1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Migração dos títulos em aberto

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Setembro 23, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página adicionado por Elinton Roberto Mateus

    Função Migração EMS2 para EMS5

    Objetivo


    Efetuar a migração de títulos dos módulos Contas a Pagar e Contas a Receber do EMS2 para o EMS5, que sejam do tipo Normal, Antecipação ou Imposto (no caso do contas a pagar), e que ainda possuam saldo.

    Programa


    UTB818AA

    [​IMG]

    Chave de Liberação


    MCGA-DHCL-KFHK-HISN

    Pré-Requisitos


    Esta rotina não faz transferência de cadastro. Por isso é pré-requisito para a execução do processo o preenchimento dos cadastros básicos no EMS5, atentando para as particularidades dos impostos, que são descritas na Visão Geral.

    Visão Geral


    Regras Gerais

    A rotina de migração é executada no EMS5 mas os bancos do EMS2 devem estar conectados. Não é utilizado o cadastro de bancos externos nesse caso.

    Tanto para o contas a pagar como para o contas a receber é feito tratamento da chave do título em função da diferença na quantidade de caracteres dos campos Série e Código do Título entre o dicionário de dados do EMS2 e EMS5.

    O tratamento da série é flexível, permitindo que o cliente possa customizar por intermédio de UPC, DPC ou APPC a forma como esse código será transferido para o EMS5, ou truncar o código utilizado no EMS2 e enviar apenas a quantidade de caracteres parametrizados.

    O código do título é truncado sempre. O sistema utiliza as 10 primeiras posições do código do EMS2 e envia ao EMS5.

    Em virtude disso, antes de tentar implantar o documento é preciso verificar se o mesmo existe no EMS5. No caso de já existir a parcela será incrementada.

    No decorrer de todo o processo há uma barra de acompanhamento que exibe o título que está sendo transferido. Nessa barra está disponível um botão que permite parar o processo.

    O controle de transação é feito por título. Ou seja, todos os movimentos do título devem ser transferidos com sucesso para que o registro seja efetivado. Qualquer erro apontado, independente do movimento, impede a transferência do documento.

    Os arquivos gerados pelo processo de execução são:


    • arquivo de log de execução, que lista todos os títulos lidos, suas movimentações e erros ocorridos, caso ocorram;


    • arquivo de log de erros que lista apenas os erros do processo, cujas as informações são separadas por ponto e virgula, permitindo que a mesma seja importada por uma planilha eletrônica;


    • arquivo de títulos transferidos com sucesso para o EMS5.

    A nomenclatura desses arquivos se dá da seguinte forma:


    • se a execução for on-line, é feita a concatenação do nome externo do programa de migração (utb818aa) com a data e hora da execução. As extensões que distinguem os arquivos são: “.log” para o log de execução, “.err” para o log de erros, e “.tmp” para a lista de títulos migrados. Esses arquivos são gerados no diretório temporário da sessão.


    • se a execução for batch, é feita a concatenação da string “mg_” com o número do pedido de execução. As extensões serão atribuídas da mesma forma do on-line. Nesse caso os arquivos serão gerados no diretório de spool do servidor de execução.

    Esta rotina não faz transferência de cadastro. Por isso é pré-requisito para a execução do processo o preenchimento dos cadastros básicos no EMS5, atentando para as particularidades dos impostos, que são descritas logo abaixo.

    Regras Contas a Pagar

    Transferir todos os títulos com saldo que sejam de espécie do tipo Normal, Antecipação e Imposto Retido e que se enquadrem na seleção de Empresa, Estabelecimento e Data de Corte.

    Títulos normais que estejam sem saldo mas que tenham sofrido retenção de imposto e este ainda esteja em aberto também serão migrados.

    Os títulos implantados de forma tradicional ou por substituição de notas por duplicatas, incluindo suas retenções, serão re-implantados no EMS5 por intermédio da API de implantação de Documentos Normais e pela API de implantação de Antecipações.

    Os movimentos de baixa de títulos normais, inclusive suas retenções, e os movimentos de baixa de imposto serão transferidos por intermédio da API de pagamento, gerando lote, cheque ou borderô. A numeração dos talonários e cheques envolvidos será mantida. Títulos baixados pela rotina escritural serão liquidados por borderô. Todos os borderôs serão criados com o código de Forma de Pagamento solicitado na parametrização do processo.

    Os movimentos de acertos de valor, baixa por substituição, abatimento de duplicata contra antecipação e abatimento de PEF contra antecipação serão transferidos através da API de alteração de títulos. Com exceção dos movimentos de AVA, esses acertos utilizarão uma conta contábil transitória para sua apropriação informada na parametrização do processo.

    Durante o processo de migração, para evitar recalculo e consequentemente diferenças na base de cálculo dos impostos, será preciso parametrizar o EMS5 da seguinte forma:


    1. Os impostos de PIS, COFINS e CSLL devem ser parametrizados com base inicial para retenção IGUAL a ZERO. Com isso o sistema não vai acumular valores e manterá os dados enviados para a API de implantação e liquidação.


    2. Os fornecedores que retém impostos de PIS, COFINS e CSLL no pagamento devem ser parametrizados para reter na implantação. Isso não quer dizer que o fato gerador desses tributos será a implantação quando forem migrados. Esse procedimento é necessário para que a API do produto padrão assuma os dados enviados do EMS2.


    3. Os impostos de IR devem ser parametrizados para retenção DIRETA, sem a utilização de tabela progressiva. Dessa forma também é possível manter os dados enviados pelo EMS2 para as API’s.


    4. O acumulado desses impostos será transferido para o EMS5 no final de cada execução.

    No EMS2 é possível parametrizar uma espécie do tipo Normal como sendo de retenção. Com isso ele permite implantar títulos normais, mas que representam impostos, diretamente pela rotina de implantação. Isso não é possível no EMS5.

    Para contornar essa situação, é preciso solicitar na parametrização do processo de migração uma espécie do tipo normal que será utilizada somente nesta situação, isto é, todo título de espécie normal mas que seja de retenção será transferido como sendo título normal, utilizando a espécie informada em tela.

    Regras Contas a Receber

    Transferir todos os títulos com saldo que sejam de espécie Normal e Antecipação e que se enquadrem na seleção de Empresa, Estabelecimento e Data de Corte.

    Os títulos implantados de forma tradicional ou por substituição de notas por duplicatas serão re-implantados no EMS5 por intermédio da API padrão.

    Movimentos de baixa e devolução serão transferidos por intermédio da API de liquidação.

    Movimentos de acerto de valor, baixa por substituição, abatimento de duplicata contra antecipação e baixa de antecipações serão transferidos por intermédio de acerto de valor a menor, utilizando a API de alteração de títulos.

    Movimentos de baixa em títulos implantados com modalidade vendor mas que foram liquidados em uma modalidade que não é vendor, também são transferidos por intermédio de acerto de valor a menor, utilizando a API de alteração de títulos.

    O acumulado dos impostos de PIS, COFINS e CSLL é transferido no final de cada execução.





    Exibir Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página