1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Como parametrizar o sistema para utilizar o processo de Entrega Futura?

Discussão em 'TDN - Datasul' iniciado por fdantas, Outubro 14, 2015.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Página editado por Tatiane Regina Santos Machado


    Título


    Como parametrizar o sistema para utilizar o processo de Entrega Futura?


    Produto


    Datasul


    Versão


    EMS2.06B – Datasul 11


    Pergunta


    Como parametrizar o sistema para utilizar o processo de Entrega Futura?


    Resposta


    Os processos de Entrega Futura e Faturamento Antecipado são basicamente os mesmos, sendo que os dois possuem somente a contabilização diferenciada entre esses processos.



    A operação para Entrega Futura representa uma venda efetivamente concluída, porém por conveniência ou necessidade do adquirente a mercadoria ser efetivamente entregue em data posterior.



    O operação para Faturamento Antecipado, por sua vez, trata de venda para a qual o vendedor ainda não dispõe da respectiva mercadoria em função desta ainda vir a ser produzida ou adquirida.



    Esta é a diferença essencial, pois na venda para Entrega Futura a mercadoria fica a disposição do adquirente, enquanto no Faturamento Antecipado isto não ocorre.



    Para utilizar o processo de Faturamento Antecipado, por gentileza consultar a FAQ Como parametrizar o sistema para utilizar o processo Faturamento Antecipado?



    Para a cobrança das mercadorias deverá ser emitida uma nota fiscal com uma natureza de operação de Faturamento com Entrega Futura. Quando da entrega da mercadoria, deverá ser emitida uma nota fiscal de Remessa com Entrega Futura.



    Para efetuar essa transação comercial no sistema é de grande importância conhecer com detalhes os parâmetros necessários e em quais programas os definir.



    Os valores do IPI e ICMS ST destas operações podem ser destacados na nota fiscal de Faturamento ou na nota de Remessa, de acordo com o definido no programa Atualização Parâmetros Faturamento (FT0301), campo ‘IPI/ICMS Ret Op Ent Fut’.

    [​IMG]

    O ICMS da operação, quando tributado, deverá ser destacado na nota fiscal de Remessa. Porém, o destaque e a cobrança do IPI e ICMS ST podem ser efetuados também na nota fiscal de Faturamento quando o campo ‘IPI/ICMS Ret Op Ent Fut Fut’, pasta ‘Atualizações’, estiver parametrizado como ‘Nota de Faturamento’.

    Exemplo de Venda Tributada de ICMS e IPI com Entrega Futura, considerando o parâmetro ‘IPI/ICMS Ret Op Ent Fut’ como NOTA DE FATURAMENTO:




    Natureza de Operação


    Nota Fiscal Faturamento


    Nota Fiscal Remessa


    Natureza de Operação


    5.11-ef1


    5.99-ef2


    Código de Tributação de ICMS


    T


    T


    Código de Tributação de IPI


    T


    T


    Nota de Faturamento


    Informado


    Não Informado


    Nota de Remessa


    Não Informado


    Informado


    Gera Duplicatas


    Sim


    Não




    Nota Fiscal de Faturamento: Será calculada uma nota fiscal com o ICMS incluso no preço, porém, sem destaque do imposto na nota. Serão geradas duplicatas incluindo o valor do IPI e ICMS ST.

    Nota Fiscal de Remessa: Será calculada uma nota fiscal com destaque do ICMS. Não será gerada duplicata.



    Exemplo de Venda Tributada de ICMS e IPI com Entrega Futura, considerando o parâmetro ‘IPI/ICMS Ret Op Ent Fut’ como NOTA DE REMESSA:




    Natureza de Operação


    Nota Fiscal Faturamento


    Nota Fiscal Remessa


    Natureza de Operação


    5.11-ef1


    5.99-ef2


    Código de Tributação de ICMS


    T


    T


    Código de Tributação de IPI


    T


    T


    Nota de Faturamento


    Informado


    Não Informado


    Nota de Remessa


    Não Informado


    Informado


    Gera Duplicatas


    Sim


    Sim




    Nota fiscal de Faturamento: Será calculada uma nota fiscal com o ICMS incluso no preço, porém, sem o destaque do imposto. Neste caso, o valor do IPI não será incluído no valor das duplicatas, embora o seu valor faça parte do valor total da nota fiscal.

