes equivalentes aos programas que forem sendo liberados. Também nesse diretório raiz, há um arquivo de propriedades para as API's e DBO's (rest.properties), com a lista dos serviços liberados apontando para o arquivo JSON da API/DBO correspondente.

    No primeiro acesso que é feito no serviço Datasul REST para uma API ou DBO esse arquivo será lido e mantido na memória do JBOSS.



    Compatibilidade de navegadores

    • Google Chrome;
    • Mozilla Firefox;
    • Internet Explorer:
      Para garantir o funcionamento no IE, é necessário desabilitar a opção "Incluir caminho do diretório local ao carregar arquivos em um servidor" em Opções da internet > Segurança > Nível personalizado... > Miscelânea.
    Apresentação




    Segue em anexo o PPT utilizado no treinamento do DATASUL-REST

    Treinamento - Datasul REST.pptx








    Exibir Online · Ver Alterações Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página