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ORIENTAÇÕES SOBRE ALGUNS ERROS OU ADVERTÊNCIAS AO VALIDAR O ARQUIVO

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Agosto 5, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Marilene Nossol Felippe


    Advertência na validação do SPED Contábil layout 3.00 - registro I015.

    Na ocorrência de erro ao validar o arquivo, editar o arquivo validado e verificar se todas as linhas do arquivo respeitam a seqüência de registros de acordo com cada bloco de informação (a seqüência e quais os registros obrigatórios encontra-se detalhado em Resumo dos registros – Arquivo Sped Contábil, relacionado ao erro Mensagem <Registro encontrado diferente do esperado> (abaixo , neste tópico).

    As linhas do arquivo devem iniciar com a indicação de registro a que se refere a informação: I001,I010,I030... Não podem iniciar com informação em outro formato: Exemplo |VILA VELHA|

    Esta situação pode mascar a ocorrência de erros não relacionados.

    Mensagem Advertência <Um lançamento pode ter vários registros a débito e vários a crédito somente quando relativos ao mesmo fato contábil (Resolução CFC 1299/2010). Verifique se a situação está correta >

    Fatos contábeis são ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente, o patrimônio.

    Esta validação ocorre porque em um mesmo lançamento (I200) aparecem várias (I250) contas debitadas e várias contas creditadas. Na resolução citada acima, ao utilizar esta modalidade de lançamentos só pode se referir a um único fato contábil.

    Se observar, esta orientação já está na Resolução:

    Lançamento contábil

    1. O lançamento contábil deve ter como origem um único fato contábil e conter:

    (a) um registro a débito e um registro a crédito; ou

    (b) um registro a débito e vários registros a crédito; ou

    (c) vários registros a débito e um registro a crédito; ou

    (d) vários registros a débito e vários registros a crédito, quando relativos ao mesmo fato contábil.

    Esta advertência seria apenas para fazer a verificação se os lotes estão corretos. É apenas para chamar a atenção em relação ao fato de um lançamento ter várias contas debitadas e várias contas creditadas, pois não tem como o PVA validar se pertencem ao mesmo fato contábil.

    Se persistir sua dúvida verificar também no site da receita federal – dúvidas frequentes:

    http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm (dúvida 25).



    Mensagem Advertência <A validade da conta informada não está dentro do período de escrituração contábil> que ocorre ao validar registro I051: Plano de Contas Referencial.



    Em maio de2009 aReceita Definiu um novo Plano de Contas, algumas contas deixaram de ser válidas para 2009 e houve inclusão de novas contas referenciais.

    Deve buscar informações da alteração do site da Receita Federal

    Para verificar a validade da conta no plano referencial de receita, consultar o arquivo contasref-SRF.txt na pasta TabelasExternas no diretório de instalação do validador.

    Exemplo da ocorrência:

    [​IMG]

    Registro do arquivo contasref-SRF.txt

    1.01.09.01.00;(-) Contas Retificadoras;;31122008;A à a partir de 2008 esta conta deixou de ser válida.



    ATENÇÃO: Depois da correção é necessário fazer nova extração do diário geral.



    Mensagem Advertência <Conta não existe no cadastro de Plano de Contas Referencial> (Reg.I051)

    Conta informada como referencial não existe no plano de contas da Receita, deve verificar se não foi efetuado o cadastro de código da conta referencial inválido.



    Mensagem Advertência < O plano de contas com todas as suas contas sintéticas e analíticas deve conter no mínimo 4 níveis (Resolução CFC 1299/2010). Desse modo contas analíticas devem ser nível 4 ou maior. O não atendimento gerará erro a partir do ano calendário de 2011.

    Validação a partir da versão 2.2.5 – do programa SPED CONTÁBIL – Sistema Público de Escrituração Digital.

    Para não ocorrer a validação reveja a definição da estrutura de seu plano de contas.

    No ems2, o programa é o ctp/ct0110.r e no ems5 é o prgint/utb/utb080aa.r (botão Estrutura).