    Nota fiscal de Remessa: Será calculada uma nota fiscal com o destaque do ICMS. Será gerada uma duplicata apenas com o valor do IPI e ICMS ST, com vencimento conforme a condição de pagamento.



    Parâmetros para o cálculo da nota fiscal de FATURAMENTO com Entrega Futura



    Para efetuar transação comercial de Faturamento com Entrega Futura no EMS é necessário definir os seguintes parâmetros:



    1. Programa Natureza de Operação (CD0606), Campo 'Faturamento com Entrega Futura'



    Para o cálculo de notas fiscais de Faturamento, deve ser selecionada a opção ‘Faturamento com Entrega Futura’ na pasta ‘Atualizações’. Para este tipo de operação, devem ser ainda definidos os seguintes parâmetros:

    • Gerar Duplicatas.
    • Gerar Contabilização.
    • Baixar Estoque – pode ou não baixar estoque. Consultar tópico descrito nessa documentação: Controlando Saldo de Terceiros nas movimentações com Entrega Futura.
    • Atualizar Estatística.
    • Gerar Obrigações Fiscais.

      [​IMG]

    Além disso, os códigos de tributação dos impostos devem ser os mesmos para a nota de Faturamento e Remessa.



    Parâmetros para o cálculo da nota fiscal de REMESSA com Entrega Futura



    Para efetuar transação comercial de Remessa com Entrega Futura é necessário definir os seguintes parâmetros:

    1. Programa Manutenção de Unidades da Federação (CD0904), informar no campo 'Moeda Correção Base ICMS', que é utilizado para corrigir a base de cálculo do ICMS das notas fiscais de Remessa com Entrega Futura, quando necessário.

    2. Programa Natureza de Operação (CD0606), deve ser selecionada a opção ‘Remessa de Entrega Futura’, na pasta ‘Atualizações’. Para este tipo de operação, devem ser ainda definidos os seguintes parâmetros:
    • Gerar Duplicatas – este campo só deve ser selecionado se o IPI e o ICMS ST forem destacados na nota fiscal de Remessa conforme parâmetro definido no programa FT0301.
    • Gerar Contabilização – só deve gerar contabilização se houver destaque do IPI e ICMS ST na nota de Remessa.
    • Baixar Estoque.
    • Gerar Obrigações Fiscais.

    [​IMG]

    Lembrando que os códigos de tributação dos impostos devem ser os mesmos para a nota de Faturamento e Remessa.



    Nota: Para o processo de Entrega Futura orientamos que os parâmetros quanto a tributação, alíquota e demais campos que influenciem nos cálculos dos impostos sejam parametrizados iguais em ambas as naturezas.

    Se por exemplo, no programa Atualização Parâmetros Faturamento (FT0301) o campo ‘IPI/ICMS Ret Op Ent Fut’ estiver parametrizado 'nota de remessa', na nota fiscal de faturamento o sistema realizará todo o cálculo para os impostos e apresentará o valor no campo 'outras despesas' e somará ao total da nota fiscal. Na nota fiscal de remessa esses impostos serão apresentados nos campos próprios. Informamos que para a nota fiscal onde não haverá o destaque do imposto - nota fiscal de faturamento (seguindo o exemplo citado) - o sistema automaticamente gerará a tributação para os referidos impostos como 'isento'.



    Controlando Saldo de Terceiros nas movimentações com Entrega Futura



    Essa é uma funcionalidade opcional que pode ou não ser utilizada, dependendo da necessidade da empresa.



    Quando utilizada, na atualização da nota fiscal de Faturamento a natureza complementar relacionada será utilizada para a geração do saldo em poder de terceiros. O material passará a ser de propriedade do cliente e continua no estoque como saldo de terceiros em poder da empresa até que seja calculada a nota de Remessa.



    Para que esse controle seja utilizado, a natureza de operação de Faturamento com Entrega Futura (no programa CD0606) deve ser parametrizada conforme apresentado no tópico anterior, e com as seguintes opções:



    • Parâmetro ‘Baixa Estoque’ - deve ser marcado o referido parâmetro para que no momento da atualização do programa Atualização Notas Fiscais Estoque (FT2100), seja gerado o saldo de terceiros em poder da empresa.
    • Pasta ‘Adicionais’, Campo ‘Natureza Complementar’ - deve ser informada uma natureza do tipo Entrada, que possua o parâmetro ‘Operações com Terceiros’ marcado e o Tipo de Operação seja Remessa Beneficiamento.



