1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Serviço Datasul Rest

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Outubro 7, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Renan Fernando Schroeder

    Datasul REST


    Para permitir que o TOTVS | HTML Framework acesse os dados do ERP Datasul, foram construidos serviços REST para facilitar o acesso de API's e DBO's a partir do javascript.

    O acesso ao serviço é feito atraves do contexto datasul-rest no JBoss, esse contexto é seguro pelo JOSSO com excessão aos endpoints da lista de serviços e a documentação WADL destes serviços, que são usados pela IDE do TOTVS | HTML Framework - IDE.

    Datasul REST - API


    A documentação WADL do serviço REST de API é acessivel pela URL http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl, esse WADL é gerado a partir de definições das API's que forem liberadas no serviço, que estão em arquivos JSON, estes arquivos são gerados a partir do arquivo compilado do programa progress (.R) que deve ser enviado para o serviço na tela de Upload de API (http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl/add).

    Após o upload da API progress compilada e geração do arquivo JSON, o link para download do arquivo JSON recém gerado estará disponível ao usuário, de acordo com imagem 1. O arquivo JSON (.json) baixado deverá ser comitado no TFS junto com a API progress respectiva, na mesma pasta.

    [​IMG]

    Imagem 1: Link para download do arquivo JSON da API.​

    Datasul REST - DBO


    A documentação WADL do serviço REST de DBO é acessivel pela URL http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/dbo/application.wadl, esse WADL é gerado a partir de definições das DBO's que forem liberadas no serviço, que estão em arquivos JSON, estes arquivos são gerados a partir do arquivo compilado da DBO progress (.R) que deve ser enviado para o serviço na tela de Upload de DBO (http://localhost:8080/dts/datasul-rest/resources/dbo/application.wadl/add).

    Após o upload da DBO progress compilada e geração do arquivo JSON, o link para download do arquivo JSON recém gerado estará disponível ao usuário, de acordo com imagem 2. O arquivo JSON (.json) baixado deverá ser comitado no TFS junto com a DBO progress respectiva, na mesma pasta.

    [​IMG]

    Imagem 2: Link para download do arquivo JSON da DBO.​

    Configuração do Datasul REST


    Como foi mencionado acima, as definições de API's e DBO's são mantidas em arquivos JSON a localização destes arquivos fica configurada na seguinte propriedade do arquivo datasul_framework.properties:

    datasul.rest.dir

    neste diretório as API's e DBO's terão suas definições geradas como arquivos JSON com a estrutura de diretórios e nomes equivalentes aos programas que forem sendo liberados. Também nesse diretório raiz, há um arquivo de propriedades para as API's e DBO's (rest.properties), com a lista dos serviços liberados apontando para o arquivo JSON da API/DBO correspondente.

    No primeiro acesso que é feito no serviço Datasul REST para uma API ou DBO esse arquivo será lido e mantido na memória do JBOSS.



    Compatibilidade de navegadores

    • Google Chrome;
    • Mozilla Firefox;
    • Internet Explorer:
      Para garantir o funcionamento no IE, é necessário desabilitar a opção "Incluir caminho do diretório local ao carregar arquivos em um servidor" em Opções da internet > Segurança > Nível personalizado... > Miscelânea.
    Apresentação




    Segue em anexo o PPT utilizado no treinamento do DATASUL-REST

    Treinamento - Datasul REST.pptx








    Exibir Online · Ver Alterações Online

    Continue reading...
  2. elton182

    elton182 Sem Pontuação

    Dantas boa tarde,

    Você já conseguiu utilizar isso em algum cliente? Precisa fazer alguma configuração no Jboss??
    Outra dúvida, como devo criptografar a senha para usar o método de login(estou tentando conforme abaixo)?

    c-senha = BASE64-ENCODE(LC('senha')).

Compartilhe esta Página