1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

[RESOLVIDO] Dúvida sobre Duplicatas no Recebimento

Discussão em 'EMS , HCM e Totvs 11' iniciado por af.dums, Julho 15, 2009.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. af.dums

    af.dums Membro Ativo

    Bom dia senhores.

    Sempre tive problemas em compreender conceitos fiscais (acho que é porque nunca trabalhei muito nessa área), se alguém puder me sanar as seguintes dúvidas:

    Como funciona o Processo de Recebimento com relação aos impostos (cálculo do ICMS essas coisas)? e geração de duplicatas? (gostaria de uma explicação bem pra Dummies mesmo), sou leigo nesse assunto. Até se alguém possuir um material interessante e puder me passar (af.dums@gmail.com), fico muito agradecido.

    Aquele abraço.

    Att,
    Anderson
  2. mcarril

    mcarril Membro Participativo

    Olha, o que vou lhe passar é uma visão geral, se alguém tiver maiores detalhes favor ajudar:

    Você na empresa tem dois canais de possibilidades de movimentação de ICMS:

    1) Na entrada da mercadoria no estoque, em que dependendo da UF de emissão da NF o percentual de ICMS de entrada varia. Você estoca o valor da mercadoria retirando o valor do ICMS, este valor serve para cálculo do custo médio do estoque. EX: NF 100,00 - ICMS 18,00 - Valor para cálculo do custo médio do estoque = 82,00 (Se quiser mais detalhes sobre cálculo do CM me avisa...).
    Este valor de 82,00 vai para o estoque e o valor de 18,00 vai para o Livro fiscal de entrada, e para a contabilidade nas suas respecticas contas: Débito do Estoque (82,00) , Débito ICMS (18,00) e Crédito de Fornecedores (100,00).

    2) Na saída da mercadoria, ou seja na nota fiscal de venda, por exemplo a mesma mercadoria vai ser vendida por 120,00, e se a alíquota interna do estado for 18% vamos ter destacado na NF um ICMS de 21,60. Este valor vai para o Livro de Saída de ICMS, e também utilizado para utilização de Lucro obtido na transação.

    a) Lucro obtido é o valor de Venda - ICMS (-pis -cofins) - Custo da Mercadoria - Despesas. (120 - 21,60 - 82,00) Grosseiramente.

    Durante o dia (Ou semana ou mês) podemos emitir uma ou mais notas fiscais para o mesmo cliente.
    Dependendo da forma escolhida para o agrupamento do Faturamento. Em que somamos todas as Notas Fiscais do mesmo cliente e agrupamos em um Fatura, a Fatura é discriminado a data de emissão das notas, o número das mesmas e seus valores. Somamos o valores destas notas e geramos uma Fatura com o valor total delas. Á partir da fatura, geramos uma Duplicata que é um documento mercantil que pode ser trocado no Banco em dinheiro e espécie, atráves de Borderôs de cobrança, que é nada mais nada menos que uma listagem de Faturas. Estes valores vão para o Contas à Receber... Contabilidade para apuração de lucro (D-Clientes, C-Vendas, C-ICMS à Pagar).

    A cada término de mês o Departamento Fiscal faz a Apuração de ICMS e verifica se a empresa tem que pagar ICMS ou se o saldo é positivo, podendo ser utilizado no próximo mês. No caso acima,
    o valor a ser pago de ICMS é de 21,60 - 18,00 = 3,60.

    Cada imposto tem sua metodologia própria, no caso de IPI é um pouco mais complicado e se você tiver tempo converse com o Contador da Empresa para entender melhor.

    A comissão sobre vendas depende da metodologia que a empresa tem sobre isto, algumas fazem o pagamento da comissão sobre a emissão da NF, outras somente quando recebem os valores dos clientes.

    Se quiser que eu me aprofunde em algum tópico é so avisar !!!!

    Abraços
  3. af.dums

    af.dums Membro Ativo

    Opa,

    Cara, muito boa a sua explicação, simples e clara...

    Bom, acho que você está escrevendo tudo isso a mão aqui, então não vou abusar solicitando mais informações, de momento estas já serão de uma enorme valia.

    Muito obrigado.

    Abraço.

    Att,
    Anderson
  4. mcarril

    mcarril Membro Participativo

    Estamos aqui para isto... Pode perguntar à vontade sem medo de ser feliz... rsrsrsrs...

    Abraços
  5. af.dums

    af.dums Membro Ativo

    Então sem medo de ser feliz, hahaha... Tem como fazer um exemplo como este que tu fez para o ICMS para o IPI?

    Obrigado

    Att,
    Anderson
  6. mcarril

    mcarril Membro Participativo

    O problema é que eu nunca trabalhei em empresas produtoras, sempre trabalhei em empresas que comercializam os produtos.

    Grosseiramente sei que o Imposto sobre Produtos Industrializados, tem uma tabela que dependendo de sua finalidade é taxado de forma diferente.

    Quando o produtor vai formular seu preço de venda, o total da Nota Fiscal fica com o Valor de Mercadoria, com o IPI destacado e utilizado para somar o total da Nota Fiscal. A gente não deve "Taxar uma Taxa", então o ICMS é somente sobre o Valor da Mercadoria.

    Exemplo : Mercadoria 100
    IPI 20
    ICMS 18% 18 (Calculado sobre 100)
    Total da NF 120

    A Empresa deve fazer o Livro Fiscal de Registro de IPI, mas não sei sinceramente como ele é apurado.

    No comercio quando a gente recebe uma NF com IPI, ele passa a incorporar o custo do produto, tipo uma NF de entrada igual a de cima, fica com valor 120 - 18 = custo médio.

    Oportunamente vou procurar alguma coisa fácil de se entender na NET e te passo.


    Abraços.
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página