    No momento da atualização da nota fiscal de Remessa com Entrega Futura no programa Atualização Nota Fiscal Estoque (FT2100), será realizada a baixa do saldo de terceiros em poder da empresa, o qual foi gerado pela nota de Faturamento.



    Ao consultar os movimentos de terceiros gerados no programa Consulta Saldo Terceiros Detalhado (RE0705) deve-se informar a natureza complementar da nota de Faturamento com Entrega Futura e não a natureza da nota fiscal.



    Ex: Natureza da Nota - 6.11a

    Natureza do item it1 - 6.11a

    Natureza do item it2 - 6.11b



    No programa Natureza de Operação (CD0606) a natureza 6.11a possui a natureza complementar 2.11a, portanto os movimentos de terceiros dos itens "it1" e "it2" serão gerados com a natureza 2.11a.



    Utilização das rotinas para o cálculo das notas fiscais referente a operação com Entrega Futura



    • Cálculo de Embarque (FT4001):

    Deverá ser incluído um pedido de venda por intermédio do programa PD4000 onde a natureza de operação caracterize FATURAMENTO com Entrega Futura. A nota de Faturamento obrigatoriamente deverá ser calculada pelo programa Faturamento de Pedidos (FT4002).



    Após a geração da referida nota o pedido continuará tendo seu saldo aberto, ou seja, a situação do pedido ficará igual aberto, aguardando o cálculo da nota de Remessa.



    Altera-se a natureza de operação no pedido de venda (PD4000) para a que caracteriza REMESSA com Entrega Futura no pedido de venda, prepara-se o embarque (EQ0506) e calcula-se o embarque (FT4001).



    • Faturamento de Pedidos (FT4002):



    Deverá ser incluído um pedido de venda por intermédio do programa PD4000 onde a natureza de operação caracterize FATURAMENTO com Entrega Futura. A nota será calculada pelo programa Faturamento de Pedidos (FT4002) e após a geração da nota, o pedido continuará tendo seu saldo aberto, ou seja, a situação do pedido ficará igual aberto, aguardando o cálculo da nota de Remessa.



    Assim, para efetuar a nota fiscal de Remessa da mercadoria o pedido de venda deve ter sua natureza de operação alterada onde a mesma esteja caracterizada como REMESSA com Entrega Futura. Após a confirmação das notas de Remessa o pedido terá seu saldo atualizado até o seu atendimento total, atualizando a situação do pedido para atendido parcial ou total.



    IMPORTANTE: Como o pedido ficará em aberto até que se efetue a Remessa da mercadoria, deve-se ter o cuidado de não efetuar alterações nos pedidos de venda ou até mesmo cancelamento, pois não haverá validações do sistema em relação as notas fiscais já emitidas.



    Ressaltamos que a alteração da natureza de operação de Faturamento para Remessa deverá ocorrer sempre através do pedido de venda (PD4000), ou seja, não deverá ser alterada diretamente no programa de Faturamento de pedidos (FT4002).



    Nota: Caso houver para o mesmo pedido de venda mais de uma nota de Faturamento com Entrega Futura, ao selecionar o pedido de venda no programa FT4002 para calcular as notas fiscais de Remessa, o sistema não apresentará inicialmente uma mensagem de alerta informando que existem mais de uma nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura. O usuário deverá informar manualmente qual a nota de Faturamento que irá utilizar na operação, no programa FT4003b, pasta ‘gerais’, campos ‘Série e Nr NF de Ent Futura’. Se for informado uma nota de faturamento que não condiz com a sequência selecionada para o cálculo da nota fiscal de remessa, será apresentada uma mensagem de erro impedindo a continuidade do cálculo da nota fiscal.



    • Cálculo de Notas Fiscais (FT4003):



    Ao executar o programa de cálculo de notas fiscais (FT4003) deverá ser selecionada a opção Complementar de Mercadoria e digitar as informações selecionando a natureza de operação definida para FATURAMENTO com Entrega Futura. Após a emissão da referida nota fiscal, deverá ser realizado o processo, porém selecionando a natureza de operação definida para REMESSA com Entrega Futura.



    Ressaltamos que ao utilizar esta rotina, o sistema não realizará a alocação do saldo do item no estoque.



