1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

[RESOLVIDO] Busca por informacoes em varias tabelas?

Discussão em 'EMS , HCM e Totvs 11' iniciado por flybhz, Setembro 8, 2009.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. flybhz

    flybhz Sem Pontuação

    boa noite a todos..
    Sou novato no Datasul e progress em geral, estou precisando de ajuda para poder rodar alguns comando e fazer consultas no BD.
    O que acontece:
    preciso buscar no sistema algumas informacoes e nao estou tendo sucesso..
    preciso fazer uma consulta que me mostre:
    - numero de Ordem de producao
    - SN(numero de serie)
    - Numero de lote
    - Item

    select nome-abrev, nr-pedcli, it-codigo, nr-ordem
    from ped-item
    where (nr-pedcli = "1111111")

    como nao tenho muito afinidade com o progress dou este select ele me mostra algumas informacoes, porem preciso envolver outras tabelas e campos pois tipo nesta tabele de itens tenho nr-pedcli, it-codigo,nome-abrev so que a ordem de producao nao tenho, o lote nem numero de serie tambem nao.. preciso muito descobrir o numero de SN e Lote e nao estou conseguindo em lugar algum..
    alguem pode me ajudar?
    Obrigado..
  2. marcos.cbj

    marcos.cbj Sem Pontuação

    Tente fazer:

    Código:
    FOR EACH ord-prod NO-LOCK.
    
        DISP ord-prod.nr-ord-produ
             ord-prod.it-codigo
             ord-prod.lote-serie
             ord-prod.nome-abrev
             ord-prod.nr-pedido.
    END.
    
    FOR EACH  ord-prod  NO-LOCK,
        EACH  ped-venda NO-LOCK
        WHERE ped-venda.nome-abrev = ord-prod.nome-abrev
        AND   ped-venda.nr-pedcli  = ord-prod.nr-pedido:
    
        DISP ord-prod.nr-ord-produ
             ord-prod.it-codigo
             ord-prod.lote-serie
             ord-prod.nome-abrev
             ord-prod.nr-pedido.
    END.
    
    
    Nesses dois for eachs tem os dados que você está precisando.
    Lembrando que na tabela ord-prod o lote e série que você está querendo são o mesmo campo.

    Abrs
  3. flybhz

    flybhz Sem Pontuação

    bom dia Marcos,
    nao querendo abusar e agradeco a sua ajuda é de grande ajuda voce nao faz ideia, poderia me explicar o codigo?
    tipo o que leva as informacoes a tela? por favor me explique os for each e o DISP, o disp é que imprime na tela as informacoes?
    como consigo organizar certo na tela pra poder visualizar as informacoes, pois ta saindo tudo junto e nao dá pra localizar a ordem e o cliente.. coisas desta natureza.. desculpe pela ignorancia mas to comecando no progress e preciso tambem entender os comando e como os fazer pra nao voltar com as mesmas duvidas sempre..
    Abusando... voce pode me auxiliar em como aprender a linguagem?
    Muito Obrigado.. mesmo...
    abs...
  4. mcarril

    mcarril Membro Participativo

    Oi Amigo, aconselho a você ir no forum de apostilas e fazer o download da apostila de progress caracter. Nela você aprende como utilizar estes comandos básicos da linguaguem´, e se eu não me angano a apostila é toda em português.

    O Comando "for each" faz uma leitura sequencial na tabela ord-prod, sem nenhuma exigência, por exemplo ele poderia fazer a leitura por empresa, então incluiria a clausula WHERE.
    O comando "no-lock" não aloca a tabela, se por acaso você precise gravar algo nesta tabela você teria de utilizar a opção "exclusive-lock".
    O comando DISP, ou DISPLAY mostra na tela os campos da tabela que você esta selecionando.

    Para fazer programas mais elaborados você tem utilizar FRAMEs (Janelas)... etc...

    Melhor seria você baixar a apostila e começar a fazer testes com os comandos. Lá tem exemplos de telas com botôes na parte de programação orientada a eventos... etc...

    Depois aconselho você a estudar a parte gráfica do progress... é muito mais fácil de criar telas, etc...

    Abraços
  5. flybhz

    flybhz Sem Pontuação

    boa tarde Amigo,
    o nome da apostila é este mesmo? nao estou achando.
    onde fica no forum, procurei na sessao de tutorias e apostilas, poderia me dar mais esta ajuda?
    Obrigado.
  6. Cobra.cne

    Cobra.cne Equipe de Suporte Moderador

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página