1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Estudos Academicos

Discussão em 'Outros/Diversos' iniciado por acsj, Setembro 2, 2014.

  1. acsj

    acsj Membro Participativo

    Olá,

    Estou em busca de artigos acadêmicos para estudo nas área de treinamento do ERP Datasul ou qualquer coisa parecida, estou com dificuldade de achar algum tema para conclusão do Curso Ciência da Computação. Estou buscando algo nesse sentido porque na atual empresa que estou temos o Datasul e um dos problema que ocorre é referente aos erros operacionais, normalmente quando acontece um erro no sistema datasul vem uma mensagem pré-formatada. A ideia é que dependendo do erro ter já a solução armazenada na base de dados.

    Aguardo ajuda.
  2. Francisco Santos

    Francisco Santos Sem Pontuação

    Olá boa noite

    o que esta pretendendo é que sejam apresentadas possiveis soluçoes para erros operacionais no ERP ?

    Pois sendo erro operacional, no caso de divergência de informaçao ou falta de parametro,
    o sistema ja tem algumas soluçoes padores do tipo "verifique as permissoes do usuario"
    ou "N " outras mensagens

    voce pode ver alguns exemplos no arquivo "msg.d" que se encontra no diretorio "univdata".
    Última edição: Setembro 2, 2014
  3. acsj

    acsj Membro Participativo

    Isso, por exemplo na empresa ocorre muito erro operacional, erro de parâmetros, erro de programa, usuário que não sabem operar corretamente e surge os erro de negócio, eu costumo abrir chamado para Totvs e quando enviam a solução eu costumo registrar no notepad as solução seja de parâmetro, programa ou mesmo regras de negócio. Quero registrar isso numa base de dados que o usuário possa consultar quando surgir o erro diferente do que ocorre hoje que vem uma mensagem pré-formatada. A Totvs fica muito na teoria, quanto as FAQs (ocorrencias que geram questoes com solucoes), a totvs tem isto na internet e gera com base nas ocorrencias de suporte, assim como muitos softwares de controle de chamados. É fundamental hoje para a gestão da qualidade no atendimento que o tempo de resposta seja otimizado com a ajuda de mecanismos.
  4. Francisco Santos

    Francisco Santos Sem Pontuação

    Eu entendi de 2 formas o que disse:

    1 - Ter uma base de dados para consulta de soluçoes que ja possui e alimentar com novas soluçoes para problemas futuros
    um software de controle de chamados/ocorrencias internas que possuir uma opção de busca por tema ou titulo da ocorrencia ajudaria
    na empresa que trabalho utilizamos o ocomon
    tambem pode ser pensada a possibilidade de um banco de dados com os arquivos importados e uma interface web pra navegaçao do usuario
    assim ele poderia realizar a busca das soluçoes que voce alimentou no banco ou sistema (sem relaçao alguma com o Datasul)

    2 - Aplicar sua ideia ao ERP fazendo com que dependendo da mensagem de erro o sistema busque uma mensagem de soluçao editada/inserida
    nesse caso seria diretamente com a TOTVS, acionando a equipe de desenvolvimento e apresentando a eles a necessidade dessa customizaçao e sua regra de negocio ou contratando uma consultoria credenciada para realizar o desenvolvimentos das chamadas das mensagens
    mas acredito que seja muito trabalhoso e o custo disso seria imenso (nao sei se seria possivel).


    há tambem a alternativa de orientar o usuario do sistema a aprender as rotinas pesquisando,
    pois cada tela do Datasul tem um botao "Ajuda" onde estao as orientaçoes das telas do sistema
    tipo "campo tal deve conter tal informaçao"
    Normalmente em cada setor/nucleo da empresa deve ter um KeyUser do sistema que possua mais conhecimento da regra de negocio da empresa em relaçao à ferramenta.
    A empresa tambem pode solicitar treinamentos da ferramenta via consultoria.

    Agora, quanto às soluçoes de erros,
    seria mais viavel um banco fora do ERP para alimentaçao de informaçoes e consultas pois como sao lançadas atualizaçes do ERP periodicamente, consequentemente podem haver alteraçoes de caminhos/nomes de tabelas, campos e ate mesmo de mensagens.

    Como citei, para ter uma noçao das mensagens veja o arquivo "msg.d" que se encontra no diretorio "univdata", pois ele possui mensagens e soluçoes padroes.
    voce pode criar um sistema de consulta e importar os dados do arquivo para o banco, (lembrando que ele é de extensão .D, para importar seria necessaria uma conversao para txt, csv etc...) caso disponibilize para o usuario, pode gerar a pesquisa pelo numero do erro (primeiro registro da linha de cada mensagem do arquivo .D) e como seria um cadastro externo ao ERP, poderia acrescentar o que ja possui de registros de soluçoes.

    bom, em termos de negocio seria basicamente isso, o restante seriam detalhes de desenvolvimento e orientaçao ao usuario

    Espero ter ajudado ou poder ajudar em algo mais.
  5. acsj

    acsj Membro Participativo

    Fico grato pela ajuda, vou estudar mais sobre o assunto.

Compartilhe esta Página