    Observações:

    • Se na operação de Faturamento com Entrega Futura a base de cálculo do ICMS ou do IPI for reduzida, deve-se informar o código de tributação ‘R’ para as duas naturezas de operação: para a nota de Faturamento e Remessa.
    • Se a operação for para Consumidor Final, mesmo que o valor do IPI seja cobrado na nota de Faturamento, na qual não há destaque do ICMS, ao formar a base de cálculo do ICMS da nota fiscal de Remessa será considerado o valor do IPI já destacado e cobrado na nota fiscal anterior (Faturamento).
    • A correção da base de cálculo do ICMS na nota fiscal de Remessa com Entrega Futura será efetuada conforme a moeda informada para o estado do estabelecimento emissor da nota, no cadastro de unidades da federação (CD0904).
    • Os programas de impressão de notas fiscais irão apresentar no campo informações complementares, o valor do IPI e ICMS ST quando este não for destacado na nota em questão. Assim, se o IPI for destacado na nota fiscal de Faturamento, o seu valor será impresso na observação da nota de Remessa e vice-versa.

    Automatização do processo com Entrega Futura



    Foi desenvolvida uma função que tem como objetivo permitir a troca da natureza de operação no pedido de venda após a geração da nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura, para a natureza de Remessa, bem como a alocação dos itens que serão entregues futuramente.



    No programa Função Liberação Especial (CD7070) deverá ser informado no campo ‘chave’ a função ‘ent-fut’ (sem as aspas) e ativá-la. No programa Natureza de Operação (CD0606), pasta ‘Atualizações’ será apresentado o campo 'Nat. Remessa Ent Fut' e no programa Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301), pasta ‘Alocação’ será apresentado o campo ‘Aloca Automaticamente Rem Entr. Futura’, que terão como objetivo:

    • Permitir associar uma natureza de operação de Remessa com Entrega Futura à natureza de operação de Faturamento com Entrega Futura no programa Natureza de Operação (CD0606), pasta ‘Atualizações’.
    • Permitir parametrizar no programa Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301), pasta ‘Alocação’ se a alocação será feita automaticamente para as notas de Remessa de Entrega Futura. Este processo de alocação automática somente será gerado quando o tipo de alocação pedido no programa Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301), pasta ‘Atualizações’ estiver definido como ‘Alocação Física Pedido’.
    • Permitir alterar a natureza do pedido de venda (PD4000) para a natureza de Remessa automaticamente, após atualização da nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura no estoque (FT2100);
    • Efetuar a alocação física do pedido de venda automaticamente, caso o parâmetro definido no programa Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301) esteja marcado para alocar automaticamente, de acordo com a quantidade já faturada, para que seja reservada para a Remessa.



    Nota: Tipo de Alocações ‘Lógica’ e ‘Não Aloca’ e quaisquer outras necessidades não expostas no tópico citado acima não serão contempladas.

    Esta funcionalidade visa automatizar o processo existente no sistema para o processo de Entrega Futura, o qual deixa margem a falta de estoque no momento de fazer a nota de Remessa por não reservar os itens que serão enviados aos clientes, assim como permite ao usuário alterar as quantidades do pedido de venda antes de gerar a nota de Remessa sem saber que a nota já foi faturada, pois permanece com a natureza de Faturamento com Entrega Futura.

    O processo de alteração da natureza de operação do pedido de venda para a natureza de Remessa é realizado no momento da atualização da nota de Faturamento com Entrega Futura no estoque (FT2100), ou seja, após atualizada a nota no estoque, via função será executado um processo para alterar a natureza do pedido e dos itens no pedido de venda, caso a natureza de Remessa informada no cadastro da natureza de Faturamento de Entrega Futura (programa CD0606) esteja diferente de branco, e consequentemente, se o parâmetro ‘Informa se aloca automaticamente REM.Entr.Futura’ (programa PD0301) estiver marcado, também deverá reservar a quantidade faturada no estoque para que exista saldo ao gerar a nota de Remessa com Entrega Futura.

    Caso o referido parâmetro no programa PD0301 não esteja marcado, será apresentada uma mensagem na atualização da nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura no estoque (FT2100), informando que não foi feita alocação para o Pedido para a nota de Remessa com Entrega Futura.



    Processo de Contabilização das notas fiscais com Entrega Futura (Consulta Notas Fiscais - programa FT0904, pasta contab fat)



    A nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura tem como característica contabilizar receita e impostos de valor agregado, ou seja, IPI e ICMS ST. O ICMS próprio será contabilizado apenas na nota fiscal de Remessa onde ocorrerá a circulação da mercadoria.