    Exemplo do arquivo que gera a validação:

    |I050|08022011|09|S|1|0000100000000||ATIVO|

    |I050|08022011|09|S|1|0000110000000||ATIVO CIRCULANTE|

    |I050|08022011|09|S|1|0000111000000||DISPONIVEL|

    |I050|08022011|01|S|1|0000111100000||CAIXA|

    |I050|08022011|01|A|2|0000111100001|0000111100000|CAIXA GERAL|



    Verifique que a conta Caixa Geral está definida SOMENTE como filha da conta Caixa e definida como nível 2. Após correção da estrutura (ems2 ou ems5), nova extração e geração do arquivo:

    |I050|08022011|09|S|1|0000100000000||ATIVO|

    |I050|08022011|09|S|2|0000110000000|0000100000000|ATIVO CIRCULANTE|

    |I050|08022011|09|S|3|0000111000000|0000110000000|DISPONIVEL|

    |I050|08022011|01|S|4|0000111100000|0000111000000|CAIXA|

    |I050|08022011|01|A|5|0000111100001|0000111100000|CAIXA GERAL|



    Para conta analítica de nível5 amensagem de advertência não ocorre.

    Desta forma, as contas analíticas devem ficar, no mínimo, abaixo de 3 contas sintéticas.

    Exemplo:

    0000100000000 – ATIVO (sintética)

    0000110000000 - ATIVO CIRCULANTE (sintética)

    0000111000000 - DISPONIVEL (sintética)

    0000111100001 - CAIXA GERAL (analítica)



    • No EMS 5, a validação da estrutura pode ser efetuada:

    - através do programa Manutenção Plano de Contas(prgint/utb/utb080aa.r), botão estrutura;

    - emitir o relatório Plano Contas Contábeis (prgint/utb/utb310aa.r) , marcar a opção Apresenta Contas Contábeis e Imprime Estrutura das Contas.



    • No EMS 2, a validação da estrutura de contas pode ser efetuada:

    - através programa Estrutura de Contas (ct0110) -

    - emitir os relatórios Plano de Contas à Estrutura/Onde se Usa



    Mensagem de Advertência <Um lançamento pode ter vários registros a débito e vários a crédito somente quando relativos ao mesmo fato contábil (Resolução CFC 1299/2010). Verifique se a situação está correta>

    [​IMG]

    Mensagem: Um lançamento pode ter vários registros a débito e vários a crédito somente quando relativos ao mesmo fato contábil (Resolução CFC 1299/2010). Verifique se a situação está correta.

    Fatos contábeis são ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente, o patrimônio.

    Esta validação ocorre porque em um mesmo lançamento (I200) aparecem várias (I250) contas debitadas e várias contas creditadas. Na resolução citada acima, ao utilizar esta modalidade de lançamentos só pode se referir a um único fato contábil.

    Se observar, esta orientação já está na Resolução:

    Lançamento contábil

    1. O lançamento contábil deve ter como origem um único fato contábil e conter:

    (a) um registro a débito e um registro a crédito; ou

    (b) um registro a débito e vários registros a crédito; ou

    (c) vários registros a débito e um registro a crédito; ou

    (d) vários registros a débito e vários registros a crédito, quando relativos ao mesmo fato contábil.

    Esta advertência seria apenas para fazer a verificação se os lotes estão corretos. É apenas para chamar a atenção em relação ao fato de um lançamento ter várias contas debitadas e várias contas creditadas, pois não tem como o PVA validar se pertencem ao mesmo fato contábil.



    Mensagem Advertência <Conta de nível superior deverá ter a mesma natureza da subconta>. (Registro I050)

    Verificar se não houve alertas referente a natureza do relatório de extração e então corrigir as contas indicadas.

    O código de Natureza, das contas analíticas, é definido através do DE-PARA, se a mesma não existir no DE-PARA busca das contas irmãs.

    Se a natureza não está correta no arquivo, deve validar a informação do de-para e também a estrutura do plano de contas. Se existir contas em uma mesma estrutura, naturezas diferentes no DE-PARA, as contas sintéticas da estrutura herdarão a natureza de uma das contas filhas. Acertar as naturezas para que as contas tenha mesma natureza dentro da estrutura (exemplo: Contas do ativo que estão na mesma estrutura devem ter a mesma natureza).

    • No EMS 5, a validação da estrutura pode ser efetuada:

    - através do programa Manutenção Plano de Contas(prgint/utb/utb080aa.r), botão estrutura;

    - emitir o relatório Plano Contas Contábeis (prgint/utb/utb310aa.r) , marcar a opção Apresenta Contas Contábeis e Imprime Estrutura das Contas.

    • No EMS 2, a validação da estrutura de contas pode ser efetuada:

    - através programa Estrutura de Contas (ct0110) - (ver tópico *Estrutura de contas no EMS2).