    Nota Fiscal de Faturamento com destaque de IPI e ICMS ST



    DB – Transitória (Campo ‘Trans Receita Vendas’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)

    CR - Receita (Campo ‘Receita’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)



    DB – Despesa de IPI (Campo ‘Despesa IPI’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)

    CR – IPI a recolher (Campo ‘IPI recolher’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)



    DB – Despesa de ICMS ST (Campo ‘Despesa ICMSUB’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)

    CR – ICMS ST a recolher (Campo ‘ICMSUB recolher’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)



    Nota: Quando a nota fiscal de Faturamento não destacar IPI e ICMS ST haverá somente a contabilização da receita.



    Nota Fiscal de Remessa com destaque de IPI e ICMS ST



    Este tipo de nota fiscal contabiliza apenas o ICMS próprio da operação em virtude da circulação da mercadoria. A receita já foi contabilizada na nota fiscal de Faturamento e o IPI e o ICMS ST podem ser contabilizados em uma das duas notas conforme parametrização definida no programa Atualização Parâmetros Faturamento (FT0301). Caso opte por destacar e contabilizar o IPI e o ICMS ST na nota fiscal de Remessa, será preciso que a natureza de operação utilizada esteja parametrizada para gerar duplicata.



    Obs.: para contabilizar a nota fiscal de Remessa com Entrega Futura é preciso que a nota fiscal de Faturamento com Entrega Futura esteja devidamente contabilizada, ou seja, a tabela sumar-ft da nota de Faturamento deverá estar gerada.



    DB – Despesa de ICMS próprio (Campo ‘Despesa ICMS’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)

    CR – ICMS a recolher próprio (Campo ‘ICMS a recolher’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)



    DB – Despesa de IPI (Campo ‘Despesa IPI’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)

    CR – IPI a recolher (Campo ‘IPI recolher’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)



    DB – Despesa de ICMS ST (Campo ‘Despesa ICMSUB’ do programa Manutenção Contas Faturamento - CD0309)

    CR – ICMS ST a recolher (Campo ‘ICMSUB recolher’ do programa Manutenção Estabelecimentos - CD0403)



    Caso o IPI e o ICMS ST tenham sido destacados na nota fiscal de Faturamento não haverá novo destaque na nota de Remessa e consequentemente não haverá necessidade de que a natureza de operação gere duplicata.



    Devido a impossibilidades técnicas, a contabilização ‘completa’ da nota fiscal de Remessa, só poderá ser observada no demonstrativo contábil, quando a data de emissão da nota fiscal de Faturamento for diferente da data de emissão da nota fiscal de Remessa.



    Assim, não será possível ver a contabilização completa da nota fiscal de Remessa:



    a. Por intermédio do programa Consulta Notas Fiscais (FT0904), pasta ‘Contab Fat’ (Grade contábil).

    b. Por intermédio do programa Relação Notas Fiscais (FT0507) (Grade contábil).

    c. Por meio do programa Demonstrativo Contábil (FT0708) quando as duas notas forem emitidas na mesma data.



    Processo de Contabilização dos itens da nota fiscal de Remessa com Entrega Futura (Consulta Notas Fiscais - programa FT0904, pasta contab est)



    Entrega Futura baixando estoque somente na nota fiscal de Remessa



    Para esta situação, somente a natureza de operação de Remessa com Entrega Futura estará parametrizada no programa CD0606 para baixar estoque. Informamos que somente será possível a visualização da grade contábil após a atualização da nota fiscal no estoque (programa FT2100).



    Quando o tipo de controle do item estiver definido como controle total:



    CR - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)

    DB - Conta de CPV (Campo ‘Custo Prod Vendidos’ no programa Manutenção Contas Faturamento – CD0309)



    Quando o tipo de controle do item estiver definido como débito direto ou físico:



    CR - Conta de aplicação (Campo ‘Conta Aplicação’ no programa Manutenção Itens Materiais – CD0138 ou Campo ‘Conta de Custo Contábil’ no programa Atualização Parâmetros Faturamento – FT0301)

    DB - Conta de CPV (Campo ‘Custo Prod Vendidos’ no programa Manutenção Contas Faturamento – CD0309)



    CR - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)

    DB - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)



    Entrega Futura baixando estoque na nota fiscal de Faturamento e Remessa (reconhecer custos).