    - emitir os relatórios Plano de Contas à Estrutura/Onde se Usa

    EXEMPLO 1)

    Se existirem contas analíticas de naturezas diferentes (no DE-PARA) relacionadas a uma mesma estrutura contábil, pode gerar o problema, veja exemplo que segue:

    Conta analítica de natureza 02 relacionada a conta sintética 1000000000000 :

    I050|01012009|02|A|2|2106010000002|1000000000000|JUROS S/CAPITAL AJUSTES|

    Conta analítica de natureza 04 relacionada a mesma conta sintética :

    |I050|01012009|04|A|2|4151010000007|1000000000000|IOF|



    O sistema gera a informação da conta sintética com natureza 02, mesmo tendo outras contas analíticas com outras naturezas informadas:

    |I050|01012009|02|S|1|1000000000000||ATIVO|



    No caso do exemplo, corrigir as informações de estrutura de contas .

    EXEMPLO 2)

    Determinada conta contábil não existe no plano DE-PARA (somente é obrigatório se existir saldo contábil na conta contábil). Porém esta conta contábil está listada no registro I050 com indicação de natureza inválida. Verificar todas as contas irmãs do DE-PARA, provável que exista alguma conta irmã com definição da natureza diferente das demais contas, deve corrigir esta conta, ou incluir a conta do DE-PARA.



    Mensagem <Conta informada deve existir no plano de contas e ser analítica.> Registro I155

    Verificar a estrutura de contas.

    Emitir o relatório Plano Contas Contábeis (prgint/utb/utb310aa.r) , marcar as opções

    - Apresenta Contas Contábeis,

    - Imprime Estrutura das Contas;

    Tentar localizar a conta relacionada a mensagem no relatório. Se não descobrir o erro abrir Fo e encaminhar dump de dados (.d) das tabelas: (junto com os anexos informar se houve alteração da estrutura através de programa específico).

    cta_ctbl

    estrut_cta_ctbl

    matriz_trad_cta_ctbl_ext

    trad_cta_ctbl_ext

    Se não identificar problema na estrutura, verificar se as linhas do arquivo validado, iniciam com a indicação de registro a que se refere a informação, caso verificar problema reportar a situação através de chamado:

    |I001|....

    |I010|....

    |I030|....

    |I050|.....



    Mensagem < Soma das partidas do lançamento a débito ou a crédito diferente do valor informado no registro Lançamento Contábil>

    Verificar a data e origem do lançamento.

    • Se Contabilidade (sigla do arquivo FGL) EMS 2:

    Abrir FO e reportar o problema.

    • Se Contabilidade (sigla do arquivo FGL) EMS 5:

    Emitir o Relatório Diagnóstico Contabilidade (prgfin/fgl/fgl319aa.r), selecionar a opção: Diferença entre débito e crédito).

    Se ocorrer indicação de referência com problema: descontabilizar, corrigir a situação e efetuar nova contabilização. Extrair e gerar o arquivo para nova validação.

    Se não ocorrer indicação de problema, abrir FO e reportar.

    • Se a origem for módulos (ex. sigla CEP), SPED versão 2009 (origem movimentos através emissão dos diários).

    Verificar a data e origem do lançamento.

    Ativar o extrato de versão e fazer a emissão a partir do diário, extração e geração do arquivo e validar o arquivo.

    Se persistir validar o extrato no portal de clientes para verificar se não existem programa desatualizado, se existir, fazer a atualização e repetir orientação acima.

    Caso persistir abrir FO e encaminhar o extrato de versão do processo.

    • Se a origem for módulos (ex. sigla CEP), SPED versão 2010.

    Ativar o extrato de versão e fazer extração e geração do arquivo, abrir FO e encaminhar o extrato de versão, o arquivo validado e o relatório de validação.



    Mensagem <Conta cadastrada no plano de contas não é conta de resultado.> Erro registro I355.

    O erro ocorre porque as contas que sofrem apuração de resultados devem ser cadastradas com a natureza 4 (Contas de Resultado) no cadastro do De-Para.

    Alterar a natureza da conta no cadastro do De-Para, e fazer a extração, geração do arquivo e nova validação.

    Se a conta não está informada no De-PARA, fazer o cadastro, informar natureza, fazer nova extração, geração do arquivo e validação.