    Para esta situação, a natureza de operação de Faturamento e Remessa com Entrega Futura estarão parametrizadas no programa CD0606 para baixar estoque. Ressaltamos que somente será possível a visualização da grade contábil após a atualização da nota fiscal no estoque (programa FT2100).



    Contabilização Nota de Faturamento:



    CR - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)

    DB - Conta de CPV (Campo ‘Custo Prod Vendidos’ no programa Manutenção Contas Faturamento – CD0309)



    Entra como Saldo de Terceiros em poder da empresa e retorna para o estoque:



    CR - Conta Transitória de Entrada Beneficiamento (Campo ‘Conta Entrada Beneficiamento’ no programa Manutenção Parâmetros Recebimento – RE0103 ou Campo ‘Conta Entrada Beneficiamento’ no programa Manutenção Estabelecimento Estoque – CD0611)

    DB - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)



    Nota: Se a nota de Faturamento foi parametrizada para não baixar estoque, não haverá a contabilização e conseqüentemente não será gerada a grade contábil referente ao estoque.



    Contabilização Nota de Remessa:



    A nota de Remessa com Entrega Futura faz a baixa do item no estoque e atualiza o saldo de terceiros gerado pela nota de Faturamento.



    CR - Conta de Saldo do Item (Campo ‘Conta Contábil’ no programa Manutenção Contas Contabilização – CE0110)

    DB - Conta Transitória de Saída Beneficiamento (Campo ‘Conta Saída Beneficiamento’ no programa Manutenção Parâmetros Recebimento – RE0103 ou Campo ‘Conta Saída Beneficiamento’ no programa Manutenção Estabelecimento Estoque – CD0611).



    Nota: Se a nota de Faturamento foi parametrizada para não baixar estoque, a contabilização da nota de Remessa com Entrega Futura será como informado no tópico Entrega Futura baixando estoque somente na nota fiscal de Remessa.



    Integração das notas fiscais referente a operação de Entrega Futura com o módulo de Obrigações Fiscais



    Quando atualizadas as notas fiscais no módulo de Obrigações Fiscais, por intermédio do programa Atualização Obrigações Fiscais (FT0604), o valor contábil das notas fiscais de Faturamento com Entrega Futura será apresentado zerado no livro de Registro de Saídas.

    Para esta operação, nas notas fiscais de Faturamento não serão escriturados os valores referentes ao ICMS (base de cálculo, valor do imposto, isentas e outras). Caso a nota de Faturamento possua valores referentes ao IPI e ICMS ST, estes serão escriturados os valores (base de cálculo, valor do imposto, isentas e outras), de acordo com o parâmetro IPI/ICMS Ret Op. Ent Fut do programa FT0301.

    Entretanto, nas notas fiscais de Remessa com Entrega Futura será escriturado o valor contábil, apesar de sempre constar no livro de Registro de Saídas com uma observação de que se trata de Remessa com Entrega Futura. Na Remessa sempre serão escriturados os valores referentes ao ICMS (base de cálculo, valor do imposto, isentas e outras). Caso a nota fiscal de Remessa possua valores referentes ao IPI e ICMS ST, também serão escriturados os valores referentes a estes impostos (base de cálculo, valor do imposto, isentas e outras), de acordo com o parâmetro IPI/ICMS Ret Op. Ent Fut do programa FT0301.

    Quanto à escrituração do valor contábil deverá ser verificado junto a área fiscal para demonstrar de acordo com a legislação da Unidade de Federação do estabelecimento.

    IMPORTANTE: Para o estado do Rio Grande do Sul, conforme descrito no RICMS/RS, a escrituração se dará na Nota Fiscal de Faturamento com Entrega Futura, ficando assim a remessa com valor contábil zerado, diferenciando do processo existente para os demais estados.


    Observações

    Na versão do Datasul 12, os campos 'Escritura na Fatura' e 'Escritura na Remessa', que constam na natureza de operação (CD0606), pasta 'Atualizações', é válido apenas para o módulo de Recebimento, para o atendimento as diferentes de legislações existentes por estado no processo de escrituração de Notas com Entrega Futura ou Faturamento Antecipado.
    Exibir Online · Ver Alterações Online

    Continue reading...

Compartilhe esta Página