    Mensagem <Saldo da conta antes do encerramento não corresponde ao total dos lançamentos de encerramento>

    Outras mensagens associadas a existência de problema de saldo:

    Mensagens <Saldo inicial diferente do saldo final do período anterior>;

    <Soma dos saldos finais credores é diferente da soma dos saldos finais devedores no período>;

    <Soma dos saldos iniciais credores é diferente da soma dos saldos iniciais devedores no período informado nos registros de Saldos Periódicos>.

    Estas validações podem ocorrer em função da existência de erros de saldos.

    Se a contabilidade for no ems5:

    ------------------------------> Executar o programa de Verificação de Saldos para as contas com problemas (programa: prgfin\fgl\fgl323aa.r), caso ocorra indicação de contas com problemas deve executar o programa de recomposição (prgfin\fgl\fgl730aa.r).

    Documento que orienta a Verificação de Saldos:

    http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=4811358

    Documento que orienta a Recomposição de Saldos

    http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=4811342

    Se na verificação de saldos não ocorrer indicação de erro, emitir o balancete para as contas contábeis indicadas na validação para o período da apuração de resultados. Parametrizar a opção Imprime Parâmetros e no botão [Mais] desmarcar a opção sumaria centro de custo, marcar a opção mostra apropriação por centro de custo e considera apuração de resultados.

    Verificar se existe saldo final, em contas de resultados com centro de custo.

    Se existirem saldos iniciais sem centro de custo e com centro de custo e/ou saldo final diferente de zero pode justificar a ocorrência. (Dúvida na análise do relatório encaminhar o mesmo em chamado).

    Para fazer os ajustes indicados abaixo, deve antes desfazer a apuração do período.

    Para realizar a apuração de resultados o sistema utiliza o critério de distribuição atual das contas e por esse motivo a orientação de correção é avaliar o critério de distribuição atual da conta e transferir os saldos que conflitam com este critério.

    EXEMPLO: se a conta contábil deveria ter apenas saldos com o centro de custo preenchido, então transferir o saldo da conta com o centro de custo em branco, fazendo um lançamento para a conta e centro de custo preenchido. (Fazer o ajuste no período anterior da apuração de resultados).

    Exemplo de lançamento de zeramento do saldo final (a)

    ========================================

    - Conta com o centro de custo branco: 14.600,28 D

    - Conta transitória: 14.600,28 C

    Em seguida retirar o saldo da transitória (b):

    ======================================

    - Conta transitoria: 14.600,28 D

    - Conta com o centro de custo preenchido: 14.600,28 C

    Quando fizer o lançamento (a) a conta contábil não deve ter o critério definido.

    Depois de atualizar o lançamento (a), incluir o critério de distribuição novamente e fazer o lançamento b.

    Se não existirem valores sem centro de custo e com centro de custo nos saldos iniciais, mas existirem valores de débitos e/ou créditos nesta condição, o problema pode ser gerado por erro na definição do critério de distribuição indevido no momento da execução da rotina de apuração.

    Exemplo de erro de definição: A data de fim do critério atual não pode ser o último dia do exercício ou do período de apuração, deve ser pelo menos um dia posterior. (Exemplo: Não informar 31/12/2013 informar 01/01/2014).

    Verificar também orientação do documento:

    http://www.tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=147817822

    Se a contabilidade for no ems2:

    ------------------------------> gerar o balancete e razão das contas com problemas e verificar se o saldo do balancete está correto, caso tenha problema de saldo executar o programa ct0306.

    Para executar o programa ct0306, o período em que foi verificado o erro de saldo no balancete deve estar habilitado (programa p/ habilitar período: ct0501). Para habilitar períodos congelados de exercícios anteriores, onde a apuração de lucros e perdas já foi realizada, é necessário desfazer a apuração para conseguir reabrir os períodos.

    Congelar os períodos anteriores ao período com problemas (programa: ct0514).

    O programa transfere o saldo final do último período fechado/congelado para o saldo inicial do primeiro período em aberto, recalculando o saldo com base na movimentação, para todos os períodos em aberto.

    Para verificar a situação dos períodos consultar o programa cd0120- Manutenção Ano Fiscal.







    Mensagem Advertência: <O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro da DRE não corresponde a soma dos valores informados nos registros de Saldos das Contas de Resultado antes da Apuração na mesma data.>;

    Mensagens Erros: <O saldo final da conta no registro de Saldos Periódicos (i155) é diferente de zero na data do encerramento.>;

    <Saldo da conta antes do encerramento não corresponde ao total dos lançamentos de encerramento (para a conta 41020704)>;.



    A conta de apuração de resultado não é conta do passivo, para corrigir a ocorrência das mensagens acima alterar o grupo da conta de apuração para conta de passivo, fazer uma nova apuração, extrair, gerar o arquivo e fazer nova validação. (Observação: sempre que desfazer um lote de apuração, é importante executar o relatório de Verificação de Saldos para a faixa de contas que sofrem apuração de resultados.)

    Para verificar qual é a conta de apuração de resultados : (documentação relacionada fgl715-001 - Como fazer o encerramento na Contabilidade Fiscal do EMS5? )

    [​IMG]

    Mensagem <O saldo da conta de resultado antes do encerramento não foi informado no registro correspondente (i355) (para a conta 61020101)>;

    Verificar a Natureza da conta contábil informada do DE-PARA (plano de contas referencial) deve ser 2-Passivo ou 3-Patrimônio Líquido. Para corrigir a ocorrência da mensagem, fazer a alteração da natureza da conta indicada na mensagem, fazer nova extração e geração do arquivo. Validar para verificar se ocorre nova validação.



    Mensagens: <Soma das partidas do lançamento, a débito, diferente do valor informado no registro

    Lançamento Contábil>;

    <Soma dos lançamentos a débito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor

    informado no registro Saldos Periódicos (no período referente ao mês 1 para a conta 211802)>;

    <Soma dos lançamentos a débito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor

    informado no registro Saldos Periódicos (no período referente ao mês 12 para a conta

    421103)>.



    Fazer análise de saldos, balancete x razão.

    Na situação acompanhada foi identificado que a extração não levava um lote. O motivo estava relacionado ao plano de centro de custo de um dos itens do lançamento daquele lote estar diferente do plano de centro de custo da Matriz SPED. Foi alterado o plano de centro de custo do item para ficar igual ao plano da Matriz, e os 3 erros deixaram de ocorrer. As contas indicadas pela mensagem (211802 e 421103) eram do mesmo lançamento.



    Mensagem < Registro duplicado em relação à chave num_lancto >Indicação de erro para registro I200

    Abrir FO reportando a situação, não podem existir registros i200 com o mesmo código de lançamento.

    Exemplo: O código do lançamento é 1333513012009 e encontra-se duplicado no arquivo sped contábil.

    |I200|1333513012009|05012009|32,70|N|

    |I250|11304106||32,70|D|0017813||MCE NFE EM 05/01/2009 SEQ 140 ITEM 3044 DOC 0017813 EMIT BAURU LAMP COMERCIAL DE PECAS LTDA EPP||

    |I250|91101101||32,70|C|0017813||MCE NFE EM 05/01/2009 SEQ 140 ITEM 3044 DOC 0017813 EMIT BAURU LAMP COMERCIAL DE PECAS LTDA EPP||

    |I200|1333513012009|05012009|32,70|N|

    |I250|91101101||32,70|C|0017813||MCE NFE EM 05/01/2009 SEQ 140 ITEM 3044 DOC 0017813 EMIT BAURU LAMP COMERCIAL DE PECAS LTDA EPP||

    |I250|11304106||32,70|D|0017813||MCE NFE EM 05/01/2009 SEQ 140 ITEM 3044 DOC 0017813 EMIT BAURU LAMP COMERCIAL DE PECAS LTDA EPP||



    Mensagem <Estrutura da linha inválida; As linhas da escrituração não terminam com os caracteres CR (Carriage Return) e LF (Line Feed)>.

    O erro ocorre porque o arquivo foi gerado via RPW no Unix, e o caracter que o Unix utiliza para quebrar a linha não é compatível com o validador do SPED Contábil. Para resolver o problema o cliente precisa abrir o arquivo, copiar o conteúdo e salvar em outro editor, o editor do progress por exemplo, salvar o arquivo nesse editor e validar novamente.



    Mensagem <Registro encontrado diferente do esperado ou tipo de registro é desconhecido>.

    Normalmente faltou algum cadastro no LF0203. Seguir orientações tópico 4 deste documento. Exemplo: Se no arquivo auxiliar do SPED não gerou os registros I012 e I015 é porque não foi cadastrado o livro auxiliar para o módulo FGL. (No caso deste exemplo ver cadastro 6 do tópico 4*) Cadastro MLF.

    Se no arquivo SPED não gerou o registro 0007 (quando na linha da validação indicar campo = não se aplica, registro = 0007), ver orientação do Cadastro 2: Instituição Resp. Entidade (Registro 0007) do tópico 4*) Cadastros MLF.

    Ver RESUMO DOS REGISTROS – ARQUIVO SPED CONTÁBIL



    Mensagem <Conta não existe no plano de contas referencial informado>

    Deve verificar se a conta não foi definida no DE-PARA, corrigir e extrair os dados novamente.



    Mensagem <No Balanço Patrimonial, a soma das parcelas deverá ser igual aos totais e subtotais> (bloco J)

    Fazer a extração do balancete pela opção “Conta Contábil”. Esse erro normalmente ocorre por problema na ordenação das contas sintéticas e analíticas, quando a extração foi efetuada através opção: “Estruturado”.



    Mensagem < Soma das partidas dos lançamentos a débito ou a crédito diferente do valor informado no registro Lançamento Contábil>

    Verificar se todos os pacotes já liberados foram atualizados. Ativar a geração do extrato de versão e gerar o diário auxiliar do módulo relacionado ao erro, extrair e gerar o arquivo novamente. Se ao efetuar nova validação e o problema persistir, efetuar a abertura de FO e encaminhar o extrato de versão, o Relatório Diário Auxiliar do módulo, o arquivo Sped.



    Mensagem < No Balanço Patrimonial, o valor informado para o Ativo deverá ser igual à soma dos valores informados par o Passivo e Patrimônio Líquido. >

    Procurar no arquivo que gerou a validação a linha indicada na validação. Validar o valor apresentando pelo total do registro J100 do arquivo referente ao ativo e ao passivo. Devem conferir com os valores do balancete. Exemplo de registro |J100|1000000000000|1|1|A T I V O|8000000,45|D|

    O valor de R$8.000.000,45 deve conferir com o apresentado pelo Balancete. Conferir também o valor do PASSIVO. O Total de Ativo deve ser igual ao Total do Passivo. Se não conferir pode existir problemas da natureza das contas ou erro na definição da estrutura de contas (quando a extração foi feita por Balancete/Estrutura). Se a opção de extração foi através do demonstrativo deve validar também a definição do demonstrativo.



    Mensagem <Conta do registro I355 não é de resultado>

    Ocorre quando é informado como conta de apuração, do programa Manutenção Plano de Contas (através botão Modifica), conta de resultados. Como se fosse uma transitória e faz um lançamento manual transferindo o valor desta conta para outra conta do passivo. Deve cadastrar a conta que realmente é de apuração no plano de contas, não informar conta de resultado e sim a conta contábil do passivo.



    Mensagem << Código da entidade não encontrado na Tabela de Entidades Responsáveis pela Manutenção do Plano de Contas Referencial Registro I051>>

    Verificar a instituição responsável informada no cadastro Cadastro 6: Livros Auxiliares do Diário (Registro I012 e I030), detalhes desse cadastro constam no tópico *4) CADASTROS DO MLF.



    Ref. Mensagem << O campo COD_HASH_AUX é obrigatório para escrituração Resumida e Balancete (campo IND_ESC do registro I010 = “R” ou “B”) e campo TIPO do registro I012 = “0” (escrituração digital).>>

    Deve fazer a extração, primeiro do diário geral e depois dos diários auxiliares dos módulos.

    Para fazer a geração dos arquivo sped, primeiro realizar a geração dos livros auxiliares, depois por último, gerar o livro diário geral.

    Se o procedimento foi realizado corretamente, verificar no Cadastro 6: Livros Auxiliares do Diário (Registro I012 e I030), os registros existentes para módulo e período da geração do arquivo.

    Deve existir somente um registro para o módulo e período. (Verificar se não existe mais de um registro com ordens diferentes).

    Se não identificar problema encaminhar para análise o dump de dados (.d) da tabela dwf-livro-aux-diario.



    Situação Signatário : O programa de validação da Receita apresenta apenas os três primeiros signatários para informar a assinatura eletrônica

    Através programa LF0203 é possível cadastrar quantos signatários lhe convier, ao gerar o arquivo Sped Contábil serão considerados todos. O programa de validação da Receita apresenta apenas os três primeiros signatários para informar a assinatura eletrônica, utiliza como critério o código por ordem crescente.





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